A tosse ocasional é a maneira natural do corpo de proteger o trato respiratório de vários agentes irritantes e partículas sujas que podem ser irritantes. No entanto, uma tosse persistente geralmente é um sinal de certos problemas de saúde. A tosse prolongada pode ser muito irritante e drenar energia, especialmente se a frequência da tosse for tão intensa. Não raramente, uma tosse muito forte também pode desencadear outras reações de defesa do corpo, como náuseas e vômitos. Que condições podem fazer com que você tussa até vomitar?
Causas de tosse e vômito
O reflexo da tosse é realmente normal. Ou seja, se houver um corpo estranho que entre no trato respiratório, a pessoa com certeza tossirá para que o corpo possa expelir objetos estranhos que podem prejudicar o trato respiratório.
O problema surge se uma pessoa tem uma tosse forte e contínua, que acaba causando náuseas e, eventualmente, vômitos.
A tosse acompanhada de vômito ocorre devido à forte pressão que pressiona continuamente o trato digestivo. Como resultado, o alimento sobe pelas vias respiratórias até ser finalmente expelido pela boca.
As causas de tosse e vômito são geralmente as mesmas que as de uma tosse forte ou crônica. Normalmente, essa condição está associada a doenças infecciosas e não infecciosas.
Causa devido a infecção
As infecções do trato respiratório que podem causar náuseas e vômitos incluem:
- Coqueluche ou tosse convulsa é uma infecção respiratória causada por bactérias Bordetella pertussis. Esta doença é geralmente experimentada por crianças e causa sintomas de tosse forte acompanhada por falta de ar e respiração ofegante.
- Tuberculose é uma infecção pulmonar causada por Mycobacterium tuberculosis. Esta é uma doença pulmonar crônica que pode levar à morte. Perda de peso, suores noturnos e tosse com sangue são alguns dos outros sintomas.
- A gripe é uma infecção viral que pode causar tosse seca. Esse tipo de tosse geralmente não é grave o suficiente para causar vômito. No entanto, às vezes essa doença pode desencadear gastroenterite ou inflamação do intestino após o desaparecimento da gripe. Náuseas e vômitos são sintomas comuns de gastroenterite.
- Bronquite aguda é uma infecção comum do trato respiratório que envolve os brônquios e é causada por um vírus ou bactéria. Essa condição causa uma tosse persistente com catarro que às vezes leva ao vômito em casos graves.
Causa devido a não infecciosa
Relatórios da Harvard Medical School, existem várias condições médicas não infecciosas e hábitos de vida diária que também podem causar tosse crônica, a saber:
- Asma é um distúrbio respiratório crônico causado por inflamação no trato respiratório. A tosse seca é um sintoma de asma que, quando grave, pode causar vômitos.
- Gotejamento pós-nasal ocorre quando o muco excessivo se acumula na parte posterior da garganta, causando tosse ou dor de garganta crônica.
- Doença de obstrução pulmonar crônica(DPOC) é uma doença respiratória crônica que causa danos e diminuição da função pulmonar, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para respirar. Tosse prolongada e falta de ar são os principais sintomas da DPOC.
- Doença DRGE, é uma condição na qual o ácido do estômago sobe até o esôfago (o tubo que conecta a boca ao estômago) causando tosse.
- Efeitos colaterais de drogas pressão arterial, como os inibidores da ECA, que às vezes têm o efeito colateral de tosse crônica severa.
- Fumaça O uso excessivo em pouco tempo pode causar tosse devido à irritação do trato respiratório. Níveis elevados de nicotina e outros produtos químicos na corrente sanguínea também podem causar náuseas que farão você vomitar.
Como prevenir tosse e vômito
A maneira mais simples de evitar que a tosse o faça vomitar é não fumar. Você também precisa evitar algumas coisas que podem piorar sua tosse.
Evite alimentos que são proibidos ao tossir, como alimentos fritos. Embora deliciosos, os alimentos fritos correm o risco de causar tosse.
Em vez disso, você pode consumir alimentos e bebidas quentes, como caldo de carne. É também uma alternativa aos remédios naturais para a tosse porque pode aumentar os fluidos corporais, desobstruir as vias respiratórias e é seguro para a digestão.
Além disso, certifique-se de sempre manter o ambiente limpo para que esteja livre de alergias, poeira e irritantes químicos.
Se você continua tossindo incontrolavelmente e sempre sente náuseas e vontade de vomitar, tente uma técnica de tosse eficaz. Ao aplicar uma tosse eficaz, você pode reduzir a frequência da tosse intensa, reduzindo assim a pressão no trato digestivo superior que causa náuseas e vômitos.
Por último, não se esqueça de lavar as mãos com freqüência e evitar o contato direto com pessoas doentes. Isso ajudará a mantê-lo longe de muitos dos germes que causam resfriados, gripes e outras doenças que desencadeiam a tosse crônica.
Se a tosse e o vômito forem acompanhados por outros sintomas, como tosse com sangue, falta de ar crônica e desidratação, você deve consultar um médico imediatamente para obter o tratamento adequado para a tosse.