Algumas mulheres se queixam de coceira sob os seios devido a uma erupção na pele. Ele disse que isso é causado pelo uso de um sutiã apertado que esfrega contra a pele sob o seio para causar uma erupção na pele. O que mais causa erupção na mama e como tratá-la? Confira as seguintes informações.
Quais são as causas do aparecimento de uma erupção na mama?
No mundo médico, uma erupção que aparece na mama é chamada de intertrigo. Essa condição ocorre porque a pele embaixo do seio pega o suor e a umidade e, em seguida, é exposta à fricção do sutiã ou da pele embaixo. Essa combinação é o que desencadeia a erupção cutânea com coceira.
Várias causas de erupções cutâneas sob os seios incluem:
1. Calor espinhoso
O calor espinhoso (miliária) é uma erupção cutânea que ocorre quando os poros da pele ficam obstruídos com suor, bactérias e células mortas da pele. Embora sejam mais comuns nas dobras do corpo, bem como no pescoço e nos ombros, a pele sob os seios também pode receber um calor espinhoso.
2. Infecção
A pele que fica constantemente úmida devido ao suor torna-se o local favorito para a proliferação de bactérias e fungos. Isso pode desencadear várias doenças infecciosas, incluindo candidíase e micose.
A candidíase ocorre quando o fungo Candida se desenvolve na pele úmida sob os seios. Enquanto a micose é causada pelo crescimento do fungo Tinea sob o peito. Ambas as infecções são caracterizadas pelo aparecimento de uma erupção cutânea redonda, vermelha e frequentemente com coceira.
3. Alergias
Se você tiver uma erupção na parte inferior da mama, tente se lembrar novamente dos tipos de alimentos e medicamentos que consumiu recentemente. O motivo é que uma erupção na mama também pode ser causada por alergias, seja por alimentos, remédios ou picadas de insetos.
As erupções alérgicas geralmente aparecem como urticária vermelha e coceira. Se a coceira incomoda, aplique imediatamente compressas frias ou aplique creme de hidrocortisona ou loção de calamina para inibir a produção de histamina que causa coceira.
4. Doença autoimune
Existem várias doenças auto-imunes que podem desencadear uma erupção cutânea sob a mama. Essas doenças autoimunes incluem eczema, psoríase ou hiperidrose, também conhecida como sudorese excessiva.
A forma de erupção cutânea sob a mama devido a cada doença auto-imune é diferente. Os sinais de eczema incluem erupção na pele com inflamação e coceira. No entanto, também existem pequenos caroços cheios de fluido que, quando quebrados, podem causar coceira.
Se for causada por psoríase, a erupção que aparece sob os seios terá a aparência de manchas vermelhas, secas, escamosas e rachadas. No entanto, se isso for causado por suor excessivo ou hiperidrose, a erupção pode aparecer vermelha e coceira.
5. Câncer de mama
O câncer de mama inflamatório é um tipo raro de câncer que pode se espalhar rapidamente. Os sintomas incluem:
- Mudanças na cor da pele do seio para vermelhidão.
- A textura da pele parece casca de laranja.
- As pequenas espinhas parecem espinhas.
- Mamilo invertido (mamilo invertido).
Embora uma erupção na mama seja muito raramente causada por câncer, nunca é demais consultar um médico se você tiver esses sintomas.
Como tratar uma erupção na mama?
A coceira causada por uma erupção na pele geralmente é fácil de tratar. O motivo é que a erupção que aparece é causada principalmente por uma infecção fúngica e não é perigosa. Bem, você pode tratar erupções cutâneas sob os seios:
- Comprimir com água fria
- Use sabonete sem perfume para reduzir o risco de irritação na pele
- Evite usar sutiã por um tempo até que a erupção e a coceira diminuam
- Use um sutiã com o tamanho certo e feito de algodão
- Coloque o rolamento ou forro de sutiã sob o seio para ajudar a absorver o excesso de suor
- Aplicar loção de calamina para ajudar a aliviar a coceira
Se a erupção sob a mama piorar em 5 a 7 dias, consulte imediatamente um médico. Especialmente se você experimentar:
- Febre, náuseas e vômitos
- A erupção é dolorosa e coceira
- Existem bolhas sob o seio que não cicatrizam
- Ter uma doença crônica ou distúrbio do sistema imunológico
Se esses sintomas forem acompanhados de mamilos voltados para dentro, isso pode ser um sinal de câncer de mama. Consulte imediatamente um médico para tratamento posterior.