O coração é um importante órgão responsável pelo bombeamento do sangue pelo corpo. Se o coração e seus vasos apresentarem problemas, certamente causará várias doenças cardíacas e causará sintomas. Pior ainda, se o coração perder sua função, pode ocorrer a morte. Então, qual é a anatomia do coração e como esse órgão funciona no seu corpo? Que doenças podem surgir? Vamos aprender mais na revisão a seguir.
Compreenda a anatomia do coração e sua função
O coração é ligeiramente maior que o punho, que tem cerca de 200 a 425 gramas. O coração está localizado entre os pulmões, no meio do peito, na parte posterior e ligeiramente à esquerda do esterno (esterno).
Para mais detalhes, vamos discutir um por um a anatomia do coração com a imagem a seguir.
Fotos da anatomia do coração1. Pericárdio
O coração está em uma cavidade cheia de líquido conhecida como cavidade pericárdica. As paredes e o revestimento da cavidade pericárdica são conhecidos como pericárdio. Na imagem anatômica do coração, o pericárdio aparece no meio.
O pericárdio é um tipo de membrana serosa que produz fluido seroso para lubrificar o coração durante os batimentos e prevenir a dolorosa fricção entre o coração e os órgãos circundantes.
Esta parte também serve para apoiar e segurar o coração para permanecer na posição. A parede do coração é composta por três camadas: epicárdio (camada externa), miocárdio (camada intermediária), e endocárdio (camada interna).
Se você não cuidar do coração, o pericárdio pode inflamar, causando pericardite. Enquanto isso, se o endocárdio e o miocárdio estiverem inflamados, você terá endocardite ou miocardite.
2. Alpendre (átrio)
O átrio ou átrio é a parte superior do coração, que consiste nos átrios direito e esquerdo. Varanda direita serve para receber sangue sujo do corpo transportado pelos vasos sanguíneos.
Enquanto varanda esquerda funções para receber sangue limpo dos pulmões. A varanda tem paredes mais finas e não é musculosa, pois sua função é apenas receber sangue. Na imagem anatômica do coração, os átrios estão localizados nos lados direito e esquerdo da parte superior do coração.
3. Câmaras (ventrículos)
Assim como os átrios, as câmaras ou ventrículos são a parte inferior do coração, consistindo nas partes direita e esquerda. câmara direita serve para bombear sangue sujo do coração para os pulmões. Enquanto isso, câmara esquerda funções para bombear sangue limpo do coração para o resto do corpo.
As paredes dos ventrículos são muito mais grossas e musculosas do que os átrios porque trabalham mais para bombear o sangue do coração para os pulmões e para o resto do corpo. Na imagem anatômica do coração, parece que os ventrículos estão nos lados direito e esquerdo da parte inferior do coração.
4. Válvula
Preste atenção à anatomia do coração, existem quatro válvulas que mantêm o sangue fluindo em uma direção, a saber:
- válvula tricúspide, regula o fluxo sanguíneo entre o átrio direito e o ventrículo direito.
- valvula pulmonar, regula o fluxo de sangue do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que leva sangue aos pulmões para coletar oxigênio.
- Então, válvula mitral, drena o sangue rico em oxigênio dos pulmões, fluindo do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo.
- válvula aórtica, pavimentando o caminho para o sangue rico em oxigênio do ventrículo esquerdo para a aorta (a maior artéria do corpo).
Em algumas pessoas, as válvulas cardíacas podem não funcionar corretamente, levando a doenças cardíacas valvulares.
5. Músculo cardíaco
O músculo cardíaco é uma combinação de músculo estriado e músculo liso, de formato cilíndrico e com linhas claras e escuras. Observando cuidadosamente com um microscópio, verá que este músculo possui muitos núcleos celulares no meio.
Os músculos do coração são responsáveis pelo bombeamento do sangue por todo o corpo. O músculo cardíaco é o músculo mais forte porque é capaz de trabalhar continuamente o tempo todo sem descansar para bombear sangue. Se este músculo parar de funcionar, o sistema circulatório irá parar, resultando em morte.
Bem, neste músculo cardíaco existe um ciclo cardíaco, que é a sequência de eventos que ocorrem quando o coração bate. As duas fases do ciclo cardíaco são as seguintes:
- sístole, o tecido do músculo cardíaco se contrai para bombear o sangue para fora dos ventrículos.
