Conheça o diafragma, um músculo com importante função na respiração

Você sabia que a maneira como os humanos respiram também é governada pelo trabalho do diafragma? O diafragma é um músculo em forma de cúpula localizado sob os pulmões, na base da cavidade torácica. Bem, além de ajudar no processo respiratório, descobrimos que existem muitas outras funções do diafragma que não são menos importantes. Portanto, se esse músculo tiver um problema, o desempenho do seu corpo também pode ser prejudicado.

Quais são as funções do diafragma?

O diafragma é um músculo esquelético (músculo estriado) que separa os órgãos do estômago (intestinos, estômago, baço e fígado) dos órgãos do tórax, como os pulmões e o coração. Citado na Cleveland Clinic, o diafragma desempenha um papel importante no processo respiratório.

Aqui estão as funções do diafragma em seu corpo:

  • Quando você inspira, o diafragma se contrai para facilitar o fluxo de oxigênio para os pulmões
  • Quando você expira, o relaxamento do diafragma aumenta a pressão do ar na cavidade torácica para empurrar o ar para fora
  • Regula o movimento muscular ao tossir e vomitar, ao esticar ao defecar ou ao dar à luz
  • Aumenta a pressão na cavidade abdominal para provocar tosse, vômito e reflexos de esforço.
  • Ajuda a evitar que o ácido do estômago volte para o esôfago, uma condição chamada refluxo ácido que causa úlceras e DRGE.

Quais são os problemas de saúde que podem interferir no diafragma?

Algumas condições médicas que podem causar problemas com o diafragma são:

1. Soluços

Os soluços ocorrem quando o diafragma entra em um espasmo temporário. Esse espasmo muscular faz com que o influxo de ar pare repentinamente no fechamento das cordas vocais (glote). Como resultado, você inconscientemente emite sons como "Ei!'durante soluços.

As causas mais comuns de soluços são comer muito rápido, comer demais e beber refrigerantes muito rapidamente. Os soluços geralmente diminuem rapidamente por conta própria, sem a necessidade de tomar qualquer medicamento. No entanto, essa condição pode fazer você se sentir desconfortável se continuar.

Você pode se livrar dos soluços bebendo água fria aos poucos ou prendendo a respiração por um tempo. Por exemplo, bebendo água fria lentamente, prendendo a respiração por um tempo ou mordendo um limão. Você também pode puxar as pernas em direção ao peito e inclinar-se para frente para pressioná-lo.

2. Hérnia de hiato

A hérnia hiatal é uma condição em que a parte superior do estômago é empurrada para a abertura do diafragma. Essa condição geralmente é desencadeada pelo aumento da pressão no abdômen devido à obesidade ou gravidez. Além disso, a hérnia de hiato também pode ser causada pelo hábito de fazer força ao levantar objetos pesados ​​ou tossir.

A hérnia de hiato faz com que o ácido do estômago suba com mais facilidade. O vazamento de ácido do estômago para o esôfago é denominado doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Se não for tratada adequadamente, a hérnia de hiato pode causar complicações no estômago e na garganta.

3. Hérnia diafragmática

A hérnia diafragmática é uma doença caracterizada por um orifício no diafragma. Este orifício que não deveria existir pode fazer com que os órgãos abdominais escapem para a cavidade torácica.

As hérnias diafragmáticas podem ser causadas por anormalidades congênitas (genéticas) ou como resultado de trauma físico, como acidentes de trânsito, objetos contundentes ou tiros.

No caso de anomalias congênitas, essa condição é muito fatal porque faz com que os pulmões, o coração, os rins e o sistema digestivo do bebê não se desenvolvam adequadamente.

As hérnias diafragmáticas também podem ser causadas por complicações de danos ao diafragma após cirurgia no abdômen ou tórax

4. Paralisia diafragmática

O músculo diafragma pode estar parcial ou completamente paralisado. Essa paralisia é causada por danos aos nervos que regulam os músculos da respiração, incluindo o diafragma.

Quando apenas um lado do músculo está paralisado, o processo respiratório fica prejudicado de modo que o paciente pode apresentar insuficiência respiratória.

Existem muitas condições que podem causar paralisia dos músculos respiratórios, fazendo com que eles não funcionem adequadamente. Alguns deles incluem:

  • Danos ao nervo frênico devido à cirurgia de ponte de safena, cirurgia esofágica, etc.
  • Lesão na cavidade torácica ou medula espinhal
  • Ter histórico de neuropatia diabética, síndrome de Guillain-Barré e distrofia muscular
  • Têm infecções virais / bacterianas, como HIV, poliomielite e doença de Lyme

Vários distúrbios dos músculos respiratórios podem ser diagnosticados precocemente. Alguns dos sintomas mais característicos que levam a distúrbios do diafragma são falta de ar acompanhada de náuseas ou vômitos.

No entanto, como a falta de ar pode ser um sinal de muitos outros sintomas de doença, você não deve hesitar em consultar um médico se tiver dificuldade para respirar. Consultar um médico é a melhor maneira de descobrir a causa e como tratá-la.

Como manter o diafragma saudável?

O diafragma é um dos órgãos do corpo que desempenha um papel no suporte do processo respiratório. Portanto, é importante que você mantenha a saúde desse órgão para evitar danos que possam interferir em seu funcionamento.

Existem etapas fáceis que você pode seguir regularmente a partir de hoje para manter um diafragma saudável, incluindo:

  • Evite comer alimentos picantes, ácidos e ricos em gordura, porque todos eles podem desencadear azia e aumento do ácido estomacal.
  • Evite comer diretamente em grandes porções. Tente comer em pequenas porções, mas com freqüência.
  • Sempre aqueça antes e esfrie após o exercício para evitar que seus músculos fiquem rígidos.
  • Conheça os limites de tolerância do seu corpo ao se exercitar ou realizar atividades físicas extenuantes. Nunca se force a continuar com uma atividade física que esteja realmente além dos limites do seu corpo.

Além disso, você também pode fazer exercícios de respiração abdominal. Semelhante aos músculos de outras partes do corpo, esses músculos respiratórios também devem ser treinados freqüentemente com exercícios especiais para que não fiquem tensos e rígidos. Você pode tentar aprender a fazer a respiração abdominal.

A respiração abdominal ajuda a expandir os pulmões, para que possam fornecer mais ar. Além de fortalecer o diafragma, a respiração abdominal também pode ajudar a reduzir o estresse e a pressão arterial.