Sinais e características da diarreia em bebês que os pais devem estar cientes

A diarreia é um dos distúrbios digestivos mais comuns. Mesmo assim, a diarreia em bebês deve ser reconhecida e tratada rapidamente. Problemas com movimentos intestinais podem ser perigosos porque os bebês são muito suscetíveis à desidratação e isso pode ser fatal para eles. Assim, os pais precisam conhecer os diversos sinais e características dos bebês com diarreia para que possam receber tratamento rapidamente.

Características dos bebês durante a diarreia que são comumente mostradas

Cada bebê pode apresentar várias características quando exposto à diarreia ou a fezes moles.

Citado em Kids Health, as características iniciais que geralmente ocorrem são desde dores a cólicas estomacais até evacuações lacrimejantes.

Isso acontece porque a causa da diarreia em bebês é um vírus, bactéria, parasita ou intoxicação alimentar.

Saber os sinais o ajudará a lidar com essa indigestão de forma mais adequada.

A seguir estão os sinais e características de um bebê quando pode ocorrer diarreia:

1. Faça xixi mais água do que o normal

Um dos sinais mais característicos de diarreia em bebês são os movimentos intestinais, que são mais frequentes do que o normal.

De acordo com o Hospital Infantil de Seattle, a frequência normal de evacuações para bebês que consomem leite materno é de 6 vezes ao dia.

Enquanto isso, os bebês alimentados com fórmula defecar até 8 vezes por dia na primeira semana.

Os recém-nascidos tendem a urinar com frequência. No entanto, se a frequência ultrapassar os limites normais mencionados acima, isso mostra as características ou sinais do bebê com diarreia.

E quanto ao padrão de evacuações de bebês mais velhos? Entrando na idade de 2 meses, a frequência das evacuações geralmente diminui.

Bebês com 2 meses ou mais que são amamentados normalmente urinarão 3 vezes ao dia. Bebês alimentados com fórmula normalmente urinarão 1 a 2 vezes ao dia.

Novamente, se você observar que os hábitos intestinais de seu bebê se tornam mais frequentes do que o normal, é mais provável que ele esteja tendo diarreia.

2. Fezes aquosas e malcheirosas

Além de evacuações mais frequentes, outra característica dos bebês com diarreia que os pais precisam prestar atenção é a aparência das fezes do bebê (filhote).

As fezes de uma criança saudável amamentada são macias e de cor amarela. Enquanto isso, as fezes dos bebês que bebem leite em pó são mais densas e de cor marrom.

Se você notar que o formato e a cor das fezes do seu bebê mudam drasticamente, isso pode ser um sinal de que ele está com diarreia.

As fezes de um bebê com diarreia geralmente são mais líquidas, com um odor fétido que é mais pungente. Às vezes, a diarreia também pode fazer o bebê evacuar fezes viscosas.

3. Febre

Como explicado um pouco acima, a causa da diarreia em bebês geralmente é devida a infecções bacterianas, virais e parasitárias.

Essa infecção ocorre porque os bebês tendem a ter o hábito de colocar as mãos sujas ou brinquedos na boca.

Depois que suas mãos entram na boca, os germes podem infectar o trato digestivo.

Bem, a febre é um dos sinais mostrados pelo bebê de que o sistema imunológico do corpo está lutando contra infecções que causam diarreia.

Nem todas as febres em crianças devem ser reduzidas. No entanto, um aumento na temperatura corporal superior a 38,9–40 ℃ pode aumentar o risco de uma criança ficar desidratada.

4. O estômago do bebê está fazendo ruídos altos

Uma das características de um bebê quando está com diarreia, que você pode reconhecer rapidamente, é o som de seu estômago. Em condições normais, um bebê saudável às vezes emite um som estrondoso de seu estômago.

O ronco do estômago de um bebê é uma reação normal que vem das contrações do intestino durante a digestão dos alimentos.

No entanto, os sons do estômago que parecem irregulares e mais altos ou mais altos do que o normal podem ser um sinal de que seu bebê está com diarreia. Essa condição ocorre devido aos intestinos de um bebê infectado.

Outro problema digestivo que pode ser experimentado por bebês é um estômago duro devido ao inchaço, a náuseas e vômitos.

Você também pode descobrir que seu filho está sem apetite quando está com diarreia.

5. Agitado

Seu bebê não consegue se comunicar claramente com você. Ele só consegue chorar quando se sente desconfortável. Da mesma forma, quando seu filho tem diarreia.

