O sistema imunológico é a capacidade do corpo de afastar todos os tipos de germes que entrarão no corpo. Se o sistema imunológico estiver bom, o corpo sempre estará saudável. Por outro lado, se o sistema imunológico diminuir, os germes podem entrar facilmente, tornando mais fácil para eles adoecerem. Portanto, para não adoecer facilmente, você deve aumentar a resistência do seu corpo.
Infelizmente, sem perceber, seu estilo de vida pode afetar o quão bem o seu sistema imunológico pode protegê-lo de germes, vírus e doenças crônicas. Portanto, substituir hábitos ruins que são prejudiciais à sua saúde pode ajudar a manter o sistema imunológico em ótimas condições.
Aqui estão algumas coisas que podem danificar seu sistema imunológico:
1. Falta de sono
A quantidade de atividades que você precisa fazer às vezes pode fazer você dormir menos. A falta de sono pode fazer com que o sistema imunológico não o proteja de resfriados, tosses e outras doenças. Como resultado, a falta de sono pode afetar os problemas de saúde mental e física, incluindo o aumento da produção de hormônios do estresse devido à diminuição do sistema imunológico.
2. Mova-se raramente
A conveniência da tecnologia às vezes faz com que você raramente se exercite porque está muito concentrado em usar um smartphone, seja para jogar, tirar fotos ou jogar nas redes sociais. Na verdade, se você não fizer exercícios regularmente, terá maior probabilidade de pegar resfriados, tosses ou outras doenças, porque os exercícios podem aumentar a sensação de felicidade e fazer você dormir profundamente, de modo que podem aumentar o sistema imunológico.
3. Muito sal e açúcar, não comer frutas e vegetais suficientes
A Academia Americana de Nutrição e Dietética frisou que o consumo de alimentos nutritivos é muito importante para a manutenção do seu sistema imunológico. O consumo de alimentos que podem interferir no sistema imunológico são alimentos ricos em gordura saturada, incluindo o consumo de muito sal e açúcar.
Portanto, para manter seu sistema imunológico, você precisa aumentar o consumo de frutas e vegetais ricos em vitaminas C e E, como frutas cítricas, kiwi, maçãs, uvas vermelhas, couve, cebola, espinafre, batata doce e cenoura incluindo cebolas.
4. Estresse
De acordo com o National Cancer Institute, o estresse prolongado pode afetar o sistema imunológico. O estresse pode estimular o cérebro a produzir o hormônio cortisol, que pode interferir na função das células T de combater infecções. Portanto, é importante que você previna ou reduza o estresse fazendo coisas divertidas para relaxar o corpo, como ir à praia, fazer ioga ou apenas praticar um hobby de que goste.
5. Solidão
Ter um relacionamento forte ou uma boa rede de amigos é bom para o sistema imunológico. Na verdade, um estudo descobriu que as pessoas que se sentem conectadas aos amigos têm melhor imunidade do que as que se sentem solitárias.
6. Sem senso de humor
Rir é bom para a saúde, porque rir pode inibir a produção de hormônios do estresse em seu corpo e aumentará os glóbulos brancos para combater infecções.
7. Fumar
Você deve saber que fumar não é bom para a saúde, inclusive para o sistema imunológico. O conteúdo de nicotina nos cigarros pode aumentar a produção do hormônio cortisol e reduzir a formação de anticorpos das células B e as respostas das células T no combate às infecções.
Na verdade, de acordo com um estudo publicado pela PLoS One, os vapores dos cigarros eletrônicos podem danificar os pulmões e tornar os fumantes de vapores mais suscetíveis à infecção porque os radicais livres nos cigarros eletrônicos podem causar inflamação das vias aéreas.