5 maneiras de diminuir os níveis altos de SGOT e SGPT •

O exame SGOT e SGPT visa determinar o quão bem o fígado e outros órgãos funcionam. Um resultado alto pode indicar um distúrbio da função hepática que precisa de investigações adicionais. Existe uma maneira de diminuir o SGOT e SGPT?

Como reduzir a grande quantidade de SGOT e SGPT

Transaminase glutâmica oxaloacética sérica (SGOT) e transaminase glutâmica pirúvica sérica (SGPT) é uma enzima que ajuda o fígado a digerir proteínas e gorduras. Além do fígado, eles também podem ser encontrados em vários outros órgãos.

Quando o fígado e esses órgãos apresentam problemas, o SGOT e o SGPT entram na corrente sanguínea de modo que seus níveis aumentam. Um aumento na quantidade desta enzima é detectado quando você faz testes de função hepática.

A quantidade de SGOT e SGPT muito alta pode causar sintomas como náuseas, vômitos, fadiga e icterícia (icterícia). Os médicos geralmente reduzem a quantidade de altos SGOT e SGPT dando medicamentos.

Durante o tratamento, você também pode fazer algumas mudanças no estilo de vida para diminuir a quantidade dessas duas enzimas. Abaixo está um exemplo.

1. Evite comer alimentos gordurosos

Quando você come alimentos gordurosos, o fígado produz SGOT e SGPT para ajudar o corpo a digeri-los em ácidos graxos. No entanto, se a ingestão de gordura for muito grande, o fígado precisa trabalhar mais para quebrar esses nutrientes.

Com o tempo, sua função hepática pode diminuir devido ao trabalho excessivo. Embora o consumo de alimentos gordurosos não seja o principal motivo de comprometimento da função hepática, ele também contribui para o aumento de SGOT e SGPT.

É por isso que os médicos costumam aconselhar os pacientes com doenças do fígado a evitar alimentos gordurosos durante o tratamento. Este método não apenas ajuda a reduzir a quantidade de SGOT e SGPT, mas também mantém a saúde geral do fígado.

2. Evite bebidas alcoólicas

O consumo de álcool é uma das principais causas de danos ao fígado, o que aumenta os níveis de SGOT e SGPT. Se você tem o hábito de beber álcool, a partir de agora deve limitar ou evitar o hábito.

O fígado é responsável por neutralizar e filtrar as toxinas do sangue. Um desses venenos não é outro senão as bebidas alcoólicas. Depois que o álcool entra no corpo, o fígado imediatamente o transforma em acetaldeído, que pode ser removido rapidamente do corpo.

No entanto, o acetaldeído é mais tóxico do que o próprio álcool. Quanto mais álcool você consome, mais frequentemente seu fígado é exposto ao acetaldeído. Com o tempo, isso pode causar danos ao fígado.

3. Limitar alimentos ricos em açúcar

Além de evitar alimentos gordurosos, você também pode reduzir SGOT e SGPT, limitando os alimentos açucarados. A razão é que a ingestão excessiva de açúcar (especialmente de açúcar refinado e xarope de milho) pode causar um acúmulo de gordura no fígado.

Um estudo no jornal natureza até revelou que a frutose em adoçantes artificiais pode ser tão tóxica para o fígado quanto o álcool. Ao contrário da frutose nas frutas, a frutose artificial geralmente tem uma alta concentração.

O excesso de frutose que sobrecarrega o fígado e o fígado gorduroso ao longo do tempo podem interferir na função desse órgão. Como resultado, o fígado tem função diminuída, caracterizada por grandes quantidades de SGOT e SGPT.

4. Limitar o consumo de drogas

O consumo de medicamentos conforme recomendado é de fato útil para superar várias doenças. No entanto, algumas pessoas podem tomar doses altas ou de longo prazo de medicamentos sem receita que podem prejudicar a função hepática.

Assim como o álcool, o fígado também converte vários produtos químicos das drogas em outras substâncias que são mais fáceis de remover do corpo. No entanto, se você tomar a medicação de maneira descuidada ou excessiva, isso pode prejudicar a função hepática.

Alguns tipos de medicamentos podem até danificar o fígado e causar um aumento na quantidade de enzimas hepáticas. A melhor maneira de reduzir a quantidade de SGOT e SGPT causada por drogas é limitar o consumo de drogas de que você não precisa.

5. Pratique exercícios regularmente

Além de adotar uma alimentação saudável, outro fator não menos importante é a prática regular de exercícios. O exercício pode ajudar a queimar gordura, perder o excesso de peso e manter um peso corporal ideal.

Comece com exercícios leves, como caminhar ou corrida em torno de sua área. Faça isso de forma consistente por 30 minutos, pelo menos cinco dias por semana para obter melhores resultados.

Pessoas com doença hepática podem precisar começar devagar porque se cansam mais facilmente. Não precisa se preocupar, comece com atividades leves que deixem seu corpo confortável.

O alto número de SGOT e SGPT indica função hepática prejudicada. Esta condição requer tratamento. Mesmo assim, você também pode desempenhar um papel ativo na redução de SGOT e SGPT das várias maneiras acima.

O tratamento e as dicas que você faz devem andar de mãos dadas. No entanto, não hesite em consultar um médico se a sua condição diminuir ou se tiver algumas queixas.