O macarrão instantâneo pode ser a comida favorita da maioria dos indonésios, especialmente as crianças hospedadas no hotel no final do mês. No entanto, você sabia que existem perigos à espreita se você comer macarrão instantâneo com muita frequência? Escute aqui!
Macarrão instantâneo são alimentos que foram processados
O macarrão instantâneo inclui alimentos que foram processados ou processados. Alimentos processados não são apenas alimentos preparados e reaquecidos.
Alimentos processados ou processados são alimentos que foram alterados de sua forma original para uma nova forma por motivos de saúde, prazer ou outros motivos.
Os processos que podem ocorrer em alimentos incluem resfriamento, cozimento, aquecimento e secagem. O perigo do macarrão instantâneo, se consumido com muita frequência, está relacionado aos muitos processos químicos e à adição de outros ingredientes que não são bons para a saúde.
Os perigos do macarrão instantâneo para a saúde
Os alimentos processados geralmente adicionam apenas sal, açúcar e gordura para dar um sabor mais delicioso, bem como para torná-los duráveis para que possam ser armazenados por muito tempo.
Às vezes, a adição de alguns desses ingredientes também pode afetar a aparência de alimentos processados e pode até aumentar o desejo das pessoas de comê-los.
Com a adição desses açúcares, a gordura contida nos alimentos processados também aumenta. Isso torna o conteúdo nutricional nele tão pequeno. Abaixo está o perigo de comer macarrão instantâneo com muita frequência no corpo.
1. Síndrome metabólica
Certa vez, um estudo da Coreia do Sul mostrou que o aumento do consumo de macarrão instantâneo está intimamente relacionado ao risco de síndrome metabólica. Esta pesquisa foi conduzida em mais de 3.000 alunos com idades entre 18 e 29 anos.
Os resultados mostraram que os participantes que comeram macarrão instantâneo três ou mais vezes por semana tiveram pressão arterial e glicose no sangue mais altas do que os participantes que comeram apenas macarrão instantâneo uma vez por mês.
Provavelmente, essa síndrome metabólica ocorre por causa do alto teor de sódio e gorduras saturadas prejudiciais encontradas no macarrão instantâneo.
2. Diabetes
O macarrão instantâneo é feito de maida. Maida é farinha de trigo processada que passou por um processo de moagem, refino e branqueamento.
A maida contida no macarrão instantâneo é apenas um ingrediente adicional que não possui nenhum conteúdo nutricional além de ser rico em sabor. Além disso, maida também tem um alto teor de açúcar, de modo que o consumo de maida pode aumentar o açúcar no sangue.
Ao consumir maida, o pâncreas liberará insulina imediatamente para digeri-la, o que deve levar algum tempo. Esta condição pode causar inchaço com potencial para diabetes tipo 2.
3. Aumento do risco de doença hepática
Alimentos que passam por um longo processo de processamento, como macarrão instantâneo, contêm conservantes e aditivos que, se consumidos em excesso, suprimem o funcionamento do fígado por ser difícil de quebrar.
Se não for controlado, o fígado pode ficar sobrecarregado e, então, acumular excesso de gordura em suas próprias células. Como resultado, a gordura que se acumula causa danos ao fígado.
A função hepática prejudicada também pode causar retenção de água e inchaço.
4. Obesidade
Além da síndrome metabólica, consumir muito macarrão instantâneo também pode levar à obesidade.
Você precisa saber, um pacote de macarrão instantâneo contém em média 14 gramas de gordura saturada. Essa figura já consome cerca de 40% de suas necessidades diárias.
Além disso, o macarrão instantâneo também tem muitas calorias. Apesar de encher, o valor nutricional que entra no corpo é pouco e não compensa as calorias.
5. Risco de causar distúrbios digestivos
Durante o processo de preservação, macarrão instantâneo é adicionado com uma substância chamada butil hidroquinona terciária (TBHQ). Este conservante é baseado em óleo que também é encontrado em produtos pesticidas.
Bem, o corpo leva mais tempo para digerir esse conservante. Mesmo depois de duas horas, o estômago não foi capaz de quebrar o TBHQ, então isso pode interferir na digestão.
O tempo que leva para digerir o TBHQ também torna o estômago exposto a essa substância por mais tempo. Como resultado, a capacidade do estômago de absorver nutrientes de outros alimentos se tornará mais difícil.
Como superar os perigos deste macarrão instantâneo?
Na verdade, macarrão instantâneo ainda pode ser consumido e os efeitos à saúde que podem ser causados ainda podem ser controlados. Existem também muitos produtos de macarrão instantâneo que foram fortificados, o que significa que o produto adicionou nutrientes que são certamente bons e necessários para o corpo.
No entanto, considerando os perigos que podem interferir na sua saúde, é uma boa ideia limitar o consumo de macarrão instantâneo. O truque é não consumir todos os dias e controlar a porção ingerida a cada consumo.
Além disso, você deve combinar a porção de macarrão instantâneo com outros alimentos saudáveis que não sejam alimentos processados, como vegetais e ovos.