3 causas da cera de ouvido negra e como superá-la

Você já percebeu a cor da cera dentro da sua orelha? Embora nojenta, a cera pode variar em cor e indicar a limpeza e a saúde de seus ouvidos. Normalmente, a cera do ouvido é amarela ou marrom. Mas, em certos momentos, a cera pode ficar preta. Então, o que causa cera de ouvido preta? É necessário ir ao médico se essa condição ocorrer? Vamos lá, descubra a resposta abaixo.

Causas de cera de ouvido preta

Na verdade, a cera no seu ouvido (cerúmen) tem uma função própria, né! A sujeira pode bloquear a entrada de bactérias, insetos, água e outras substâncias no canal auditivo.

Além disso, o cerúmen também mantém a acidez do ouvido para prevenir infecções.

Essa sujeira é formada por suor, óleo e células mortas da pele que se acumulam. Embora geralmente de cor amarela ou marrom, a cera do ouvido pode ser de cor preta sólida.

Essa condição é comum e raramente indica uma condição séria. Aqui estão algumas causas da cera de ouvido preta que você precisa saber.

1. Fatores de idade e gênero

Pessoas mais velhas, especialmente homens, são mais propensas a ter acúmulo de cera de ouvido, que pode ficar na cor preta escura.

A idade também causa menos cera de ouvido, mas a textura é mais pegajosa e espessa. Como resultado, a cera leva mais tempo para secar, fica preta e se acumula no canal auditivo.

2. A cera do ouvido se acumula

A cor preta da cera do ouvido é um sinal de que a cera está se acumulando no canal auditivo há muito tempo.

O acúmulo de cera ocorre porque as glândulas do canal auditivo produzem mais cera do que o normal. Normalmente, quando você se sente estressado, ansioso ou inquieto.

A sujeira extra que era inicialmente amarela se acumula, seca e escurece.

Felizmente, a cera será lentamente expelida do canal auditivo e seus ouvidos ficarão limpos novamente.

3. Orelhas obstruídas

Usar cotonetes é fácil e divertido. No entanto, isso pode fazer com que a cera seja empurrada para dentro e, eventualmente, obstrua o canal auditivo.

Com o tempo, a sujeira ficará mais densa e escura.

A cera obstruída geralmente causa vários sintomas, a saber:

  • dor de ouvido e coceira,
  • tonto, e
  • audição prejudicada.

Dicas para lidar com cera de ouvido preta

A causa da cera de ouvido preta é principalmente devido a um acúmulo no canal auditivo. Essa condição aumenta o risco de orelhas obstruídas.

Para superar o acúmulo de cera de ouvido. Você pode seguir os seguintes tratamentos.

1. Use gotas para os ouvidos

Usando o dedo ou Cotonete não é uma maneira inteligente de lidar com a cera de ouvido que se acumulou.

Você precisará de gotas para os ouvidos para amolecer a cera e torná-la mais fácil de expelir.

Você pode encontrar facilmente vários tipos de gotas para os ouvidos em farmácias, como glicerina, peróxido de hidrogênio, peróxido, azeite de oliva ou óleo de bebê.

O uso é bastante fácil, nomeadamente coloca 2 a 3 gotas do medicamento no ouvido. Espere alguns instantes e as orelhas serão limpas.

2. Tratamento médico

Se as gotas para os ouvidos não funcionarem, consulte um médico ENT imediatamente.

O médico recomendará vários tratamentos para remover a cera acumulada.

  • Remova a cera com um pequeno instrumento chamado cureta. Este dispositivo foi projetado para raspar a cera do canal auditivo.
  • Absorva a cera acumulada com uma ferramenta especial que funciona como um pequeno aspirador de pó.
  • Irrigação, que consiste na inserção de uma solução salina no canal auditivo para amolecer a cera e removê-la facilmente.

O bloqueio da cera pode ser evitado

A prevenção do bloqueio da cera acumulada pode ser feita limpando as orelhas. Porém, não o faça com muita frequência e claro que a forma de limpar as orelhas também deve ser a correta.

Se já teve este problema antes, deve consultar regularmente o seu médico.

Evite usar Cotonete e limitar o uso de fones de ouvido em volumes altos. Ambas as coisas que você faz com frequência, embora possam impedir que a cera de ouvido saia sozinha.

Não se esqueça de sempre secar as orelhas após o banho com uma toalha e usar uma cobertura para a cabeça ao nadar.