6 tipos de jogos infantis importantes para o crescimento deles

Brincar é a principal atividade das crianças. Não apenas para se divertir, brincar pode desenvolver a criatividade, a imaginação e outras habilidades excelentes para apoiar o desenvolvimento infantil. No entanto, nem todos os tipos de jogos são iguais. Vamos, conheça os diversos tipos de brincadeiras infantis que são importantes para o seu crescimento e desenvolvimento de acordo com o seguinte especialista.

Reconheça os vários tipos de jogos infantis que são importantes para o seu desenvolvimento

Reportando da Very Well Family, existem seis tipos de brincadeiras infantis que são realizadas de acordo com a idade, o humor e a origem social, tais como:

1. Jogo 'grátis' (Jogo desocupado)

Este jogo geralmente é feito quando a criança ainda é um bebê. Esta fase do jogo refere-se à criatividade da criança em mover o corpo de forma aleatória e sem rumo. Este é o jogo mais básico das crianças. O objetivo é treinar as crianças para serem livres para pensar, se mover e imaginar sem as regras do jogo.

Alguns exemplos de jogos que você pode jogar são como lançar e pegar a bola. Para estimular ainda mais o desenvolvimento do seu filho, você também pode fornecer uma variedade de outros brinquedos infantis com texturas e cores interessantes e que podem produzir sons.

Evite brinquedos de tamanho pequeno, emitem uma luz forte e também são muito grandes.

2. Jogue sozinho (jogo independente)

Fiel ao seu nome, a palavra independente significa sozinho. Ou seja, os pais se limitam a observar os filhos quando eles brincam sozinhos. Permitir que as crianças brinquem sozinhas é muito importante para o desenvolvimento infantil. Por quê? Brincar sozinho significa encorajar as crianças a terem uma atitude independente.

Não há ninguém ao seu redor que brinque, isso fará com que a criança se familiarize mais com suas próprias habilidades e aumentará a autoconfiança da criança por seus esforços para completar a brincadeira.

Este tipo de jogo geralmente é praticado por crianças de 2 a 3 anos. Nessa idade, as crianças tendem a ser tímidas e suas habilidades de comunicação não são boas o suficiente, então elas se sentem mais confortáveis ​​brincando sozinhas.

Existem muitas maneiras de fazer esse tipo de jogo. Por exemplo, brincar com trens ou carros de brinquedo, brincar com bonecas ou bonecos e montar quebra-cabeças ou blocos.

3. Jogo de observação (Jogo do espectador)

Você já observou uma criança vendo apenas outras crianças brincando? Sim, embora não participem do jogo, a criança também está brincando. Sim, 'observando o jogo' (onlooker play).

Este “jogo de observação” ajuda o seu filho a desenvolver a comunicação com os seus pares, a perceber as regras do novo jogo e a ter mais ousadia de interagir com outros amigos para discutir o jogo.

Você pode notar as crianças fazendo isso, geralmente enquanto brincam ao ar livre. Por exemplo, observar outras crianças brincando de esconde-esconde, outras crianças jogando bola ou meninas brincando de pular corda.

4. Jogo paralelo (jogo paralelo)

Quando ele é uma criança, seu filho vai passar por um período de transição, ou seja, de brincar sozinho e começar a se relacionar com os amigos. Mas no início eles ainda jogarão sozinhos, mesmo que estejam com seus amigos. Isso é chamado jogo paralelo.

Portanto, ele tende a se concentrar no brinquedo que está jogando, embora haja amigos ao seu redor que também estejam jogando o mesmo jogo. Embora as crianças ainda estejam ocupadas com seu próprio mundo e não prestem atenção aos outros amigos, esse tipo de jogo oferece oportunidades para que as crianças estabeleçam relacionamentos com outras pessoas. Por exemplo, eles trocam brinquedos ou iniciam pequenas conversas com seus amigos sobre o jogo.

5. Jogos Associativos

Bem, à medida que a criança fica mais velha, ela tenderá a fazer jogos associativos. O palco deste jogo é quase o mesmo do jogo de observação, mas desta vez o bebê começa a se interessar em imitar os movimentos do jogo que vê.

Seu filho entrará em ação, mostrando seu interesse pelo jogo. Por exemplo, ele estava assistindo seus colegas brincando de esconde-esconde. Nesse momento, o seu filho não só vai observar, mas também correr à procura de amigos que estejam a brincar.

Nesta fase do jogo, mesmo que a criança tenha começado a participar do jogo, ela ainda não sabe jogar corretamente e nem conhece as regras do jogo.

6. Jogo cooperativo

Este tipo de brincadeira infantil é a fase final em que as crianças podem realmente brincar com outros amigos. Geralmente jogo cooperativo realizadas por crianças mais velhas ou que já frequentam a escola. Este jogo utiliza todas as habilidades sociais que as crianças possuem, principalmente na comunicação.

Não confie apenas em suas próprias habilidades, como jogar bolinhas de gude, esconde-esconde, bekel ball ou congklak. Este tipo de jogo também constrói cooperação entre as crianças e seus amigos do grupo que têm o mesmo objetivo, seja completar o jogo ou ganhar o jogo. Por exemplo, jogar dragão, galasin ou futebol.