Fazer exercícios é um hábito importante para manter a saúde geral do corpo e manter um peso normal. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o exercício tem vários benefícios para o corpo, como diminuir o risco de doenças cardíacas, diabetes mellitus tipo 2, alguns tipos de câncer, aumentar a força muscular e óssea, melhorar a saúde mental e manter o humor, diminuindo o risco de depressão e retardando o processo de envelhecimento. Talvez você já tenha ouvido falar de exercícios aeróbicos, mas já ouviu falar de exercícios anaeróbicos? Qual é a diferença entre aeróbio e anaeróbio? Ambos têm os mesmos benefícios e impactos para a saúde?
O que é exercício aeróbio?
O exercício aeróbico conhecido pela maioria das pessoas é na forma de esportes que são realizados em ambientes fechados, realização de movimentos de ginástica ou até mesmo com uso de equipamentos esportivos. Mas, na verdade, o exercício aeróbico é definido como aquele que requer muito oxigênio e envolve muitos músculos grandes. Esse tipo de exercício é feito em baixa intensidade e por um longo período de tempo.
A cada atividade física, o corpo formará energia para ser usada como energia. Quando fazemos exercícios aeróbicos, a maior parte do corpo usa glicogênio ou açúcar muscular e reservas de gordura como material básico para a formação de energia. Esse tipo de exercício é bom para perder peso e manter um coração saudável. Portanto, o exercício aeróbico é altamente recomendado para pessoas com sobrepeso. Ao fazer exercícios aeróbicos, você também pode reduzir os níveis de gordura corporal, evitar o estresse e reduzir o risco de várias doenças degenerativas.
Os tipos de exercícios aeróbicos são esportes confortáveis de fazer, sem dificultar a respiração, como caminhar, nadar, dançar e andar de bicicleta. Cada tipo de exercício aeróbio tem uma duração diferente. Mas a Cleveland Clinic recomenda fazer exercícios aeróbicos de intensidade moderada, que são feitos por 30 minutos todos os dias da semana.
O que é exercício anaeróbico?
Em condições anaeróbicas, o corpo não usa oxigênio no processo de formação de energia. Ao contrário do exercício aeróbio, que usa quase todos os músculos do corpo, o exercício anaeróbico visa fortalecer certas partes musculares. O principal combustível usado para produzir energia ao fazer exercícios anaeróbicos é o açúcar nos músculos ou o glicogênio. O glicogênio se esgota cerca de 2 horas após o uso.
Durante este exercício, o corpo irá produzir ácido láctico, que é o resultado da queima de glicogênio em energia. O ácido láctico, que é bastante rico no corpo, pode causar cãibras musculares e fadiga excessiva. Portanto, o exercício anaeróbio é feito apenas por um curto período de tempo para evitar distúrbios nas funções corporais que possam surgir.
Se o exercício aeróbico é feito para perder peso, então este exercício anaeróbico serve para manter o peso e construir massa muscular. Na verdade, o corpo vai queimar mais calorias se tiver mais massa muscular, portanto, fazendo exercícios anaeróbicos, você pode queimar mais calorias. Além disso, este exercício também é útil para fortalecer a força muscular e óssea e reduzir o risco de osteoporose.
A Cleveland Clinic recomenda fazer exercícios anaeróbicos pelo menos uma ou duas vezes por semana. Após o exercício, você pode começar levantando pesos leves, fazendo-o repetidamente de 12 a 20 vezes. Outro tipo de exercício anaeróbico é correr em sprints, porque requer muita energia e causa fadiga depois de praticá-lo.
Então, que esporte devo escolher?
Em primeiro lugar, determine quais são seus principais objetivos e metas. Se você estiver com sobrepeso ou obeso, é melhor fazer exercícios aeróbicos primeiro. Ao perder peso lentamente, você deve mantê-lo e aumentar a força muscular e óssea. Isso você obtém quando faz exercícios anaeróbicos. Enquanto isso, para obter resultados máximos e manter a saúde, você pode combinar exercícios aeróbicos com exercícios anaeróbicos.