Depois de fazer o planejamento familiar, quando você pode começar a engravidar? •

Depois do casamento, muitas mulheres que não desejam engravidar usam métodos anticoncepcionais ou outras formas de contracepção para ajudar a controlar a gravidez. Com o controle da natalidade, os casais podem controlar quando querem ter filhos e quando não querem. Isso ajuda os casais a planejarem um bom momento para ter filhos.

Para prevenir a gravidez, as mulheres podem usar anticoncepcionais orais, anticoncepcionais hormonais, preservativos e outros anticoncepcionais. Quando o casal está pronto para ter filhos, a mulher pode decidir desistir de seu controle de natalidade e esperar até que ela possa ter filhos. No entanto, quando uma mulher pode voltar à fertilidade e permitir que engravide depois de remover o dispositivo anticoncepcional?

É hora de engravidar depois de tomar anticoncepcional

A capacidade de uma mulher engravidar diminui gradualmente com a idade, a partir dos 25 anos. Assim, é possível que a fertilidade de uma mulher diminua após o uso de um dispositivo de planejamento familiar, não por causa do dispositivo de controle de natalidade em si, mas porque a idade da mulher é mais velha do que antes de usar o dispositivo de controle de natalidade. Problemas de saúde e menstruação irregular também podem diminuir a fertilidade da mulher.

O tempo que uma mulher leva para engravidar novamente depois de parar de usar o anticoncepcional varia muito entre os indivíduos, dependendo do dispositivo anticoncepcional usado.

método de barreira (barreira)

Um exemplo de método de barreira de contracepção é o diafragma, capa cervical, preservativos masculinos, preservativos femininos, esponjas, espermicidas (formas de gel, espuma e creme) e supositórios. Este controle de natalidade não afeta sua fertilidade. Depois de parar de usar este anticoncepcional, você pode engravidar novamente após ter feito sexo com seu parceiro. Se tiver uma concepção acidental e engravidar depois de tomar espermicida, isso não é um problema, porque o espermicida não fará mal ao feto.

Método de combinação hormonal

Esses métodos incluem pílulas anticoncepcionais, injeções e anéis vaginais. Este método contém os hormônios estrogênio e progesterona (síntese a partir da progesterona). Você pode engravidar novamente depois de parar de usar as doses regulares ou baixas deste anticoncepcional combinado. As pílulas combinadas devem ser tomadas todos os dias para prevenir a gravidez, enquanto as injeções anticoncepcionais combinadas devem ser tomadas a cada 30 dias.

Para muitas mulheres, a fertilidade pode retornar após interromper o uso desse método; elas menstruarão alguns dias após interromper o uso desse método. No entanto, algumas mulheres precisam de um mês ou mais para começar a liberar óvulos novamente e menstruar, o que é normal.

Metade das mulheres consegue engravidar novamente nos primeiros 3 meses após parar com as pílulas anticoncepcionais, e a maioria das mulheres pode engravidar novamente após 12 meses de parar com essas pílulas. Informações mais precisas sobre quando uma mulher pode engravidar novamente após parar de usar este método de contracepção ainda não estão disponíveis.

Método de hormônio progesterona

Esses métodos incluem pílulas, implantes (como implanon ou nexplanon) e injeções de depo-provera. Este método contém apenas o hormônio progesterona.

Um implante de progesterona é uma haste de plástico flexível e do tamanho adequado que é colocada sob a pele da parte superior do braço. Impan pode prevenir a gravidez a longo prazo (até 5 anos) e não interfere com o leite materno (Air Susu Ibu) se estiver a amamentar. Com um implante de progesterona (implante), você pode engravidar assim que removê-lo.

A pílula ou mini-pílula só de progesterona contém uma dose baixa de progesterona sintética, por isso pode desaparecer rapidamente do corpo. A maioria das mulheres engravida 6 meses depois de parar de tomar a mini-pílula.

As injeções de Depo-Provera contêm progesterona sintética e não contêm estrogênio, portanto não aumentam o risco de doenças cardíacas e distúrbios de coagulação do sangue. As injeções de Depo-provera são administradas a cada 12 semanas. Você estará fértil novamente em até 13 semanas após a última injeção, ou pode levar um ano ou mais para começar a engravidar novamente. A maioria das mulheres pode engravidar novamente após 6-7 meses de interrupção das injeções de depo-provera.

Dispositivo intrauterino (DIU)

Para as mulheres que pararam de usar o DIU de cobre e o DIU hormonal, a fertilidade retorna após o primeiro ciclo menstrual. O DIU pode ser removido a qualquer momento. As taxas de fertilidade serão as mesmas de antes de você colocar este DIU.

LEIA TAMBÉM

  • Vantagens e desvantagens de vários anticoncepcionais
  • Os métodos anticoncepcionais mais eficazes e ineficazes
  • 10 sinais que você ou seu parceiro podem ser inférteis