8 causas de seios aumentados e doloridos além da puberdade

Os seios tendem a mudar com o tempo. A partir da puberdade, o aumento do hormônio estrogênio faz com que os seios aumentem de tamanho e fiquem doloridos pela primeira vez. Essa mudança visa melhorar a função da mama como provedora de leite materno. Com o tempo, os seios de mulheres adultas também podem aumentar ocasionalmente e tornar-se doloridos, mesmo que não estejam mais na puberdade. Por exemplo, toda vez que quero menstruar.

Venha, descubra o que mais pode fazer seus seios crescerem e ficarem doloridos!

Causas de seios aumentados e outras dores além da puberdade

Em mulheres adultas, o aumento dos seios não é mais causado pelas mudanças hormonais da puberdade. Sua rotina diária ou certas condições médicas podem ser os culpados.

1. Tome pílulas anticoncepcionais

Mulheres adultas que tomam pílulas anticoncepcionais regularmente podem ter os seios ligeiramente maiores do que o diabásio. Isso ocorre porque as pílulas anticoncepcionais contêm altos níveis de estrogênio. A adição desse hormônio no corpo também pode fazer com que o líquido se acumule ao redor dos seios. Como resultado, o tamanho dos seios ficará maior e muito sensível.

2. Grávida e amamentando

Durante a gravidez, o hormônio estrogênio no corpo aumenta rapidamente, fazendo com que os seios fiquem maiores.

As mudanças nos hormônios da gravidez fazem com que os seios fiquem mais pesados, maiores e mais sensíveis. Você notará quando vir seus mamilos e a aréola (a área preta ao redor do mamilo) ficando maiores.

Estas mudanças na mama continuarão até você amamentar. Tem como objetivo preparar e aumentar a produção de leite.

3. Menopausa

O aumento dos seios também pode ocorrer após a menopausa da mulher. O oposto do período fértil, o aumento dos seios após a menopausa é, na verdade, causado por níveis reduzidos de estrogênio no corpo. Isso enfraquece o tecido fibroso que mantém o formato da mama.

A densidade mamária também diminui com a idade. É por isso que muitas mulheres com 50 anos ou mais e com excesso de peso sentem os seios caírem e ficarem maiores.

4. Sexo

Além das mudanças hormonais, o sexo também pode aumentar o tamanho dos seios. Acariciar e beijar ao redor dos mamilos ou clitóris pode aumentar o fluxo sanguíneo para os seios. Isso faz com que os seios inchem durante o sexo.

5. Ganho de peso

Você precisa saber se a mama é composta de gordura e tecido mamário. Quando você ganhar peso, com certeza o tamanho do seu peito ficará maior. No entanto, nem todas as mulheres apresentam a mesma condição.

Mulheres com seios densos tendem a ter menos tecido adiposo, então o tamanho dos seios não muda muito.

6. Picadas de insetos

Mosquitos, formigas ou outros pequenos insetos podem picar seu corpo, inclusive ao redor da área dos seios. Picadas desses pequenos insetos podem causar coceira.

Se suas mãos continuarem a coçar a área com coceira, seus seios podem inchar e doer. Felizmente, essa condição só pode ser curada rapidamente.

7. Consumo de cafeína

Acontece que existem alguns tecidos da mama que são muito sensíveis à cafeína. Isso é especialmente importante para mulheres com seios fibrocísticos, ou seja, o crescimento de tumores benignos nas glândulas mamárias.

Essa condição às vezes causa dor e inchaço da mama que é desencadeado pela cafeína. Se você tem essa condição, seu médico pode aconselhá-lo a limitar a ingestão de cafeína ou evitá-la completamente.

8. Certos medicamentos

Seios aumentados, dor e desconforto também podem ocorrer se você estiver tomando antidepressivos ou antipsicóticos.

Normalmente, esses medicamentos são administrados a pessoas com transtornos mentais, como transtorno bipolar, depressão ou transtornos de ansiedade.

Risperdal, um medicamento para o transtorno bipolar, pode aumentar a proclatina. A prolactina é um hormônio que desempenha um papel no aumento da produção de leite para que o tamanho dos seios aumente. Também pode fazer com que os mamilos vazem leite, mesmo quando você não está amamentando.