A transmissão mais comum de tuberculose e deve ser observada

A Indonésia ocupa o segundo lugar como o país com mais casos de TB no mundo, atrás da Índia. Os dados mais recentes do Ministério da Saúde da República da Indonésia relataram que havia 442.000 casos de TB na Indonésia em 2017, um aumento em relação a 2016, que foi de 351.893 casos. O aumento do número de casos de TB no país é influenciado pela falta de conscientização pública e informações limitadas sobre a doença. É por isso que é importante que você saiba como a tuberculose é transmitida, para evitar o risco de ser infectado por alguém que está doente.

Conheça as características da bactéria que causa a tuberculose

Antes de saber como a tuberculose é transmitida, você precisa saber com antecedência como a bactéria que causa a tuberculose pode viver e se reproduzir no corpo.

A tuberculose é uma infecção altamente contagiosa causada por bactérias Mycobacterium tuberculosis. As bactérias da TB têm características semelhantes às de outros tipos de bactérias, a saber:

  • Capaz de sobreviver em baixas temperaturas, entre 4 e 70 graus Celsius negativos por muito tempo.
  • Os germes expostos à luz ultravioleta direta morrerão em poucos minutos.
  • O ar fresco geralmente também pode matar bactérias em um curto período de tempo.
  • A bactéria morrerá dentro de uma semana se estiver no catarro em temperaturas entre 30-37 graus Celsius.
  • Os germes podem dormir e não crescer no corpo por muito tempo.

Quando a bactéria da tuberculose entra em seu corpo, a bactéria não necessariamente se desenvolve em uma doença. Na maioria dos casos, os germes dormem e não crescem por um determinado período de tempo. Essa condição é conhecida como TB latente.

Como a bactéria da tuberculose é transmitida?

Conhecer as características da bactéria que causa a tuberculose também ajuda a entender onde você está em risco. Desta forma, a transmissão da TB pode ser minimizada.

Mycobacterium tuberculosiss é transmitido de pessoa para pessoa quando uma pessoa com tuberculose expele catarro ou saliva da boca contendo esses germes para o ar - por exemplo, ao tossir, espirrar, falar, cantar ou mesmo rir.

De acordo com dados das Diretrizes Nacionais para o Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde da Indonésia, em uma tosse uma pessoa geralmente produz cerca de 3.000 respingos de catarro, também conhecidos como catarro. gotícula.

Dependendo de como é o ambiente, os germes que saem da tosse de um paciente com TB podem sobreviver no ar úmido, que não é exposto à luz solar por horas.

Como resultado, todas as pessoas que estão perto e têm contato direto com pessoas que sofrem de TB têm o potencial de inalá-lo e, eventualmente, se infectar.

De acordo com o CDC, existem quatro fatores principais que determinam a probabilidade de transmissão da TB:

  • A vulnerabilidade de uma pessoa, que geralmente depende do estado de seu sistema imunológico
  • Quantos gotícula (salpicos de catarro) bactérias M. tuberculosis que saiu do corpo dele
  • Fatores ambientais que podem afetar a quantidade gotícula e a capacidade de sobreviver a bactérias M. tuberculosis no ar
  • Proximidade, duração e com que frequência uma pessoa é exposta a bactérias M. tuberculosis no ar

O risco de transmissão de TB devido aos quatro fatores acima será maior se:

  • Nível de concentração gotícula núcleos: mais e mais gotícula no ar, mais fácil é a transmissão da bactéria da tuberculose.
  • Sala: A exposição à bactéria em uma sala pequena e fechada aumenta o risco de transmissão da TB.
  • Ventilação: O potencial de transmissão da TB é maior se exposto em uma sala com ventilação insuficiente (as bactérias não podem sair da sala).
  • Circulação de ar: má circulação de ar também causa gotícula As bactérias podem sobreviver no ar por mais tempo.
  • Tratamento médico impróprio: certos procedimentos médicos podem causar gotícula as bactérias se espalham e aumentam o risco de transmissão da TB.
  • Pressão do ar: a pressão do ar sob certas condições pode causar bactérias M. tuberculosis espalhar para outros lugares.

Site de transmissão de TB

De acordo com um jornal de 2013 do National Institute of Health, o modo de transmissão da TB geralmente pode ocorrer quando o paciente fala por cerca de 5 minutos ou tosse apenas uma vez. Durante esse tempo, gotículas ou borrifos de bactérias contendo catarro podem ser liberadas e permanecer no ar por aproximadamente 30 minutos.

A transmissão da TB ocorre quando uma pessoa inala gotícula contendo bactérias M. tuberculosis. A bactéria então entrará nos alvéolos (bolsas de ar onde o oxigênio e o dióxido de carbono são trocados). A maioria das bactérias será destruída pelos macrófagos produzidos pelos glóbulos brancos.

As bactérias restantes podem permanecer dormentes e não crescer nos alvéolos. Essa condição é conhecida como TB latente. Enquanto a bactéria está dormindo, você não pode transmitir a bactéria da tuberculose para outras pessoas.

Se o sistema imunológico estiver enfraquecido, a tuberculose latente pode se transformar em tuberculose ativa. É quando a bactéria se espalha para outras partes do corpo e pode ser transmitida para outras pessoas.

