8 Aditivos alimentares e seus efeitos na saúde

Alimentos embalados e pratos de fast food geralmente contam com uma variedade de aditivos para melhorar seu sabor e aparência, bem como estender sua vida útil nas lojas. Mesmo assim, esses vários aditivos podem ser prejudiciais à saúde se consumidos em excesso. Aqui estão alguns dos aditivos alimentares mais comumente usados, juntamente com os riscos que podem surgir.

Quais são os aditivos alimentares mais comuns e quais são os seus efeitos para a saúde?

1. MSG

MSG (glutamato monossódico), também conhecido como mecina, é um aditivo usado como agente aromatizante de alimentos. Não se limita apenas a alimentos embalados e fast food, comida caseira também é frequentemente adicionada para torná-la mais saborosa.

O efeito do MSG na saúde ainda é um tema quente de debate. Alguns especialistas argumentam que a mecina pode causar problemas nos nervos e no funcionamento do cérebro, tornando-o "lento". Comer muito mecina também é fortemente suspeito de ser a causa de suas dores de cabeça e náuseas frequentes, como um sintoma da Síndrome do Restaurante Chinês. Enquanto isso, vários outros estudos não encontraram uma ligação específica entre o consumo de MSG e problemas de saúde.

Apesar da controvérsia em torno dos perigos do MSG, o FDA declarou o MSG um aditivo alimentar seguro. Essa decisão da FDA também foi aprovada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pela Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) e pelo Ministério da Saúde da Indonésia.

2. Coloração artificial

Corante artificial é um aditivo alimentar usado para melhorar a aparência. Alimentos de cores vivas e frescos atrairão as pessoas para comprar. No entanto, nem todos os corantes alimentares são seguros para uso. Vários estudos têm mostrado que a coloração artificial pode aumentar a tendência das crianças a terem alergias e hiperatividade em crianças com TDAH.

Não apenas isso. Alguns corantes alimentares artificiais são fortemente suspeitos de causar câncer, como o azul diamante (Azul 1), o vermelho allura também conhecido como Vermelho 40 e o corante caramelo.

Red 3, também conhecido como eritrocina, demonstrou aumentar o risco de tumores da tireoide. Embora limitados apenas a estudos com animais, os pesquisadores acreditam que os efeitos são provavelmente os mesmos se consumidos por humanos.

É uma boa ideia escolher alimentos sem corantes artificiais ou usar corantes de ingredientes naturais (como folhas suji para verdes) para evitar o risco de surgimento de doenças.

3. Nitrito de sódio

O nitrito de sódio é um conservante da carne processada, usado para prevenir o crescimento de bactérias. Além disso, os aditivos neste alimento também adicionam um sabor salgado e fazem a carne enlatada parecer rosa-avermelhada como a carne fresca.

Infelizmente, se exposta a calor alto o suficiente, essa substância pode mudar sua forma em nitrosaminas. Nitrosaminas são conhecidas como substâncias que causam câncer de cólon, câncer de mama, câncer de bexiga e câncer de estômago. Para isso, experimente comer e processar carne fresca sozinho para reduzir o risco de câncer.

4. Xarope de milho com alto teor de frutose

O xarope de frutose de milho é um adoçante artificial frequentemente encontrado em refrigerantes, sucos, doces, cereais e diversos lanches. Um estudo prova que esse ingrediente pode aumentar o risco de obesidade e diabetes se for consumido em porções excessivas.

Além disso, essa substância também pode desencadear uma inflamação nas células que pode levar a várias doenças graves, como doenças cardíacas e câncer. A pesquisa também prova que este adoçante não contém as vitaminas e minerais que o corpo necessita.

Em vez disso, escolha alimentos e bebidas sem adição de açúcar artificial. Você pode adicionar mel cru como um substituto do açúcar mais saudável.

5. Adoçante artificial

Adoçantes artificiais como aspartame, sacarina e outros são amplamente usados ​​em alimentos e bebidas doces de baixa caloria.

A pesquisa mostrou que os adoçantes artificiais podem ajudar a perder peso e ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue no corpo. Embora comumente usado como um substituto mais saudável para o açúcar granulado, o consumo excessivo de adoçantes artificiais também não é necessariamente bom para a saúde.

Para evitar o risco de problemas, os especialistas recomendam que os adoçantes artificiais sejam consumidos com moderação.

6. Benzoato de sódio

O benzoato de sódio é um aditivo em alimentos ácidos e refrigerantes. O FDA, a agência de segurança de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, declarou o benzoato de sódio seguro para consumo.

Mesmo assim, alguns estudos mostram que a combinação de benzoato de sódio e corante alimentar pode aumentar a tendência à hiperatividade em crianças. Além disso, o benzoato de sódio combinado com a vitamina C também pode se transformar em benzeno, uma substância que pode aumentar o risco de câncer.

Portanto, é bom ter cuidado antes de comprar. Evite alimentos e bebidas que contenham ácido benzóico, benzoato de sódio, benzeno ou benzoato em combinação com vitamina C, como ácido cítrico ou ácido ascórbico.

7. Aromas artificiais

Algumas bebidas e alimentos embalados com "gosto real" às vezes obtêm seu sabor com a ajuda de sabores artificiais.

Estudos em animais encontraram evidências de que esses aromatizantes artificiais têm alguns efeitos negativos para a saúde se consumidos em excesso.

Um estudo citado pela Healthline afirmou que a produção de glóbulos vermelhos em camundongos foi reduzida após receber sabores artificiais por sete dias consecutivos.

Além disso, certos aromatizantes artificiais, como chocolate e morango, têm um efeito tóxico nas células da medula óssea. Já o sabor de uvas, ameixas e laranjas pode inibir a divisão celular e ter um efeito tóxico na medula óssea. No entanto, mais pesquisas são necessárias para ver seu efeito em humanos.

Portanto, é bom limitar o consumo de alimentos com sabores artificiais. Experimente comprar alimentos ou bebidas formulados com ingredientes naturais para poder desfrutar do sabor original.

8. Gordura trans

Gordura trans (gordura trans) é um óleo vegetal hidrogenado geralmente encontrado em margarinas, biscoitos, Pipoca, alimentos fritos, ao creme.

Vários estudos provaram que as gorduras trans podem aumentar o colesterol LDL ruim, o que aumenta gradualmente o risco de doenças cardíacas.

Por esse motivo, é melhor limitar o consumo de alimentos que contenham gorduras trans. Além disso, use outros tipos de óleos vegetais mais seguros para cozinhar, como azeite de oliva, óleo de canola e óleo de semente de girassol.

Limite o consumo de alimentos que contenham aditivos

Além dos oito tipos de aditivos acima, na verdade existem muitos outros produtos químicos adicionados ao fast food. Quanto mais porções você consome e os vários tipos, maior o risco para a saúde.

Portanto, é melhor limitar o consumo de alimentos processados ​​e embalados que contenham muitos aditivos. Contorne isso cozinhando o seu próprio com ingredientes frescos e naturais. Para fortalecer o sabor, você pode usar vários temperos em vez de sal ou MSG.