No entanto, ouça com atenção como se parece o padrão de choro. O som de um bebê chorando porque está com fome ou com sono será muito diferente de um bebê chorando por causa da dor.

O bebê pode sentir dor se chorar alto de repente. Por outro lado, um bebê doente também pode chorar baixinho com a voz fraca devido à falta de energia.

Em geral, se ele parecer fraco e muito agitado ou agitado do que o normal, isso pode ser um sinal ou sinal de que o bebê está tendo diarreia.

Portanto, aqui estão cinco sinais comuns que os bebês apresentam quando têm diarreia. No entanto, nem todos os bebês com diarreia apresentam os mesmos sinais.

Também pode haver outros sinais que não foram mencionados acima de acordo com as condições de saúde.

Além disso, também existem sinais ou sintomas de diarreia que podem ser semelhantes a outros problemas de saúde. Se não tiver certeza, você deve levá-lo imediatamente ao médico para exames adicionais.

Sinais de um bebê desidratado durante a diarreia

Além dos vários sinais de diarreia que o bebé apresenta, os pais devem prestar os primeiros socorros rapidamente quando a criança tem diarreia para que o seu estado não piore.

A diarreia não tratada pode causar desidratação.

Não subestime a desidratação em crianças e bebês, pois essa condição pode ser fatal para eles.

Esteja ciente dos seguintes sinais de desidratação em bebês com diarreia:

1. A urina diminui e muda

Quando um bebê com diarreia atinge a desidratação, o primeiro sinal de perigo que você pode ver é o aparecimento de urina.

A desidratação fará com que a urina que sai apenas um pouco se torne amarela escura ou mais escura.

Essa mudança na cor da urina ocorre devido à alternância de evacuações e febre devido à diarreia, o que faz com que o bebê tenha tendência a perder muitos fluidos corporais.

2. Lábios secos e olhos fundos

A desidratação faz com que os fluidos corporais sejam reduzidos de forma que as características da pele do bebê durante a diarreia fiquem provavelmente mais secas.

Você pode determinar a condição da pele beliscando suavemente a largura da pele do estômago da criança e segurando-a por 30 segundos.

A pele de um bebê saudável deve ficar flexível e se recuperar após ser beliscada em menos de 1 segundo.

Se a nova pele retornar à sua condição normal em 5 a 10 segundos ou até mais de 10 segundos, isso significa que o bebê está gravemente desidratado.

Você também pode verificar tocando no topo da cabeça do bebê. Se após ser tocada a superfície da pele afundar e voltar por muito tempo, é sinal de que a pele do bebê está ruim por causa da desidratação.

Além de deixar a pele do bebê seca, a desidratação também faz com que os lábios pareçam secos e rachados.

A desidratação moderada a grave também pode fazer com que os olhos do bebê pareçam caídos e fundos.javali).

3. O bebê parece fraco

As características ou sinais do bebê durante a diarreia não atingiram o estágio de desidratação se ele ainda parecer ativo e alegre, embora continue indo e voltando.

Seu filho também não está desidratado se ainda pedir para beber branco como de costume e seus olhos não estiverem fundos (javali).

Mas quando o bebê fica mais passivo e continua a chorar, isso pode indicar que ele está com diarreia.

Características e sinais de diarreia em bebês que devem ser verificados imediatamente por um médico

A diarreia em crianças deve ser tratada de forma adequada para que a condição não piore.

Além disso, o sistema imunológico dos bebês não é tão maduro quanto o dos adultos, então eles são mais suscetíveis a adoecer com sintomas mais graves.

Além de fornecer medicamentos de primeiros socorros e diarreia para bebês, leve-os imediatamente ao médico se apresentarem as seguintes características de bebê com diarreia:

  • Diarreia que dura mais de três dias ou evacua com frequência
  • Vômito repetidamente, mas não quer ou não consegue beber outros líquidos além do leite materno
  • Fezes que saem misturadas com sangue

Apesar de apresentarem as características do bebê quando ele tem diarreia, espera-se que os pais não parem de amamentar ou do leite artificial, pois são alimentos que ele consegue digerir.

Enquanto em bebês mais maduros ou com mais de 6 meses, há outras coisas que você pode fazer.

A diarreia pode ser aliviada dando mais água intercalada com solução SRO para prevenir a desidratação e outras complicações da diarreia.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