Espasmos musculares: reconhecer os sintomas, as causas e como superá-los

Você já sentiu de repente um músculo se contraindo fora de controle, de forma que não conseguia relaxar? Pode ser que você esteja tendo espasmos musculares. No entanto, você sabe o que realmente significa um espasmo muscular? Venha, veja uma revisão completa desta condição, incluindo seus sintomas, causas e como lidar com ela.

O que são espasmos musculares?

Basicamente, espasmos musculares e cãibras são quase a mesma condição. Os espasmos musculares ocorrem quando um músculo se contrai repentinamente por conta própria e fica fora de seu controle. Na verdade, essa condição faz com que os músculos não relaxem e fiquem tensos.

Esta condição é muito comum, na verdade quase todo mundo já passou por isso. Se esses espasmos durarem muito tempo, essa condição será chamada de cãibras musculares.

Essa condição pode ocorrer em alguns ou em todos os músculos do corpo. No entanto, as partes do corpo que costumam ser o local de ocorrência das convulsões são as coxas, panturrilhas, áreas dos pés, mãos, braços, abdômen e, possivelmente, também ao redor das costelas.

Ao passar por essa condição, você pode sentir uma dor que varia de leve a muito forte. Os músculos que passam por essa condição certamente parecem mais rígidos e duros do que os músculos normais, especialmente quando tocados.

Na verdade, seus músculos podem até parecer latejar quando você faz isso. Essa condição pode durar de segundos a minutos e ainda mais. Essa condição também pode ocorrer repetidamente antes de desaparecer completamente.

Causas de espasmos musculares

Visto que cãibras e espasmos musculares são condições semelhantes, as causas das cãibras e espasmos musculares não são muito diferentes. Aqui estão algumas condições que podem ser a causa:

  • Falta de aquecimento antes de fazer atividades físicas, principalmente exercícios extenuantes.
  • Músculos cansados.
  • Muita atividade física em clima quente.
  • Desidratação.
  • Desequilíbrio eletrolítico no corpo.
  • Músculos sobrecarregados.
  • Uso de certas drogas.
  • Certas condições de saúde, como insuficiência renal ou diabetes.
  • Gravidez.

Na verdade, você pode sentir cólicas e espasmos ao mesmo tempo se fizer alguma dessas causas.

Sintomas de espasmos musculares que costumam aparecer

Você pode ter experimentado espasmos musculares antes, mas não percebeu. Aqui estão alguns sinais ou sintomas deste problema muscular aos quais você precisa prestar atenção:

  • Dores musculares ou que ocorrem à medida que os músculos ficam mais tensos.
  • Os músculos ficam fracos.
  • O movimento fica mais lento.
  • Perturbações do sono, devido a despertares frequentes devido a músculos doridos.

Também existem sintomas de espasmos musculares que são considerados perigosos para a saúde e devem ser tratados imediatamente, como os seguintes:

  • Áreas de espasmo muscular que são sempre iguais, especialmente depois de esportes.
  • Acompanhado de inchaço ou vermelhidão.
  • Podem ocorrer febre, náusea ou vômito.
  • Acompanhado por uma sensação de calor e formigamento.

Como lidar com espasmos musculares em casa

Basicamente, a condição que causa dores musculares desaparece por conta própria. Isso significa que você pode lidar com essa condição independentemente em casa. No entanto, existem algumas coisas que você deve saber antes de lidar com essa condição que pode causar dores musculares.

De acordo com a American Osteopathic Association, há várias coisas que você pode fazer, como:

  • Pare todas as atividades que possam desencadear este problema muscular.
  • Alongue e massageie suavemente a área muscular que está tensa, deixe-a nessa posição até que a dor no músculo passe.
  • Comprima usando água morna para ajudar os músculos tensos e rígidos a relaxarem mais.
  • Comprima com água fria para reduzir a dor nos músculos doloridos.

Prevenção de espasmos musculares

Em vez de superá-lo, você certamente prefere tomar precauções para não experimentá-lo. Além de manter a saúde muscular, existem vários estilos de vida que também podem ajudá-lo a se livrar de várias doenças musculares, incluindo:

1. Beba mais água

Como mencionado anteriormente, a desidratação é uma das condições que podem causar espasmos musculares. Portanto, certifique-se de atender às suas necessidades diárias de fluidos.

Uma condição que tem potencial para causar desidratação é fazer exercícios ou atividades físicas extenuantes em climas quentes. Se você estiver nessa condição, certifique-se de sempre beber água para evitar a desidratação.

Superar a desidratação é um de seus esforços para prevenir problemas com este músculo.

2. Consumo de vitaminas e minerais

Talvez muitos de vocês não saibam que a falta de minerais no corpo pode causar cãibras musculares ou espasmos. Alguns minerais que devem ser encontrados são potássio, cálcio e magnésio para evitar esse problema muscular.

Infelizmente, existem medicamentos que podem causar a falta de minerais no corpo, um dos quais são pílulas de água ou diuréticos, geralmente usados ​​para tratar a hipertensão.

Portanto, se você deve tomar este medicamento, consulte um médico para saber como manter os níveis de minerais no corpo em equilíbrio.

3. Faça exercícios de alongamento

Uma forma de prevenir espasmos musculares é alongar-se regularmente antes e depois do exercício, especialmente se você decidir fazer exercícios bastante extenuantes.

O problema é que o aquecimento e o resfriamento durante o exercício costumam ser esquecidos. Na verdade, se não for feito corretamente, seu potencial para problemas musculares aumenta ainda mais. Claro, você não quer que isso aconteça, quer?

Portanto, certifique-se de sempre aquecer pelo menos 15 minutos antes de começar a se exercitar e fazer o mesmo que um resfriamento após o exercício.

4. Evite fumar e consumir cafeína

Aparentemente, consumir cafeína e fumar têm um impacto negativo na saúde muscular. A prova, consumir cafeína com demasiada frequência e ter o hábito de fumar também pode aumentar o seu potencial para experimentar vários problemas de saúde muscular, incluindo espasmos musculares.

É aconselhável evitar esses dois hábitos porque fumar e consumir álcool podem aumentar o risco de desenvolver essa condição. Portanto, se você ainda tem um ou os dois hábitos, pare imediatamente.

5. Tome relaxantes musculares

Mesmo se você não teve espasmos musculares, pode tomar relaxantes musculares como uma forma de prevenção contra essa condição. Especialmente se você começou a sentir alguns dos sintomas de espasmos musculares que aparecem. Sem mencionar se os músculos começaram a ficar rígidos e tensos. O uso de relaxantes musculares pode ajudar a relaxar os músculos.

Mesmo assim, o uso de medicamentos que também podem ser usados ​​como analgésicos musculares deve ser feito de acordo com a orientação do médico. Portanto, pergunte ao seu médico se tomar relaxantes musculares é bom para consumo, se for ajustado ao seu estado de saúde.

Isso é importante para evitar interações entre relaxantes musculares e outros medicamentos que você possa estar tomando.