Ver sêmen misturado com sangue pode causar ansiedade nos homens.
Felizmente, isso nem sempre é sinal de um problema sério de saúde. Essa condição é comum em homens de todas as faixas etárias, especialmente após a puberdade. Em homens mais jovens (menos de 40 anos), a condição de sêmen com sangue que não é acompanhada por outros sintomas pode ser classificada como benigna. Mesmo em homens com 40 anos ou mais, essa condição raramente é associada a doenças graves.
A condição do sêmen com sangue no mundo médico é chamada de hematospermia ou hemospermia. Quando os homens ejaculam, geralmente não verificam se há sangue no sêmen, por isso é difícil saber o quão comum é essa condição.
A principal causa do sêmen sangrento
Para compreender as causas da hematospermia, é uma boa ideia primeiro se munir de conhecimentos sobre o sistema reprodutor masculino, incluindo como ocorre a ejaculação.
O sistema reprodutor masculino consiste nos testículos, um sistema de dutos (tubos) e glândulas que se abrem nos dutos. Os espermatozoides são produzidos nos testículos. No orgasmo, as contrações dos músculos penianos liberam esperma, que é acompanhado por uma pequena quantidade de fluido dos testículos através dos canais deferentes.
As vesículas seminais e a próstata contribuem para a liberação de fluido adicional para proteger o esperma. A mistura de espermatozoides e fluido ejaculatório (sêmen) viaja ao longo da uretra até a ponta do pênis, onde o fluido sai. O sangramento pode ocorrer em qualquer lugar ao longo deste processo.
O sangue no sêmen pode ser causado por inflamação, infecção viral ou bacteriana (incluindo infecções sexualmente transmissíveis, como herpes genital, tricomoníase, gonorréia ou clamídia), bloqueio ou lesão em um local ao longo do sistema reprodutor masculino.
As vesículas seminais (dois pares de glândulas em forma de saco localizadas em cada lado da bexiga) e a próstata são os dois principais órgãos que contribuem para a produção do fluido protetor do esperma (sêmen). Uma infecção, inflamação ou trauma em qualquer um desses órgãos pode causar o aparecimento de sangue no sêmen. A infecção e a inflamação são as principais causas por trás de quase quatro em cada dez casos relatados de sêmen com sangue.
Além disso, o sangue no sêmen é bastante comum como efeito colateral após certos procedimentos médicos. De acordo com um estudo, quatro em cada cinco homens podem apresentar sangramento temporário no sêmen após uma biópsia da próstata. Os procedimentos realizados para tratar problemas do sistema vesical também podem causar pequenos traumas que causam sangramento temporário. Essa condição geralmente desaparece algumas semanas após o procedimento. Radioterapia, vasectomia e injeções para hemorróidas também podem causar essa condição.
Algumas dessas causas geralmente não são graves e a maioria dos casos se resolve por conta própria, sem tratamento específico ou após a ingestão de antibióticos ou analgésicos / antiinflamatórios.
Outras causas de sêmen com sangue que são mais raras
Trauma físico nos órgãos sexuais após uma fratura de quadril, lesão nos testículos ou outras lesões podem ser outra causa. O sangue no fluido ejaculado pode ser visto durante / após sexo violento ou masturbação excessiva, mas esta não é a causa do sangramento. Traumas graves na bexiga urinária podem causar sangramento da uretra, mas essa condição é diferente da hematospermia.
Outras causas menos comuns dessa condição estão listadas abaixo.
- Hipertensão severa
- Distúrbios da coagulação do sangue ou problemas nos vasos sanguíneos. Todas as estruturas finas envolvidas no processo de ejaculação, desde a próstata até os tubos que transportam os espermatozoides, contêm vasos sanguíneos. Este complexo de vasos sanguíneos pode ser danificado, causando o aparecimento de sangue no sêmen.
- Cânceres, incluindo câncer de próstata, câncer testicular e câncer de bexiga. No entanto, a maioria dos homens com câncer de próstata não apresentará esses sintomas, a menos que tenham feito uma biópsia da próstata que causou sangramento.
- Cálculos da vesícula seminal, deposição de pequenas pedras nas vesículas seminais.
- Outras condições médicas, como HIV, doenças hepáticas, leucemia, tuberculose, infecções parasitárias, hemofilia e outras condições médicas associadas ao sangramento no sêmen.
Algumas das condições listadas acima são mais graves e podem exigir tratamento especializado.
Quando você deve consultar um médico?
O médico tentará determinar se a causa do seu sêmen com sangue é provavelmente séria ou não. Para diagnosticar essa condição, o médico fará um histórico médico completo. Este registro cobrirá qualquer uma de suas atividades sexuais recentes.
Além de registrar um histórico médico, o médico também precisará considerar várias coisas, como:
- quantas vezes você sangra,
- você tem algum outro sintoma, e
- era.
Eles também podem precisar executar alguns testes.
- Verificação da pressão arterial.
- Exames de urina e sangue.
- Exame físico, como exame de caroços ou inchaço nos genitais e exame retal manual / digital para detectar inchaço, dor, espessamento e outros sintomas da próstata.
Se você tem menos de 40 anos de idade, teve 1-2 condições de sêmen com sangue e os resultados do teste não mostram que você tem uma condição médica séria subjacente, você não precisa de encaminhamento ao hospital.
No entanto, se você tem 40 anos de idade ou mais, tem sintomas recorrentes e persistentes de sêmen com sangue ou os resultados dos testes sugerem que pode haver outra causa médica subjacente potencial para sua condição atual, seu médico irá encaminhá-lo a um urologista, um especialista quem trata problemas do sistema urinário. Os exames de acompanhamento com um urologista podem incluir a realização de uma biópsia da próstata ou uma varredura digital por meio de uma ultrassonografia.