Os indonésios certamente não são estranhos às anchovas. Para a maioria das pessoas, comer arroz quente com peixe já se tornou um prazer. Apesar do tamanho reduzido, a anchova é rica em nutrientes e certamente traz benefícios para a saúde do corpo. Curioso para saber quais são os benefícios e a nutrição? Venha, veja a seguinte análise!
Conteúdo nutricional da anchova
Anchova tem um nome latino Engraulis spp que têm uma forma de corpo mais longa e geralmente não são tão grandes quanto os outros peixes. Normalmente, as pessoas processam anchovas em molho de anchovas, capcai de vegetais e anchovas e bakwan de anchovas.
Além do sabor delicioso, a anchova é uma das iguarias preferidas por ser rica em benefícios para a saúde. Em 100 gramas de anchova crua, existem vários nutrientes, tais como:
- Proteína: 10,3 gramas.
- Gordura: 1,4 gramas
- Carboidratos: 4,1 gramas.
- Cálcio: 972 mg.
- Fósforo: 253 mg.
- Ferro: 3,9 mg.
- Sódio: 554 mg
- Potássio (K): 126,1 mg.
- Cobre: 305,20 mg.
- Zinco: 0,2 mg.
- Retinol (vitamina A): 13 mcg.
- Carotenóides: 28 mcg.
- Tiamina (vitamina B1): 0,24 mg.
- Riboflavina (vitamina B2): 0,10 mg.
- Niacina (vitamina B3): 1,9 mg.
Os benefícios da anchova para a saúde
Aqui estão alguns dos benefícios da anchova:
1. Previna a inflamação
Engraulis spp incluídos no grupo dos peixes gordos que não o salmão ou o atum. Ou seja, esse peixe contém ácidos graxos ômega 3. Os ácidos graxos da anchova consistem em ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosahexaenóico (DHA), que são benéficos na prevenção da inflamação.
A inflamação é, na verdade, a resposta do corpo ao combate às infecções. Portanto, quando seu corpo sentir que existe uma ameaça de uma substância estranha, o sistema imunológico reagirá e o resultado será uma inflamação.
A longo prazo, a inflamação pode aumentar o risco de várias doenças crônicas. Para prevenir a inflamação, você pode comer alimentos que contenham compostos antiinflamatórios, como anchovas.
Além das anchovas, os alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 que você pode escolher são atum, salmão e cavala. Os ácidos graxos ômega-3 em peixes podem retardar a produção de substâncias liberadas durante a resposta inflamatória.
2. Manter a saúde do coração
A inflamação persistente pode causar doenças cardíacas. Isso ocorre porque a inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo, incluindo os vasos sanguíneos ao redor do coração.
Bem, os ácidos graxos ômega 3 das anchovas irão fornecer benefícios na forma de proteção para o coração de várias maneiras, incluindo:
- Mantenha um ritmo cardíaco normal, reduzindo assim o risco de morte por distúrbios cardíacos súbitos.
- Previne a coagulação das plaquetas sanguíneas, que frequentemente causa obstrução do fluxo sanguíneo.
- Reduz os níveis de triglicerídeos ao diminuir a taxa de formação no fígado. Níveis elevados de triglicerídeos no sangue aumentam o risco de doenças cardíacas.
- Impede a formação de placas nas artérias do coração e mantém o revestimento das artérias liso e livre de espessamento, endurecimento ou danos.
3. Apoia a saúde óssea
Todos os dias, as células ósseas danificadas serão substituídas por novas células ósseas saudáveis. Esse processo de formação óssea em crianças de até 30 anos é rápido. No entanto, depois de passar essa idade, o processo de formação de novas células ósseas ficará mais lento. Esta condição faz com que os idosos sejam propensos a osteoporose (perda óssea) ou fraturas (fraturas).
Para prevenir esses problemas ósseos, você precisa comer alimentos ricos em cálcio. Aparentemente, o conteúdo de cálcio nas anchovas é alto o suficiente para beneficiar a saúde óssea.
O cálcio não é o único nutriente que nutre os ossos. Existem vários minerais nas anchovas que também ajudam a proteger a saúde óssea, como fósforo, ferro, zinco, cobre e potássio.
4. Mantenha nervos e músculos saudáveis
Anchovas contêm sódio, que é sal. Os nutrientes da anchova proporcionam benefícios no controle da pressão arterial e do volume. Além disso, o corpo também precisa de sódio para que os músculos e nervos funcionem corretamente.
Se os níveis de sódio em seu corpo estiverem baixos, o desempenho muscular e nervoso e a pressão arterial podem ser prejudicados. Portanto, o sódio não faz mal à saúde, desde que a necessidade não ultrapasse o limite. Se você tem hipertensão, certifique-se de não escolher a anchova salgada.
5. Manter a saúde dos olhos
A vitamina A é um antioxidante que desempenha um papel no combate aos radicais livres que costumam causar inflamação. Bem, a vitamina A nas anchovas traz benefícios para a saúde ocular.
Primeiro, a vitamina A ajuda na formação de fotopigmentos chamados fotorreceptores de rodopsina. Esses fotopigmentos estão nos bastonetes da retina, que ajudam você a enxergar à noite. Portanto, a vitamina A tem potencial para prevenir a cegueira noturna.
Em segundo lugar, a vitamina A também melhora a função da conjuntiva e da córnea. A conjuntiva é uma camada fina que protege a área branca do olho e produz fluido para evitar que a córnea resseque. Enquanto isso, a função da córnea é refratar (dobrar) e focar a luz que entra no olho.
Dicas para comer anchovas com segurança
Os benefícios da anchova não precisam ser duvidosos, você pode experimentar várias receitas de anchovas processadas para o cardápio diário.
Só que, se você comer anchovas salgadas, não deve comer muito, pois pode ser prejudicial à saúde. Esse alto teor de sal pode causar problemas de saúde, como hipertensão.
Em pessoas que já têm pressão alta, comer alimentos muito salgados pode piorar a condição. De acordo com a Harvard School of Public Health, a ingestão frequente de alimentos salgados também pode prejudicar os ossos, pois podem provocar a perda óssea. Portanto, certifique-se de não comer peixe salgado demais.
Além da porção, também é preciso prestar atenção no processamento do peixe salgado. A maioria das pessoas serve peixe salgado fritando-o até secar. Embora se torne mais saboroso, a fritura de peixe aumenta o teor de gordura e colesterol.
Então, é melhor você servir peixe salgado fervendo ou salteando junto com vegetais para torná-lo mais rico em nutrientes. Você também pode usar um óleo mais saudável para fritar peixes, como o azeite.