5 benefícios do chocolate para a saúde, um dos quais reduz a hipertensão

Algumas pessoas pensam que o chocolate é um alimento do qual devem se manter afastados, pois corre o risco de aumentar o peso e os níveis de açúcar. Na verdade, o chocolate tem um teor calórico bastante elevado, mas este alimento também contém os nutrientes de que o corpo necessita. Aqui estão os benefícios, propriedades e conteúdo nutricional do chocolate que são bons para a saúde.

Conteúdo nutricional no chocolate

Existem vários tipos de chocolate, como o chocolate ao leite ( chocolate ao leite ), chocolate branco ( chocolate branco ), e chocolate amargo (chocolate escuro).

Dos três, chocolate escuro tem mais benefícios para a saúde.

Com base nas informações dos dados de composição de alimentos da Indonésia, 100 gramas de chocolate têm o seguinte conteúdo nutricional.

  • Água: 2,3 ml
  • Energia: 615 calorias
  • Proteína: 5,5 gramas
  • Gordura: 42,6 gramas
  • Carboidratos: 29,2 gramas
  • Fibra: 10,8 gramas
  • Cálcio: 98 miligramas
  • Fósforo: 446 miligramas
  • Ferro: 4,4 miligramas
  • Sódio: 20 miligramas
  • Potássio: 708,3 miligramas

Embora tenha muitos benefícios para a saúde, o chocolate amargo é um alimento de alto teor calórico. Isso faz com que você precise consumi-lo com sabedoria para não exagerar.

Os inúmeros benefícios do chocolate para a saúde do corpo

Você sabia que o chocolate amargo tem benefícios para a saúde do coração, afastando os radicais livres?

Esta é uma explicação completa sobre os benefícios e eficácia do chocolate para a saúde corporal.

1. Rico em antioxidantes

Chemistry Central Journal publicou pesquisas explicando o conteúdo antioxidante no chocolate. Até mesmo o teor de antioxidantes no chocolate é maior do que no mirtilo e no açaí.

A pesquisa mostra que o chocolate contém dois tipos de antioxidantes, polifenóis e flavonóides.

Ambos os tipos de antioxidantes têm benefícios para repelir os radicais livres que causam doenças e envelhecimento prematuro.

O corpo pode ser exposto a radicais livres do ambiente circundante, como radiação solar, fumaça de cigarro, fumaça de veículos, aos alimentos que você consome todos os dias.

Os radicais livres podem causar mutações no DNA que desencadeiam várias doenças.

Começando com artrite, doença cardíaca, aterosclerose, derrame, hipertensão, úlceras estomacais, Alzheimer e Parkinson, até o câncer.

2. Reduzindo a pressão arterial

Os principais benefícios e eficácia do chocolate vêm do conteúdo de flavonóides. No corpo, os flavonóides ativam genes nas células para produzir óxido nítrico.

O óxido nítrico serve para dilatar os vasos sanguíneos, de modo que o fluxo sanguíneo se torna mais uniforme e, por fim, a pressão arterial diminui.

The American Journal of Clinical Nutrition pesquisas publicadas sobre a relação do chocolate podem reduzir a pressão arterial.

Como resultado, consumir regularmente uma barra de chocolate amargo ( chocolate escuro) por 18 semanas, reduziu a pressão arterial em até 18 por cento em pessoas com hipertensão.

3. Reduzindo o risco de ataque cardíaco

Os benefícios do chocolate, que podem reduzir o risco de ataque cardíaco, estão associados à redução da pressão arterial.

Reduzindo a pressão arterial devido à ingestão de chocolate amargo, ao mesmo tempo que ajuda a protegê-lo do risco de derrame cerebral e outras doenças cardíacas.

Diário Nutrição Clínica publicou pesquisas sobre as propriedades do chocolate que podem reduzir o risco de ataque cardíaco.

O estudo mostrou que comer chocolate duas vezes por semana reduziu a placa nas artérias em 32 por cento.

Além disso, consumir chocolate escuro cinco vezes por semana pode reduzir as doenças cardíacas em 57 por cento.

Como funciona, os flavonóides do chocolate, que produzem óxido nítrico, podem reduzir a pressão arterial e, em seguida, oxidar o colesterol ruim (LDL).

4. Aperfeiçoar a função cerebral

Outro benefício do chocolate é que ele melhora a função cognitiva do cérebro, incluindo aguçar a memória e habilidades de pensamento lógico. Tudo isso graças ao seu alto teor de flavonóides.

A American Heart Association conduziu um estudo de 2012 para determinar o efeito do chocolate na função cerebral.

Sua pesquisa mostra que o chocolate amargo pode melhorar a função cognitiva em pessoas mais velhas que têm função reduzida.

O consumo de chocolate com alto teor de flavonóides pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro para que funcione mais suavemente.

5. Reduz o colesterol

Um estudo de 2017 da Nutrition relatou que consumir chocolate amargo por 15 dias pode aumentar o colesterol bom (HDL) em pessoas com HIV.

O chocolate contém polifenóis e teobromina, que podem aumentar os níveis de colesterol das lipoproteínas de alta densidade (HDL). Os níveis de colesterol HDL também são conhecidos como colesterol bom.

Embora existam vários estudos que explicam os inúmeros benefícios do chocolate, você ainda precisa consultar um médico para superar os sintomas que está experimentando. Porque não existe uma dose definida de chocolate para oferecer benefícios.