O iogurte é conhecido pelos seus benefícios como fonte de probióticos, nomeadamente bactérias boas que ajudam a melhorar a digestão. No entanto, você sabia que existem muitos outros benefícios do iogurte que é uma pena perder?
Conteúdo nutricional de iogurte
O iogurte é feito pela mistura de leite fervido com bactérias, especialmente do tipo Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus . Esta mistura é então deixada a uma temperatura de 43-46 graus Celsius por várias horas.
O leite contém um tipo de açúcar chamado lactose. As bactérias quebram a lactose e a transformam em ácido lático. Essa substância faz o leite coalhar e dá o gosto azedo característico do iogurte.
O processo de fermentação dos alimentos freqüentemente não altera apenas os nutrientes, mas também enriquece e melhora sua qualidade. Ao contrário do leite, consumir um copo de iogurte de até 100 gramas pode fornecer a seu corpo o seguinte conteúdo nutricional.
- Energia: 52 kcal
- Proteína: 3,3 gramas
- Gordura: 2,5 gramas
- Carboidratos: 4 gramas
- Vitamina A: 22 miligramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,04 miligrama
- Riboflavina (vitamina B2): 0,1 miligrama
- Niacina (vitamina B3): 0,2 miligramas
- Cálcio: 120 miligramas
- Fósforo: 90 miligramas
- Ferro: 0,1 miligrama
- Sódio: 40 miligramas
- Potássio: 299 miligramas
- Zinco: 0,6 miligramas
Benefícios do iogurte para a saúde
O iogurte tem uma ampla gama de benefícios, desde a digestão, ossos e dentes, coração e resistência. Ao consumir este produto fermentado, seu corpo tem a oportunidade de obter os seguintes benefícios.
1. Fonte de proteína para o corpo
A proteína é muito importante no crescimento e reparo celular. A falta de proteínas pode causar perda de massa muscular, dificuldade de raciocínio e cabelos, pele e unhas quebradiços. Felizmente, o iogurte contém a maior parte da proteína de que você precisa.
Cada tipo de iogurte pode conter diferentes quantidades de proteínas. Se você está procurando o maior teor de proteína, experimente iogurte grego . Em 6 onças grego contém 15-20 gramas de proteína, o que equivale aproximadamente a 30% das necessidades diárias.
2. Mantenha ossos e dentes saudáveis
O iogurte contém vários nutrientes que fornecem benefícios para a saúde óssea, como cálcio, fósforo e potássio. Alguns tipos de iogurte também contêm vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio.
Todos esses nutrientes são necessários para manter a densidade óssea e dentária e prevenir a osteoporose. Além disso, comer iogurte não prejudica o esmalte dos dentes. O ácido láctico nele serve, na verdade, para proteger as gengivas de infecções.
5 tipos de alimentos que fortalecem os ossos para pacientes com osteoporose
3. Superando os sintomas de problemas digestivos
Além de movimentos intestinais suaves, os probióticos no iogurte também têm o potencial de superar os sintomas de distúrbios digestivos. Por exemplo, um estudo de 2016 mostrou que as bactérias Bifidobactérias e Lactobacillus Pode reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável.
Vários outros estudos também descobriram que os probióticos podem prevenir a diarreia e a constipação por tomar antibióticos. Você pode obter todos esses benefícios simplesmente consumindo algumas colheres de sopa de iogurte antes da atividade.
4. Reduzindo a pressão arterial
Um estudo mostrou que pessoas que consumiram 2 a 3 porções de iogurte por dia (ou mais) tiveram uma queda na pressão arterial. A queda chegou até a 50% em relação aos que não consumiam iogurte.
Os benefícios do iogurte vêm do teor de potássio, que pode remover o excesso de sódio do corpo. O sódio é um mineral que aumenta a pressão arterial, encontrado em alimentos ricos em sal.
5. Manter a saúde do coração
Apesar do alto teor de gordura, o iogurte pode realmente aumentar o colesterol bom, chamado HDL (HDL). lipoproteína de alta densidade ) De acordo com vários estudos, é por isso que o consumo de iogurte pode reduzir o risco geral de doenças cardíacas.
Sua capacidade de reduzir a pressão arterial também nutre o coração e os vasos sanguíneos. De acordo com especialistas, esse benefício será especialmente maior em pessoas com diagnóstico de hipertensão.
Alimentos para hipertensão arterial para pacientes com hipertensão
6. Ajuda a perder peso
O iogurte é frequentemente referido como um lanche saudável que não engorda. Isso ocorre porque a combinação de probiótico, proteína e conteúdo de cálcio pode aumentar a produção de hormônios anti-fome, a saber, GLP-1 e peptídeo YY.
É por isso que você pode se sentir saciado mais rápido depois de comer iogurte e não será tentado a comer novamente até a próxima refeição. Para melhores resultados, escolha o iogurte grego, que é comprovadamente mais denso em proteínas.
Como o leite, que é a matéria-prima, o iogurte é uma fonte de nutrientes benéficos, especialmente proteínas, vitaminas e minerais. Com o processo de fermentação, também enriquece esses diversos nutrientes para que suas propriedades sejam ainda mais diversas.