Sintomas de hipertensão de leve a mais grave •

Dos vários problemas de saúde que dominam o mundo da saúde moderna, a hipertensão é aquele que precisa ser vigiado. O motivo é que a pressão alta ou hipertensão geralmente não causa sintomas, mas pode causar vários problemas de saúde.

Alguns dos perigos ou complicações da pressão alta que podem ser causados, como insuficiência cardíaca, ataque cardíaco, derrame ou insuficiência renal. Na verdade, se ocorreu insuficiência renal, você pode precisar de um transplante de rim ou diálise. Por este motivo, é importante estar ciente dos sinais e sintomas da hipertensão o mais cedo possível para evitar o agravamento da hipertensão.

Sintomas de pressão alta ou hipertensão a serem observados

A hipertensão geralmente não mostra certas características, sinais ou sintomas. A única maneira de saber a pressão arterial elevada é por meio de um teste de pressão arterial. Se sua pressão arterial estiver abaixo de 120/80 mmHg, você tem pressão arterial normal, mas se sua pressão arterial atingir 140/90 mmHg ou mais, você é classificado como hipertenso.

Embora não haja sinais ou sintomas óbvios, algumas pessoas com histórico de hipertensão costumam se queixar de vários sintomas. Geralmente, esses sintomas podem ser sentidos se você tiver outras condições de saúde que possam ser a causa da hipertensão ou também conhecidas como hipertensão secundária. Além disso, os sintomas também podem ser sentidos se você tiver pressão arterial muito alta ou se for chamada de crise hipertensiva.

A seguir estão alguns dos sintomas frequentemente associados à hipertensão e os mais comuns:

1. Manchas vermelhas nos olhos

A American Heart Association (AHA) considera as manchas vermelhas nos olhos (hemorragias subconjuntivais) um dos sintomas mais comuns da hipertensão. Além de pessoas com hipertensão, esse sintoma às vezes também é encontrado em pessoas com diabetes.

No entanto, a hipertensão e o diabetes não são a causa das manchas vermelhas nos olhos. Portanto, você deve consultar um médico imediatamente se houver sintomas semelhantes em seus olhos. Um oftalmologista (oftalmologista) pode detectar lesões no nervo óptico do olho, que podem ser causadas por hipertensão não tratada.

2. O rosto fica vermelho

Além de manchas vermelhas nos olhos, a AHA também menciona que as pessoas com pressão alta costumam se queixar de sintomas de vermelhidão no rosto.

O rosto que fica vermelho é devido ao aumento dos vasos sanguíneos faciais. Essa condição geralmente pode ocorrer repentinamente ou é uma resposta a certas condições, como exposição à luz do sol, ar frio, alimentos picantes, vento, bebidas quentes ou certos produtos de cuidado facial.

A vermelhidão no rosto também pode ocorrer devido a pressão psicológica ou estresse, exposição a água quente, consumo de álcool e exercícios. Essas condições podem desencadear a hipertensão por um certo tempo, de forma que os sintomas de vermelhidão apareçam.

Embora os sintomas de vermelhidão facial possam ocorrer devido à hipertensão, essa condição nem sempre é causada por essa doença.

3. Tonto

A tontura é um efeito colateral ou sintoma de uma ampla variedade de condições. Na verdade, o consumo de certas drogas também pode causar o aparecimento de tonturas. Portanto, é possível que a tontura que você sente faça parte dos sintomas da hipertensão.

Nem todos os tipos de tontura podem ser causados ​​por hipertensão. No entanto, você não deve subestimar esses sintomas, especialmente se a tontura aparecer repentinamente.

Você também precisa estar atento se a tontura for acompanhada por outros sintomas de hipertensão, como perda de equilíbrio e dificuldade para andar. Esses sintomas de pressão alta têm o potencial de desencadear um derrame.

4. Dor de cabeça

Ao contrário da tontura, que geralmente é apenas uma sensação de girar na cabeça, as dores de cabeça são um sintoma mais sério de pressão alta ou hipertensão. Você pode sentir uma dor latejante (latejante) na sua cabeça.

No entanto, assim como as tonturas, as dores de cabeça não são um sintoma direto da hipertensão. As dores de cabeça geralmente ocorrem quando uma pessoa apresenta pressão arterial muito alta ou o que é conhecido como crise hipertensiva ou hipertensão maligna.

Quando a hipertensão é maligna, a dor de cabeça sentida é diferente de uma dor de cabeça normal. Geralmente, há outros sintomas que também podem ser sentidos junto com essa dor de cabeça, como visão turva, dor no peito ou falta de ar.

Além disso, as dores de cabeça em pessoas com hipertensão também podem ocorrer porque a hipertensão pode causar edema cerebral (que também é comum na hipertensão maligna), devido a outra condição médica que causa hipertensão (hipertensão secundária) ou um efeito colateral de medicamentos para hipertensão.

Portanto, para tratar dores de cabeça devido à hipertensão geralmente é feito tratando a causa, seja ela hipertensão maligna, hipertensão secundária ou alterando a medicação para hipertensão de acordo com as disposições do médico.

5. Falta de ar

Se a pressão alta afetar os vasos sanguíneos do coração e dos pulmões, você poderá sentir falta de ar.

