O herpes genital é uma das doenças sexualmente transmissíveis mais comuns em muitas partes do mundo. Infelizmente, o herpes em homens e mulheres costuma ser assintomático. Se aparecer, os sintomas do herpes costumam ser mal interpretados como um sinal de outra doença. Confira a explicação completa abaixo.
Quais são os sintomas do herpes nos homens?
O herpes genital é causado pelo vírus herpes simplex, que é transmitido e espalhado através do sexo desprotegido ou sexo oral e beijo.
Assim que o vírus entra por uma ferida aberta na pele ou pelas membranas mucosas (a camada mais externa do tecido que reveste a boca) ou pelos órgãos genitais, o vírus viaja ao longo das vias nervosas.
De vez em quando, o vírus pode se tornar ativo. Quando isso acontece, o vírus volta à superfície sob a pele para começar a agir.
Nesse ponto, o vírus pode causar um surto de sintomas. Os sintomas de herpes genital em homens geralmente aparecem entre dois dias e duas semanas após a exposição à infecção pela primeira vez.
Os sintomas mais comuns de herpes genital em homens incluem os seguintes.
1. Gripe e não se sentindo bem
Durante o aparecimento de um surto nos estágios iniciais, os sintomas de herpes genital em homens geralmente incluem coceira no pênis acompanhada de sintomas gerais de gripe, como:
- febre,
- dor de cabeça,
- dores no corpo,
- sem apetite, e
- gânglios linfáticos inchados - especialmente na virilha.
Homens que apresentam sintomas leves de herpes podem não suspeitar que têm herpes.
2. Nódulos no pênis
Os sintomas de herpes genital em homens incluem pequenas saliências ao redor do pênis. Nódulos no pênis são realmente comuns.
Os caroços no pênis podem ser uma parte natural da pele saudável do pênis, como: pápulas penianas peroladas (PPP) ou manchas Fordyce, nada com que se preocupar.
A diferença é que os nódulos penianos que indicam sintomas de herpes começam em áreas normais da pele com sinais:
- coceira,
- formigamento,
- Quente e
- desenvolve-se em um caroço que fica irritado e dolorido.
Os sintomas do herpes são geralmente pequenos, de cor avermelhada e de textura densa, cheios de um fluido branco ou transparente.
Essas verrugas podem aparecer individualmente ou em grupos.
Esses sintomas também podem aparecer em outras partes do corpo, como nádegas, coxas e braços, até a área ao redor da boca, especialmente se seu primeiro contato com o vírus foi através de sexo oral ou beijo.
3. Feridas na pele do pênis
Nódulos sintomáticos de herpes genital em homens acabam rompendo e causando feridas abertas que são úmidas e doloridas.
A infecção por herpes atinge seu estágio mais infeccioso durante a formação de úlceras. As feridas podem permanecer abertas de um a quatro dias.
Com o tempo, uma crosta aparecerá nas bordas da ferida, que se tornará uma crosta. Dentro de dois a três dias, uma nova pele se formará sob a máscara.
Esse processo fará com que a pele rache e sangre por causa da crosta, e a pele fica dolorida, com coceira ou seca e escamosa.
Dentro de alguns dias, a crosta que se forma na úlcera de herpes irá descascar e revelar uma nova pele livre de vírus por baixo.
O tempo de cura dura cerca de três a sete dias. Não cutuque, puxe ou arranhe a crosta até que a ferida esteja completamente curada.
Tenha cuidado, os sintomas do herpes podem reaparecer
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a primeira onda de sintomas de herpes é geralmente o pior período da doença.
Para evitar a propagação da infecção a outras pessoas, a relação sexual não é recomendada durante este período.
Os sintomas de herpes genital em homens geralmente desaparecem em 2 a 3 semanas, ou talvez antes.
Infelizmente, o vírus permanece no seu sistema para sempre e pode "ligar" novamente mais tarde.
A infecção por herpes em geral pode ocorrer de 4 a 5 vezes em um ano após a recuperação total do primeiro surto de sintomas.
Alguns pacientes relatam uma leve sensação de formigamento na área da infecção anterior antes de apresentarem sintomas recorrentes de herpes genital.
Com o tempo, seu corpo desenvolve imunidade ao vírus, e os surtos podem ocorrer com menos frequência ou até mesmo parar completamente em algumas pessoas.
O herpes pode ser curado?
A única maneira de detectar se seus sintomas são herpes ou não é por meio de um exame.
No entanto, não há cura para o herpes genital.
No entanto, os sintomas do herpes genital podem ser reduzidos e evitados com terapia medicamentosa.
O tratamento também pode reduzir o risco de espalhar o vírus para outras pessoas.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!