Medicamentos para dor na gengiva seguros e eficazes •

Há muitas coisas que podem fazer com que a gengiva fique dolorida, dolorida e latejante. Seja por aftas, escovando os dentes com muita força, apenas colocando aparelho ortodôntico, às mudanças hormonais associadas à menstruação mensal e gravidez. Qualquer que seja o fator desencadeante, as gengivas inflamadas são realmente desconfortáveis. Para não continuar a ser atormentado, aqui estão várias opções de medicamentos para dor nas gengivas que são seguros e eficazes.

Chiclete analgésico do médico

Para aliviar a dor nas gengivas, os médicos geralmente prescrevem analgésicos como o paracetamol ou o ibuprofeno. Essas duas drogas são usadas para aliviar a dor e também a inflamação das gengivas problemáticas.

Além da medicação para a dor, seu médico geralmente pode prescrever uma série de outros medicamentos, que incluem:

1. Clorexidina

A clorexidina é um anti-séptico bucal que pode ser usado para aliviar dores nas gengivas. Os médicos geralmente prescrevem esse medicamento para matar a bactéria que causa a doença gengival. Também pode ser usado para aliviar gengivas inflamadas, inchadas e sangrantes causadas por gengivite.

É importante compreender que o anti-séptico bucal não deve ser engolido. Após o gargarejo, certifique-se de remover imediatamente os vestígios do enxaguatório bucal.

Este medicamento também não deve ser usado a longo prazo. O uso prolongado pode dourar os dentes, causar um gosto estranho na boca e aumentar o acúmulo de tártaro. Portanto, use este medicamento apenas conforme prescrito pelo seu médico.

2. Antibióticos

Seu médico pode prescrever antibióticos como doxiciclina, teraciclina e minociclina para evitar que as gengivas inflamadas causem uma infecção grave.

Os antibióticos atuam contra, retardam e destroem o crescimento de bactérias causadoras de infecções na boca. Isso significa que os antibióticos não funcionarão de maneira ideal para tratar infecções virais.

Os antibióticos devem ser usados ​​com cautela. O uso impróprio ou inadequado pode dificultar o tratamento da doença, pois as bactérias são resistentes ao medicamento. Portanto, certifique-se de tomar antibióticos de acordo com as instruções de uso, sim.

Não hesite em perguntar ao seu médico se achar que não compreende as regras de utilização do medicamento que vai tomar. Pergunte também se você está preocupado com os efeitos colaterais de um medicamento que está tomando.

3. Pasta de dente especial

Seu médico também pode prescrever um creme dental especial que contenha flúor e o antibiótico triclosan. Este creme dental especial pode ser usado como um remédio para gengivas doloridas devido à gengivite, bem como ajudar a erradicar a placa bacteriana na superfície das gengivas.

O modo de usar essa pasta de dente é, na verdade, o mesmo que a pasta de dente em geral. No entanto, a quantidade de creme dental usada para cada uso pode depender das recomendações do médico. Para obter os melhores resultados, certifique-se de usar este creme dental conforme prescrito pelo seu médico.

Remédio natural para dor na gengiva

As gengivas doloridas também podem ser tratadas com alguns remédios caseiros simples. Algumas que você pode tentar incluem:

1. compressa fria

Fonte: Dentista de Greensboro

Gengivas inchadas podem ser tratadas com uma compressa fria. Além de serem eficazes no alívio da dor, as compressas frias também podem ajudar a reduzir a inflamação nas gengivas.

Não é preciso muito capital para fazer esse tratamento. Basta fornecer alguns cubos de gelo e um pano ou pano limpo. Enrole um cubo de gelo com uma toalha e coloque-o sobre a gengiva ferida por 5-10 minutos. Deixe agir por um tempo e depois coloque a compressa fria novamente nas gengivas com problema.

Faça isso algumas vezes até que suas gengivas não doam mais.

2. Gargarejar água salgada

A água salgada é um ingrediente natural com um milhão de benefícios para a saúde dos dentes e da boca.

A boa notícia, vários estudos conseguiram provar as reivindicações dos benefícios da água salgada. A água salgada pode reduzir a inflamação e prevenir a infecção da gengivite. Isso se deve aos seus efeitos antiinflamatórios, anti-sépticos e antimicrobianos.

No entanto, certifique-se de usar o tipo certo de sal. Use sal puro sem uma mistura de MSG ou outros temperos. Além disso, não use muito sal para enxaguar a boca. Basta usar 1/2 colher de chá de sal puro e dissolvê-lo em um copo de água morna.

Gargareje por 20-30 segundos e jogue fora a água quando terminar, não engula.

3. Escove os dentes duas vezes ao dia

A escovagem regular dos dentes é a chave para a manutenção da higiene dental e oral. Portanto, mesmo que suas gengivas estejam latejando, você não deve se esquecer de escovar os dentes.

Escovar os dentes preguiçosamente ou raramente fará com que mais bactérias colonizem as gengivas, piorando o problema. A American Dental Association recomenda que todos escovem os dentes diligentemente duas vezes por dia, pela manhã e à noite, antes de ir para a cama. Escolha uma escova de cerdas macias e certifique-se de que o creme dental que você usa contém flúor.

Outra coisa que deve ser considerada, não se esqueça de limpar os dentes com fio dental. Este método é eficaz na remoção de restos de comida que estão enfiados ou presos entre os dentes e não podem ser alcançados com as cerdas de uma escova de dentes.

Passe fio dental depois de escová-los. Para não doer ainda mais as gengivas, use a técnica correta de passar o fio dental.

Não subestime a dor na gengiva

Dor na gengiva é uma condição comum e quase todo mundo já experimentou isso. Mesmo assim, não subestime a dor das gengivas.

Se suas gengivas estão constantemente doloridas e sangram facilmente durante e depois de escovar os dentes, você deve ir imediatamente ao dentista. As gengivas que sangram com facilidade, são vermelhas e inchadas são sinais de gengivite, também conhecida como inflamação das gengivas.

Se a gengivite não for tratada imediatamente, pode causar uma infecção gengival grave chamada periodontite. Essa condição causa uma dor terrível no saco gengival e um abscesso (pus) pode aparecer nele.

A periodontite também pode causar perda do dente e danos ao osso que sustenta os dentes. Em casos graves, a periodontite também pode causar complicações relacionadas a doenças cardíacas.

Portanto, verifique imediatamente com o dentista se depois de tomar o medicamento e fazer os vários tratamentos naturais acima, suas gengivas ainda estiverem doloridas. Lembre-se de que quanto mais cedo você for ao médico, mais complicações da periodontite podem ser evitadas.