Você sabia que 64% da nossa pele é composta por água? A pele precisa de água para mantê-la úmida. É claro que isso terá um efeito se você for diligente em beber água. Na verdade, beber água tem vários benefícios para a pele. Nada?
Opinião de especialista sobre os benefícios da água para a pele
Uma clínica de dermatologia encontrou apenas um estudo examinando os efeitos da ingestão de água a longo prazo na saúde da pele.
Pesquisa em 2007 em International Journal of Cosmetic Science, descobriram que beber 2,25 litros (9,5 xícaras) de água pura diariamente durante quatro semanas teve benefícios na alteração da densidade e espessura da pele. No entanto, os resultados ainda são contraditórios.
Então, um estudo da Universidade de Missouri-Columbia mostrou que beber 500 ml de água pode aumentar a circulação sanguínea na pele.
Rachel Nazarian M.D., dermatologista de Grupo de Dermatologia Schweiger em Nova York, EUA, também explicou que sem a ingestão adequada de água, a pele ficará opaca, enrugada e os poros ficarão mais proeminentes.
Julius Few, M.D., diretor do The Few Institute e professor clínico de cirurgia plástica da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, explica que as várias estruturas da pele que sustentam o colágeno requerem água para funcionar de maneira eficaz.
Quando a pele está hidratada, densa e elástica, tende a diminuir a entrada de partículas externas que podem causar manchas e irritação na pele.
Nazarian também diz que descobriu que seus pacientes desidratados têm acne mais grave. Sabemos que pequenas mudanças em sua dieta podem afetar o tipo de óleo e sebo em sua pele.
Isso resulta em um aumento do aparecimento de acne na pele. A desidratação pode funcionar da mesma forma para provocar alterações nas glândulas sebáceas da pele.
A água também pode prevenir a acne, reduzindo a concentração de óleo na pele. É importante ter um equilíbrio estável de água e óleo na superfície da pele.
Se a sua pele tiver muito óleo em comparação com a água, pode obstruir os poros com manchas e erupções.
Embora beber muita água tenha um efeito positivo na pele, isso não significa que ela permanecerá na mesma condição por muitos anos.
Nazarian disse que embora a pele clinicamente hidratada possa minimizar os sinais de envelhecimento, mas ao nível histopatológico (quando examinada ao microscópio) as rugas ainda são visíveis, por isso não há alterações permanentes na pele.
O que fica claro, se você reduzir a ingestão de água, os sinais de envelhecimento da pele ficarão mais visíveis.
Outros benefícios da água para a pele
Para mais detalhes, abaixo estão os benefícios da água na pele.
- A água é importante para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais para as células da pele. A água complementa as necessidades do tecido da pele e aumenta a elasticidade da pele. Isso ajuda a retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.
- A água é o substituto perfeito para qualquer produto de cuidado anti-envelhecimento. A água pode manter a pele hidratada e brilhante, melhorando o tom da pele. Para uma pele lisa e elástica, beber quantidades adequadas de água é mais importante do que aplicar cremes tópicos.
- Beber bastante água pode combater doenças de pele como psoríase, rugas e eczema. A água também pode aumentar a taxa metabólica e facilitar o sistema digestivo para se livrar das toxinas do corpo. Isso vai deixar você com uma pele saudável e brilhante.
Esses vários benefícios foram comprovados por uma mulher de 42 anos chamada Sarah Smith em Correio diário. No início, ele só bebia água no almoço e no jantar.
Porém, após sentir muitas complicações em seu corpo, como tontura e má indigestão, passou a beber 3 litros de água por dia. Além de tratar a tontura e melhorar a digestão, a água pode realmente mudar a pele de Sarah.
Após quatro semanas consumindo 3 litros de água por dia, as rugas em seu rosto desapareceram e as olheiras ao redor dos olhos desapareceram porque a água pode ajudar a pele a renovar suas células.
O nível de desidratação do corpo também pode ser observado pelo turgor da pele (elasticidade da pele). Quando uma pessoa desidratada puxa a pele e a libera novamente, leva mais tempo para que a pele volte ao seu estado original em comparação com pessoas que têm fluidos suficientes no corpo.