- diástole, o músculo cardíaco relaxa quando ocorre o enchimento do coração com sangue
A pressão arterial aumenta nas artérias principais durante a sístole ventricular e diminui durante a diástole ventricular. Isso resulta em 2 números associados à pressão arterial.
A pressão arterial sistólica é o número mais alto e a pressão arterial diastólica é o número mais baixo. Por exemplo, uma pressão arterial de 120/80 mmHg representa uma pressão sistólica (120) e uma pressão diastólica (80). O músculo cardíaco pode enfraquecer ou apresentar uma anomalia estrutural, nomeadamente cardiomiopatia.
6. Vasos sanguíneos
Preste atenção à anatomia do coração, existem três vasos sanguíneos principais no coração, a saber:
Artérias
Esses vasos sanguíneos do coração são ricos em oxigênio porque eles conduzem o sangue para o lado esquerdo do músculo cardíaco (ventrículo esquerdo e átrio). As artérias têm paredes elásticas o suficiente para manter a pressão arterial consistente.
Em seguida, a artéria coronária principal esquerda ramifica-se para formar:
- Artérias Descendente Anterior Esquerdo (LAD), serve para fornecer sangue à parte superior e esquerda do coração.
- Artérias Circunflexo esquerdo (LCX), a artéria principal esquerda que circunda o músculo cardíaco e fornece sangue para a parte externa e posterior do coração.
A artéria coronária direita é responsável por fornecer sangue ao ventrículo direito, átrio direito, SA (sinoatrial) e AV (atrioventricular). A artéria coronária direita ramifica-se para o Posterior direito descendentee a artéria marginal direita. Junto com o LAD, a artéria coronária direita ajuda a fornecer sangue ao septo cardíaco.
Os vasos sanguíneos do coração podem causar problemas, como doença coronariana e aterosclerose, ambas as condições indicam um bloqueio nos vasos cardíacos.
Veias
Esses vasos sanguíneos transportam sangue pobre em oxigênio do resto do corpo de volta ao coração, em vez de artérias, ou seja, as veias têm paredes de vasos mais finas.
Capilar
Esses vasos sanguíneos são responsáveis por conectar as artérias menores com as veias menores. Suas paredes são tão finas que permitem que os vasos sanguíneos troquem compostos com os tecidos circundantes, como dióxido de carbono, água, oxigênio, resíduos e nutrientes.
Como funciona o mecanismo ou o funcionamento do órgão do coração?
Depois de compreender a anatomia do coração e a função de cada parte, você pode passar a discutir como o coração funciona.
O mecanismo de ação do coração está relacionado ao fluxo de sangue no corpo. Resumindo, a circulação do sangue bombeado pelo coração vai do corpo para o coração, depois dos pulmões de volta ao coração e o fluxo retorna para o resto do corpo.
No lado esquerdo do coração (observe a anatomia do coração), o sangue pobre em oxigênio entra no coração pelas duas veias inferior e superior e no átrio direito. Os átrios se contraem, o sangue flui para o ventrículo direito através da válvula tricúspide aberta.
Quando os ventrículos estão cheios, a válvula tricúspide se fecha para evitar que o sangue flua de volta para os átrios. Nesse momento, os ventrículos se contraem e o sangue sai do coração pela válvula pulmonar, para as artérias pulmonares e para os pulmões. Então, o sangue ficará rico em oxigênio novamente.
Esse sangue rico em oxigênio flui pelo lado direito do coração. O sangue vai passar pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo. Os átrios se contraem e enviam sangue para o ventrículo esquerdo através da válvula mitral que se abre.
Quando os ventrículos estão cheios, as válvulas se fecham para evitar que o sangue volte para os átrios. À medida que os ventrículos se contraem, o sangue sai do coração pela válvula aórtica para a aorta e circula por todo o corpo.
Esta função cardíaca vital, é claro, você deve manter um coração saudável. O objetivo é evitar várias doenças cardíacas mais tarde na vida. Você pode ajudar a manter seu coração saudável verificando sua frequência cardíaca. Consulte um médico se sentir sintomas de problemas cardíacos ou outras condições relacionadas.