Essa condição é chamada de hipertensão pulmonar, que ocorre quando o lado direito do coração tem dificuldade de bombear o sangue pelos pulmões, de modo que o sangue oxigenado não consegue fluir adequadamente.

Além da hipertensão pulmonar, também pode ocorrer falta de ar se você tiver hipertensão normal ou hipertensão sistêmica. No entanto, esses sintomas geralmente são sentidos quando você tem uma crise ou hipertensão maligna.

6. O sangue aparece na urina

Outro sintoma de hipertensão com o qual você precisa estar atento é a presença de sangue na urina. Quando você urina e há sangue na urina, é possível que sua hipertensão esteja relacionada a problemas renais.

O sangue também pode não ser visível na urina, mas os glóbulos vermelhos serão visíveis quando examinados ao microscópio. Portanto, se seu médico suspeitar que sua hipertensão está relacionada a doença renal, pode ser necessário fazer um teste de urina para confirmar o diagnóstico.

Esta condição de urina com sangue é conhecida como hematúria. Uma das principais causas é a ruptura de um cisto no rim ou a presença de pequenos vasos sanguíneos ao redor do cisto. Os sintomas de pressão alta geralmente duram um ou vários dias.

7. Batimento cardíaco irregular

Outro sintoma de pressão alta ou hipertensão é o batimento cardíaco irregular. Essa condição geralmente ocorre quando o coração bate muito rápido, irregularmente ou até mesmo para de bater por uma fração de segundo.

Além disso, você pode sentir que seu coração está batendo com muita força ou vigor. Às vezes, você também sentirá a sensação na garganta, pescoço e mandíbula.

Nesta condição, geralmente a pressão alta que você tem evoluiu para arritmias. As arritmias também podem aumentar o risco de insuficiência cardíaca.

8. O nariz sangra ou sangra

Sangramentos nasais ou nasais são sintomas menos comuns de hipertensão. Isso pode acontecer em pessoas com hipertensão, mas é muito raro.

Os especialistas ainda estão debatendo o que causa essa condição. No entanto, relatado pela Clínica Mayo, quem tem sangramento nasal pode piorar quando acompanhado de hipertensão.

Em adultos mais velhos, o sangramento nasal pode ocorrer devido ao endurecimento das artérias, conhecido como aterosclerose. A aterosclerose pode ser causada por pressão alta.

Várias condições que podem acompanhar os sintomas de hipertensão

Outros sinais e sintomas de pressão alta que podem aparecer se sua condição for grave incluem:

  • Visão embaçada.
  • Ansiedade excessiva.
  • Náusea ou vômito.
  • Parece confuso.
  • Dor na região do peito.
  • Dormência ou fraqueza nos braços, pernas, rosto e outras áreas do corpo.
  • convulsões.

A frequência com que você precisa de uma verificação de pressão arterial varia de caso para caso, dependendo da gravidade dos seus sintomas de hipertensão. Em geral, se você estiver preocupado com seus sintomas atuais de pressão alta, consulte seu médico imediatamente.

Quando você deve consultar um médico?

Se surgirem sintomas de hipertensão, conforme mencionado acima, você deve ir imediatamente ao hospital para tratamento médico. O motivo é que esses sintomas indicam que sua hipertensão é grave.

Essa condição é comumente referida como crise hipertensiva ou hipertensão maligna, que é um rápido aumento da pressão arterial que atinge 180/120 mmHg ou mais. A crise hipertensiva geralmente é tratada com a administração de medicamentos por via intravenosa. Se não for tratada imediatamente e de forma adequada, pode progredir para outras doenças, como acidente vascular cerebral ou ataque cardíaco.

Para evitar isso, você deve fazer verificações regulares da pressão arterial o mais cedo possível. Para adultos saudáveis, você deve fazer uma verificação da pressão arterial a cada dois anos.

Verificação de pressão arterial de rotina

Se você tem pré-hipertensão (pressão arterial entre 120/80 mmHg e 140/90 mmHg), deve verificar sua pressão arterial uma vez por ano ou conforme indicado pelo seu médico. O motivo é que alguém com pré-hipertensão corre o risco de desenvolver hipertensão no futuro.

Enquanto isso, se você for classificado como hipertenso, seu médico geralmente o aconselhará a fazer verificações de pressão arterial com mais frequência. Principalmente se você sentir certos sintomas que apontam para outras doenças.

Se não consegue ir ao médico regularmente, pode ser possível verificar a sua tensão arterial no centro de saúde ou na farmácia mais próxima. Você também pode comprar um monitor de pressão arterial para usar em casa. No entanto, é sempre uma boa idéia consultar seu médico sobre o teste de pressão arterial certo para você.

Se você tem hipertensão, seu médico geralmente lhe dará uma dose mais baixa de medicamento primeiro. Alguns dos medicamentos para hipertensão comumente prescritos por médicos são diuréticos, bloqueadores do receptor de angiotensina, bloqueadores betae outras drogas de alívio da hipertensão.

No entanto, o médico também solicitará que você faça mudanças no estilo de vida e uma dieta saudável para reduzir a pressão arterial. Esses estilos de vida saudáveis ​​incluem exercícios regulares, dieta para hipertensão e ingestão de mais vegetais e frutas que podem ajudar a superar os sintomas e evitar que a pressão arterial suba.