Em geral, o modo de transmissão da TB pode ocorrer em 3 locais, nomeadamente em unidades de saúde, lares e locais especiais, como prisões.

1. Transmissão em unidades de saúde

Os casos de transmissão de TB em unidades de saúde são muito comuns, principalmente em países em desenvolvimento, como África do Sul e Sudeste Asiático.

Essa condição geralmente é causada porque as unidades de saúde, como hospitais ou centros de saúde, estão muito cheias de pessoas, então o risco de transmissão é maior.

Ainda no mesmo jornal, a transmissão de doenças em hospitais ou outras unidades de saúde é 10 vezes maior do que em outros locais.

2. Contágio em casa

Se você mora na mesma casa com quem sofre de TB, a transmissão é mais fácil. Isso ocorre porque você está exposto às bactérias por um período mais longo. Também é possível que as bactérias vivam mais tempo no ar em sua casa.

Estima-se que a chance de uma pessoa contrair tuberculose vivendo com uma pessoa infectada pode chegar a 15 vezes maior do que a transmissão fora de casa.

3. Contágio na prisão

Na prisão, tanto os presidiários quanto seus oficiais correm um risco alto o suficiente de contrair tuberculose pulmonar. O risco é ainda maior em prisões de países em desenvolvimento.

Geralmente, as condições nas prisões que não são equipadas com ventilação adequada pioram a circulação do ar. É isso que faz com que a transmissão da TB ocorra com mais facilidade.

Com base em um estudo no jornal South African Medical Journal Em relação aos casos de TB nas prisões da África do Sul, o risco percentual de transmissão da TB nas prisões pode chegar a 90 por cento.

É importante que você saiba que o modo de transmissão da TB só ocorre por via aérea. Isso significa que você não será infectado apenas por tocar em alguém que tem essa doença.

Mesmo assim, você precisa saber que a bactéria da TB não é transmitida por meio de:

  • Comida ou água
  • Através do contato com a pele, como apertar as mãos ou abraçar alguém com tuberculose
  • Sentado no armário
  • Compartilhando escovas de dente com quem sofre de tuberculose
  • Vestindo roupas de paciente com tuberculose
  • Por meio da atividade sexual

A história é diferente se você estiver perto de um paciente e acidentalmente inalar ar contendo gotículas do corpo do paciente. Gotas Ele pode se espalhar no ar quando a pessoa espirra ou tosse, talvez até mesmo ao falar.

Infelizmente, o estigma em relação ao modo de transmissão da tuberculose ainda é bastante alto nos países em desenvolvimento, especialmente aqueles que não receberam educação aprofundada sobre a tuberculose.

Como resultado, muitas pessoas ainda acreditam que a transmissão pode ocorrer por meio de alimentos, bebidas, contato com a pele ou até mesmo por hereditariedade.

Fatores de exposição aumentam o risco de transmissão de TB

Reportado pela Central de Controle e Prevenção de Doenças, A exposição de uma pessoa à transmissão bacteriana da TB é determinada por vários fatores, a saber:

  • Proximidade ou distância entre um paciente e uma pessoa saudável: quanto maior a distância de contato entre uma pessoa saudável e uma pessoa infectada, maior a chance de estar infectado com a bactéria da TB.
  • Frequência ou com que frequência você é exposto: quanto mais pessoas saudáveis ​​interagem com os pacientes, maior o risco de contrair TB.
  • Duração ou por quanto tempo a exposição ocorre: quanto mais tempo uma pessoa saudável interage com o paciente, maior o risco de transmissão da TB.

Portanto, você precisa ter cuidado ao interagir com pessoas que apresentam sintomas de TB, tais como:

  • Tosse persistente (por mais de 3 semanas).
  • Difícil de respirar
  • Costuma suar à noite

Para pessoas com TB pulmonar ativa, você pode tornar as pessoas saudáveis ​​mais expostas ao risco de contraí-la se:

  • Não cubra o nariz e a boca ao tossir.
  • Não fazer o tratamento adequado para TB, por exemplo, não tomar a dose certa ou parar antes que ele acabe.
  • Passar por procedimentos médicos, como broncoscopia, indução de escarro ou receber medicamentos em aerossol.
  • A presença de anormalidades quando verificada com uma radiografia de tórax.
  • Os resultados do exame de TB, nomeadamente uma cultura de expectoração, revelaram a presença de bactérias M tuberculosis.

Então, como prevenir a transmissão da TB?

Saber como prevenir a transmissão da TB é muito importante para manter a saúde e, ao mesmo tempo, evitar a disseminação da doença.

Aqui estão várias coisas que você pode fazer de forma independente para evitar a transmissão de TB:

  • Tomar a vacina BCG, especialmente se você tiver um bebê com menos de 3 meses de idade
  • Evite fatores que o colocam em risco de contrair TB.
  • Evite contato próximo com pessoas com tuberculose.
  • Certifique-se de que sua casa tenha boa circulação de ar e receba luz solar suficiente, para que não fique úmida e suja
  • Escolha uma alimentação saudável e equilibrada para que o sistema imunológico seja mantido.
  • Viva um estilo de vida saudável, praticando exercícios regularmente e evitando o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas.