3 dicas para aprender a mergulhar para iniciantes, não seja descuidado!

Viver em um país arquipélago tem muitas vantagens. Além de poder ir à praia com frequência, você também pode tentar aprender a mergulhar ou mergulhar no mar. Embora o mergulho pareça fácil, acontece que há muitas coisas que você deve preparar antes de fazer um curso de mergulho e mergulhar no oceano. Quais são algumas dicas para aprender a mergulhar para iniciantes? Confira as informações abaixo.

Mergulho que você não pode fazer descuidadamente

Mergulhar no mar não é a mesma coisa que nadar. As condições ambientais subaquáticas são muito diferentes das das piscinas ou do solo. Portanto, você não pode ser descuidado ao mergulhar. Antes de mergulhar, você deve ter um certificado de mergulho, fazendo um curso de mergulho para iniciantes em uma escola de mergulho.

Então, você realmente tem que passar primeiro no curso da escola de mergulho, ter um certificado e, então, você pode desfrutar da beleza subaquática da Indonésia ou de outros países. Quanto mais horas de vôo, mais belas águas você poderá mergulhar.

O que acontece quando os humanos mergulham no mar?

Quando você está debaixo d'água, seu corpo se aquece 20 vezes mais rápido do que quando está em terra. Sem o treinamento adequado, você pode pegar um resfriado imediatamente ou desenvolver hipotermia.

Além disso, o mergulho também pode causar barotrauma. Barotrauma é uma lesão no ouvido médio devido ao aumento da pressão subaquática. Como medida de precaução, os mergulhadores costumam fazer igualar ou equalização. O objetivo é fazer com que o ouvido se adapte às condições de alta pressão. O truque é expirar enquanto fecha o nariz.

Mesmo durante o mergulho, você pode experimentar narcose por nitrogênio. Conforme citado em eMedicine Health, essa condição ocorre quando há um excesso de nitrogênio no corpo de modo que você pode perder a consciência. Em certos casos, a narcose por nitrogênio pode levar ao coma. Os sintomas de narcose por nitrogênio podem aparecer mesmo a uma profundidade de 10 metros.

Embora o mergulho seja uma atividade gratificante e divertida, isso não significa que essa atividade seja isenta de riscos. Você precisa de preparação adequada antes de fazer mergulho.

Que tipo de preparação você deve fazer antes de ingressar no mergulho?

Para aqueles de vocês que nunca mergulharam antes, há três coisas principais às quais você precisa prestar atenção ao fazer um curso de mergulho. Para obter mais detalhes, consulte as informações a seguir.

1. Competência na água (habilidades de água)

É comum em esportes únicos e radicais, como o mergulho autônomo, vários requisitos de competência que são alcançados primeiro. Esses requisitos existem para seu próprio conforto e segurança durante o mergulho. Se os requisitos foram atendidos, significa que você é competente o suficiente e pode dominar o campo de mergulho com mais facilidade.

Um deles é o teste de Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (PADI) você tem que passar pra ver o quão grande habilidades de água ou sua competência na água.

Primeiro, por 10 minutos você pode começar a aprender a mergulhar flutuando ou nadando até a beira da piscina ou ficando parado na água sem qualquer ajuda.

Em segundo lugar, nade sem ajuda até 200 metros ou nade até 300 metros com uma máscara de mergulho, snorkel e sapatos de rã. Este teste é fácil de passar se você dominar as técnicas básicas de natação. Neste teste, não há contagem de tempo, então você pode nadar em um ritmo lento para economizar energia.

Durante o curso de mergulho, o instrutor de mergulho irá guiá-lo para que você possa dominar as habilidades básicas de mergulho que são os pré-requisitos.

2. Requisitos de saúde

Para obter uma certificação de mergulho, você precisa ter boa saúde e estar em forma. Portanto, você precisa de uma carta do médico declarando que você atende aos requisitos de saúde necessários antes de mergulhar.

Você pode obter esta carta verificando diretamente a condição com o médico. A lista de condições corporais que você precisa anexar inclui:

  • histórico médico geral,
  • Raio-x do tórax,
  • eletrocardiograma (ECG) para visualizar a atividade elétrica do coração,
  • função pulmonar,
  • audiograma,
  • acuidade visual (visão do olho),
  • teste de sangue completo, e
  • teste de urina.

Além dessa lista, pode haver outros exames médicos aos quais você precise se submeter. Entre em contato com seu curso de mergulho para determinar quais critérios de saúde você deve atender antes de mergulhar.

Além disso, os cursos de mergulho geralmente pedem que você preencha um questionário para avaliar se existem certas condições que podem causar problemas de saúde durante o mergulho.

Na verdade, existem alguns problemas de saúde que não são recomendados para o mergulho, como anormalidades na cavidade do ouvido médio, asma e doenças cardíacas coronárias.

Especialmente para pessoas com problemas cardíacos, um jornal Medicina Ocupacional explicou que o mergulho pode causar efeitos cardiovasculares de curto prazo devido à pressão na água.

Em pessoas que estão em risco, como hipertensão, o mergulho pode ter efeitos cardiovasculares de longo prazo, dos quais você deve estar ciente. Recomendamos que você consulte seu médico ou instrutor de mergulho antes de iniciar esta atividade.

3. Aprenda sobre equipamentos de mergulho

Além da preparação física e dos exames médicos, há mais uma coisa não menos importante se você deseja ingressar no mergulho. Sim, isso é aprender a usar e dominar vários equipamentos de mergulho. Você deve entender como cada parte do equipamento de mergulho funciona da melhor maneira possível. Pense nesses equipamentos de mergulho como uma extensão de suas próprias habilidades físicas.

Por exemplo, compreender como funciona uma mangueira de tubo de mergulho para respirar no fundo do mar. Você tem que saber como funciona como se o tubo fosse um tubo respiratório em seu corpo. O quão profundamente você conhece o equipamento de mergulho pode ser a chave para saber se você mergulhará com sucesso ou não.

Além disso, você também precisa saber quais riscos podem ocorrer nessas ferramentas e como evitá-los ou superá-los quando ocorrerem. Por exemplo, as máscaras de mergulho devem ser bem fixadas. Se você olhar para baixo e a máscara balançar, isso significa que a instalação não está apertada o suficiente e que há risco de entrada de água. Pergunte ao seu instrutor de mergulho o que você pode fazer se sentir que sua máscara se soltou repentinamente durante o mergulho.

É melhor evitar mergulhar sozinho, mesmo se você for proficiente e certificado. Certifique-se de ter pelo menos um companheiro experiente que possa ajudar quando as coisas derem errado enquanto você estiver na água.