Oncom é uma comida popular da Indonésia, especialmente em West Java. Este alimento fermentado contém nutrientes bastante completos, tanto macronutrientes como proteínas ou micronutrientes na forma de minerais. Quais são os benefícios de comer oncom?
Conteúdo nutricional Oncom
Fonte: Taste AtlasOncom é um ingrediente alimentar feito de sobras de ingredientes fermentados. As matérias-primas da Oncom podem ser derivadas de farelo de soja (resíduos) que sobraram da fabricação de tofu, bolo de amendoim, amido de mandioca e bolo de coco.
Existem dois tipos de oncom no mercado, nomeadamente oncom vermelho e oncom preto. Oncom vermelho é feito de farelo de soja (resíduo de tofu) com um processo de fermentação envolvendo mofo Neurospora intermediário ou Neurospora cytophila .
Já o oncom preto é feito com uma mistura de bolo de amendoim e farinha de tapioca. O processo de fermentação deste produto utiliza bolor Rhizopus oligosporus que também é usado na fabricação de tempeh.
Com essas diversas matérias-primas, o conteúdo nutricional da oncom também é muito rico. No entanto, em geral, os seguintes nutrientes podem ser encontrados em 100 gramas de oncom (aproximadamente o tamanho de um bloco médio).
- Energia (calorias): 187 kcal
- Proteína: 13 gramas
- Gordura: 6 gramas
- Carboidratos: 22,6 gramas
- Tiamina (Vitamina B1): 0,1 miligrama
- Niacina (vitamina B3): 1,6 miligramas
- Cálcio: 96 miligramas
- Fósforo: 115 miligramas
- Ferro: 27 miligramas
Além disso, oncom contém compostos antioxidantes, vitaminas e outros minerais derivados de suas matérias-primas. Oncom com diferentes tipos pode fornecer diferentes aportes nutricionais.
Benefícios Oncom para a saúde
Alimentos fermentados com muitos nutrientes, como iogurte, kimchi, kefir e oncom, são bem conhecidos por seus benefícios à saúde. Abaixo estão alguns exemplos,
1. Superando a flatulência
O estômago pode ficar inchado após a ingestão de alimentos que contêm oligossacarídeos. Os oligossacarídeos são carboidratos complexos que o corpo humano não consegue digerir. Esses carboidratos podem realmente causar inchaço.
Oncom contém um tipo de enzima chamada alfa-galactosidase. Lançamento de pesquisa na revista BMC Gastroenterology Esta enzima é capaz de aliviar o inchaço, ajudando na degradação dos oligossacarídeos no sistema digestivo.
2. Digestão saudável
Os benefícios deste oncom vêm dos probióticos, ou seja, bactérias boas que são benéficas para a saúde. No corpo, os probióticos restauram o equilíbrio das bactérias intestinais e aliviam vários sintomas de distúrbios digestivos.
Vários estudos mostram que o consumo de alimentos fermentados pode reduzir a gravidade da diarréia, constipação (constipação) e flatulência. Na verdade, esses alimentos têm o potencial de aliviar os sintomas em pessoas com síndrome do intestino irritável (SII).
3. Aumente a imunidade
As bactérias intestinais desempenham um papel importante na função imunológica. Vários estudos mostraram que o alto teor de probióticos nos alimentos fermentados pode aumentar a imunidade e prevenir várias doenças.
Alimentos fermentados, como oncom, têm grandes benefícios para as pessoas que ficam resfriadas com facilidade. Além disso, as pessoas que comem regularmente alimentos fermentados tendem a se recuperar mais rapidamente do que as pessoas que os comem com menos frequência.
4. Tende a ser mais nutritivo do que a matéria-prima
A fermentação ajuda a quebrar os nutrientes dos alimentos para que o corpo humano seja capaz de digeri-los melhor. Se o processo digestivo correr bem, o funcionamento do intestino também será ideal para absorver nutrientes.
Além disso, a fermentação pode destruir os antinutrientes ou substâncias dos alimentos que realmente inibem a absorção dos nutrientes. É por isso que os nutrientes dos alimentos fermentados tendem a ser melhores do que as matérias-primas.
5. Ajuda a controlar o peso
O conteúdo nutricional da oncom é adequado para quem deseja manter o peso. O motivo é que o oncom é rico em proteínas e gorduras saudáveis que o deixam saciado por mais tempo. Como resultado, você também não come demais.
Alguns estudos também sugerem que certas bactérias em alimentos fermentados podem ajudar a perder peso e gordura abdominal. Mesmo assim, esses achados ainda precisam ser fortalecidos por novas pesquisas.
6. Reduza o risco de doenças cardíacas
O consumo de produtos de soja está associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares (coração), incluindo acidente vascular cerebral e doença coronariana. Exclusivamente, os especialistas não entendem completamente a origem dos benefícios deste oncom.
Mesmo assim, há alegações de que antioxidantes, proteína de soja e compostos de fitoestrogênio trabalham juntos para reduzir os níveis de colesterol no sangue. Os probióticos do oncom também podem ter o mesmo efeito no seu corpo.
Como outros alimentos fermentados, o oncom tem um enorme valor nutricional e benefícios. Para obter esses benefícios, basta adicionar esses alimentos ao seu cardápio semanal.