5 características do mosquito da febre da dengue que você precisa saber •

A dengue ainda é um dos principais problemas de saúde pública na Indonésia. Principalmente ao entrar no período das chuvas, a doença passa a se espalhar por intermédio dos mosquitos transmissores do vírus da dengue (dengue). A razão é que o mosquito DHF gosta de áreas de água estagnada onde se reproduz. Então, quais são as outras características do mosquito causador da dengue?

As características do mosquito da dengue que você deve conhecer

A febre hemorrágica da dengue ou DHF é uma doença transmitida por picadas de mosquitos. No entanto, nem todo mosquito pode espalhar o vírus da dengue no corpo humano.

Portanto, você precisa reconhecer que forma e comportamento dos mosquitos são os culpados desta doença. Além de ser capaz de distingui-los dos mosquitos comuns, você também pode tomar medidas eficazes de prevenção da dengue.

Aqui estão as características do mosquito da dengue que você pode observar diretamente:

1. Tipos de mosquitos da dengue

A dengue é causada pelo vírus da dengue, que é conhecido por consistir em quatro tipos de vírus da dengue, incluindo DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Só na Indonésia, esse vírus é transmitido por dois tipos de mosquitos fêmeas da dengue, a saber: Aedes aegypti como principal (principal) e portadores de vírus Aedes albopictus como portadores secundários de vírus.

Esse tipo de mosquito da dengue é antropofílico, o que significa que prefere se alimentar de sangue humano. Além disso, o mosquito da dengue também é alimentação múltipla. Em outras palavras, para suprir a necessidade de sangue até que esteja cheio, esses mosquitos geralmente precisam sugar sangue várias vezes.

Natureza alimentação múltipla Isso é o que pode aumentar o risco de transmissão da dengue em áreas residenciais mais densamente povoadas. Isso ocorre porque um mosquito que carrega o vírus em um período de picada será capaz de transmitir o vírus a mais de uma pessoa.

2. Cor e forma do corpo do mosquito

Outra maneira fácil de identificar os mosquitos da dengue é observar sua cor e forma. Se você encontrar um mosquito com características pequenas e pretas com listras brancas (listras) por todo o corpo, pode-se verificar que essas são características do mosquito DHF.

Este mosquito tem a capacidade de voar até 100 metros e até 400 metros, de modo que o alcance de transmissão é bastante distante do local de nidificação.

3. Hora da picada de mosquito

A natureza distinta dos mosquitos da dengue pode ser observada desde o momento da picada. Esses mosquitos picam ativamente de manhã à noite, a maioria ativos duas horas após o nascer do sol e várias horas antes do pôr do sol.

Os mosquitos DHF às vezes picam sem o seu conhecimento, porque geralmente picam por trás do corpo e em direção aos tornozelos e cotovelos.

As picadas do mosquito da dengue costumam ser indolores, então você pode nem perceber quando foi picado.

4. Local de reprodução do mosquito DHF

Mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus incluindo espécies residenciais de mosquitos. Então, esses mosquitos gostam de um lugar ou recipiente para água limpa para colocar seus ovos.

Esses lugares não são apenas dentro de casa, porque abrigos fora de casa também podem ser um terreno fértil para eles e muitas vezes passam despercebidos.

Em geral, os mosquitos da dengue gostam de locais ligeiramente escuros e úmidos. Mosquito Aedes aegypti mais comumente encontrados em reprodução em reservatórios de água artificiais, como banheiras, baldes, vasos de flores, recipientes para beber pássaros, latas usadas e lugares semelhantes.

Enquanto isso, os mosquitos Aedes albopictus mais comumente encontrados em reservatórios naturais de água fora de casa, como axilas de folhas, buracos de árvores e estacas de bambu.

Se você tem o hábito de pendurar roupas atrás da porta, precisa ter cuidado porque essa pilha de roupas também é um lugar favorito para os mosquitos se empoleirarem.

5. Padrão de larvas de mosquito DHF

Além de conhecer as características dos mosquitos da dengue, você também precisa saber quais larvas são larvas do mosquito da dengue.

Quando você verifica uma banheira ou outro abrigo, as larvas do mosquito da dengue geralmente se movem ativamente do fundo para a superfície da água repetidamente.

Bem, se você encontrar, escoe imediatamente sua banheira para evitar a reprodução dos mosquitos da dengue.

Como a DHF é transmitida?

Conforme mencionado anteriormente, a dengue é transmitida pela picada de um mosquito que carrega o vírus da dengue.

Quando um mosquito da dengue suga o sangue de uma pessoa, é muito provável que o vírus tenha sido transmitido à pessoa que foi picada anteriormente. A possibilidade de transmissão será ainda maior se o mosquito sugar o sangue de uma pessoa infectada com o vírus da dengue.

No entanto, se o mosquito da dengue não carregou o vírus da dengue e picou uma pessoa saudável, a transmissão não ocorrerá. A pessoa que foi mordida poderia ter sobrevivido.

Depois de ser picado e o vírus entrar no corpo, geralmente leva cerca de 3 a 14 dias para os primeiros sintomas da dengue aparecerem.

Transmissão de DHF para outros humanos

A DHF é contagiosa entre humanos? A resposta é não. No entanto, uma pessoa infectada com dengue pode infectar um mosquito saudável da dengue e, então, transmiti-lo indiretamente quando o mosquito picar outra pessoa.

A única forma de transmissão da dengue entre humanos é através do parto. De acordo com o site do CDC, mulheres grávidas infectadas com a doença podem transmitir o vírus a seus bebês, tanto durante a gravidez quanto durante o parto.

Previna picadas de mosquito da dengue desta forma

Depois de conhecer as características dos mosquitos da dengue, é hora de você tomar precauções para não ser picado pelos mosquitos da dengue. Bem, aqui estão algumas maneiras que você pode seguir como uma etapa preventiva:

  • Use camisas de mangas compridas, calças compridas, meias e sapatos nos momentos ativos de propagação dos mosquitos da dengue, nomeadamente de manhã e à noite.
  • Use uma loção repelente de mosquitos para evitar picadas de mosquito.
  • Use mosquiteiros na cama ou no berço do bebê para que você e sua família fiquem protegidos das picadas dos mosquitos durante o sono.

Impedir que os mosquitos da dengue se reproduzam

Se você já tentou os vários métodos acima e ainda é frequentemente picado por mosquitos, a única maneira mais eficaz é, obviamente, erradicar os ninhos de mosquitos.

De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, aqui estão as etapas da 3M Plus que você pode seguir para evitar que os mosquitos da dengue se reproduzam ao seu redor:

  • Drene todos os reservatórios de água, como banheiras, tambores, jarros ou torres de água em sua casa. Além de drenar, você também precisa esfregar as paredes do reservatório de água para que os ovos do mosquito possam ser erradicados. Faça a drenagem todos os dias quando chegar a estação das chuvas ou a transição.
  • Se não for possível drenar o reservatório de água, você pode adicionar larvicida em pó ao reservatório de água para erradicar as larvas do mosquito.
  • Feche bem o reservatório de água em sua casa. Além disso, também é aconselhável enterrar os itens usados ​​no solo para evitar um ambiente sujo e o risco de se tornar um criadouro de mosquitos.
  • Recicle resíduos e bens usados. Outra opção além de enterrar seus itens usados ​​é reutilizá-los para outros usos.

Você também pode erradicar os mosquitos da dengue por meio de nebulização ou fumigação. Contudo, nebulização geralmente feito apenas quando os casos de dengue em sua área residencial começam a aumentar.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