Todos os dias, o corpo está exposto aos radicais livres, tanto do meio ambiente quanto dos alimentos e bebidas que você consome. Felizmente, o corpo possui um mecanismo de defesa especial que neutraliza os efeitos negativos dos radicais livres, a saber, os antioxidantes.
O que são antioxidantes?
Os antioxidantes são compostos que têm a função de combater os efeitos negativos dos radicais livres. No entanto, você já ouviu falar de radicais livres?
Os radicais livres são um subproduto do processo de processamento de alimentos em energia. Além disso, você pode ser exposto aos radicais livres dos alimentos, do ar e até mesmo da reação do seu corpo à luz solar.
Bem, por essa razão o corpo humano precisa de antioxidantes. Existem dois tipos de antioxidantes, a saber: endógeno produzido pelo corpo, e exógeno obtido de fora do corpo, especialmente de alimentos.
Embora possa produzir seus próprios antioxidantes, o corpo tende a depender mais dos antioxidantes que vêm de fora. Esse composto funcionará doando elétrons às moléculas de radicais livres, de modo que neutralizem suas propriedades nocivas.
Como os antioxidantes atuam no corpo?
O modo como os antioxidantes atuam está relacionado ao modo como os radicais livres atuam. Os radicais livres no corpo são moléculas que possuem elétrons livres, onde os elétrons deveriam estar em pares.
Esses elétrons livres tornam os radicais livres tão reativos que podem causar danos às células vizinhas.
Devido à natureza dos elétrons emparelhados, os elétrons livres presentes nessas moléculas de radicais livres podem doar elétrons ou aceitar elétrons de moléculas de células saudáveis do corpo.
Moléculas de células saudáveis do corpo irão se comportar da mesma forma que os radicais livres, dando origem a muitos outros radicais livres.
Os radicais livres reativos então afetam a membrana do núcleo da célula e danificam os componentes contidos em uma célula, fazendo com que a célula se destrua.
Embora possam atacar todos os tipos de células, os radicais livres atacam principalmente as células de gordura, células de ácido nucléico e proteínas.
Mais tarde, os antioxidantes doarão elétrons para elétrons desemparelhados nas moléculas de radicais livres. Dessa forma, os antioxidantes impedirão que os elétrons livres atraiam elétrons das células saudáveis do corpo.
O que é especial sobre o trabalho deles é que, depois de doar elétrons, os antioxidantes não se transformam em radicais livres como se outras células doassem elétrons. De forma que sua natureza é como neutralizar a natureza reativa das moléculas de radicais livres.
Quais são as fontes de ingestão?
Muitos são encontrados em vitaminas, antioxidantes que você pode encontrar facilmente em suas comidas e bebidas diárias.
Alguns exemplos são a vitamina C, a vitamina E e os carotenóides, como a luteína, o beta-caroteno e o licopeno, que são encontrados em muitos vegetais e frutas.
A vitamina E ajuda a proteger as células do corpo contra danos que podem causar câncer, doenças cardíacas e oculares. Normalmente, esta vitamina atua em conjunto com a vitamina C para prevenir várias doenças degenerativas.
A vitamina E pode ser encontrada em óleos de origem vegetal, produtos grãos inteiros, sementes e nozes.
Ajudar a proteger o corpo de infecções, prevenir danos às células e ajudar a produzir colágeno, que é útil para prender os ossos aos músculos, são algumas das funções da vitamina C.
Você pode encontrar vitamina C em frutas cítricas, mangas, mamões, morangos, em vegetais como tomates, brócolis e batatas.
Além de virem de vitaminas, os antioxidantes também podem ser encontrados nos fitonutrientes, um componente que só é encontrado em vegetais e frutas e desempenha um papel na atribuição da cor ou do aroma característico desses vegetais frutíferos.
Os fitonutrientes do grupo dos carotenóides contêm muitos antioxidantes. Por exemplo, beta-caroteno, licopeno e luteína são encontrados em cenouras, tomates e vegetais verde-escuros, como brócolis e couve.
Antioxidante e prevenção de doenças
Como explicado anteriormente, os antioxidantes são capazes de neutralizar os radicais livres. Se não forem controlados, os radicais livres podem causar danos às células saudáveis do corpo.
Suspeita-se que os radicais livres sejam a causa de várias doenças, como câncer, doenças cardíacas, visão reduzida e Alzheimer.
Os antioxidantes como neutralizadores da natureza reativa dos radicais livres podem prevenir essas doenças, mas o efeito será maior se consumidos na sua forma natural, não na forma de suplementos.
Vários estudos têm mostrado que o consumo de suplementos tem pouco efeito na prevenção de doenças causadas pelos radicais livres.
Um estudo publicado por JAMA Internal Medicine relataram que os suplementos de vitamina E e outros antioxidantes não mostraram resultados eficazes na prevenção de doenças cardíacas ou câncer.
Outro estudo mostrou que os suplementos de beta-caroteno podem aumentar o risco de câncer de pulmão em fumantes.
Embora esses estudos tenham limitações, pesquisas relacionadas aos benefícios do consumo de frutas e vegetais ricos em antioxidantes, na verdade, dão resultados positivos no combate aos efeitos negativos dos radicais livres.
Portanto, tente obtê-lo com ingredientes naturais e ter um estilo de vida mais saudável se quiser evitar várias doenças.