Superando a constipação em bebês: tratamentos caseiros com medicamentos

A constipação que atinge bebês pode ser mais difícil de detectar. A razão é que os bebês só reclamam dos sintomas por causa do choro. No entanto, você pode reconhecer essa condição por meio de hábitos intestinais reduzidos, dificuldade em evacuar ou mesmo sem evacuar o dia todo. Então, como lidar com a constipação em bebês? Se não sarar, existe algum remédio para constipação em bebês? Vamos encontrar a resposta abaixo.

Superando a constipação em bebês em casa

A constipação é comum em bebês e geralmente não é um sinal de doença grave. No entanto, você não deve subestimar essa condição, pois os sintomas da constipação podem piorar e até causar complicações.

Aqui estão algumas maneiras de tratar a constipação leve em bebês com remédios caseiros, a saber:

1. Aumente a ingestão de líquidos

A constipação piorará se o bebê estiver desidratado. Na verdade, o corpo precisa de mais água para amolecer as fezes.

Se o corpo não ingerir líquidos, as fezes secarão, se condensarão e obstruirão os intestinos. É por isso que aumentar a ingestão de líquidos pode ajudar com a constipação em bebês.

Continue a amamentar seu bebê se ele ainda não foi desmamado. Se ele tiver mais de 6 meses, você pode alternar a amamentação com água potável com mais frequência do que o normal.

Não dê água a bebês com menos de 6 meses, pois pode perturbar o equilíbrio eletrolítico no corpo. Não dê suco também se ele não tiver idade suficiente, pois isso causará outros problemas digestivos em seu filho.

2. Escolha a comida certa

Dar comida sólida (MPASI) pela primeira vez costuma ser a causa da constipação em bebês. Jay L. Hoecker, M.D, um pediatra da Clínica Mayo diz que escolher os alimentos certos pode ajudar a tratar a constipação em bebês.

Você pode dar cidra de maçã ou pêra durante o tratamento. Essas frutas contêm sorbitol e frutose (açúcar natural) que podem atrair mais água para as fezes, tornando a textura mais macia.

Depois, há a fibra de pectina e a enzima actinidaína, que também estimula o intestino a se mover mais rápido, para que as fezes possam ser expelidas. Dê ao suco de frutas tanto quanto 60 a 120 mg de suco de fruta todos os dias.

No entanto, o suco só deve ser dado a bebês que atingiram a idade de 6 meses. Nessa idade, o sistema digestivo do bebê é capaz de digerir fibras de frutas, conforme sugerido por Madhu Desiraju, MD, no site Kids Health.

Então, quando o bebê conseguir comer alimentos sólidos, você pode dar a ele mingau de maçã. A maneira de fazer é bastante fácil, ou seja, ferver os pedaços de maçã e depois alisar no liquidificador. Você também pode fazer mingau de ervilhas, que é rico em fibras e cereais integrais.

Se a causa da constipação for intolerância à lactose, uma alergia alimentar ou outro problema médico, evite alimentar o alimento que desencadeia os sintomas. Alguns tipos de alimentos que geralmente são evitados são laticínios e alimentos que contêm glúten.

3. Tome um banho quente e faça uma massagem

Um banho quente não apenas limpa o corpo, mas também é uma maneira de lidar com a constipação em bebês.

O calor da água pode relaxar os músculos do estômago, que estão rígidos devido à prisão de ventre. Dessa forma, a sensação de cólicas estomacais sentidas pelo bebê vai melhorar e desaparecer. Certifique-se de que a água do banho do bebê não seja muito quente, ou seja, morna para não machucar a pele.

Em seguida, faça uma massagem suave no estômago do bebê. A massagem pode acalmá-lo, reduzindo a agitação e as sensações desconfortáveis ​​causadas por dores de estômago.

4. Faça o bebê se mexer ativamente

Você também pode precisar fazer o corpo do bebê se mover mais ativamente. O objetivo é estimular os movimentos intestinais do bebê a serem mais ativos, de modo que ele possa empurrar as fezes para fora com mais suavidade.

Se o seu bebê não consegue engatinhar ou andar, você pode deitá-lo na cama. Em seguida, segure os pés do bebê e mova seus pés para acompanhar o movimento de pedalar uma bicicleta.

5. As mães devem ser mais seletivas sobre sua dieta

A superação da constipação não é feita apenas pelo bebê, mas também pela mãe. Principalmente em bebês que ainda são amamentados e têm problemas médicos, como alergias e intolerâncias.

Isso é feito para evitar a mistura de substâncias que desencadeiam a constipação a partir dos alimentos consumidos pela mãe no leite materno. A razão é que algumas substâncias podem fluir para o leite materno, por exemplo, a cafeína, mesmo em pequenas quantidades.

Alguns tipos de alimentos que devem ser limitados ou evitados por mães que amamentam quando seus filhos estão constipados são laticínios, café, refrigerante e álcool. Se você está preocupado com a possibilidade de o alimento que ingere afetar o leite do seu bebê, consulte um médico.

Se o seu médico pedir que você diminua o consumo de laticínios, peça uma refeição substituta para não ter deficiência de cálcio.

Superando a constipação em bebês com remédios

Em casos graves, os remédios caseiros para a constipação em bebês podem não ser eficazes o suficiente. Como resultado, você precisa levar seu filho de volta ao médico. O médico pode dar medicamentos para constipação no bebê.

Tomar remédios para constipação em bebês é, de fato, a maneira mais rápida de aliviar os sintomas. Infelizmente, nem todos os medicamentos para constipação em farmácias ou drogarias podem ser dados a bebês.

Normalmente, o medicamento administrado é uma dose baixa de glicerina que é inserida pelo ânus. Este medicamento atua de várias maneiras, nomeadamente amolecendo as fezes e ajudando os intestinos a expulsar as fezes do corpo.

O National Health Service, o programa de serviço de saúde pública do Reino Unido, afirma que bebês que não foram desmamados não devem tomar remédios para constipação .

O uso desta droga pode causar efeitos colaterais negativos, pois o sistema digestivo do bebê ainda não está perfeito.

Antes de dar laxantes ao bebê, o médico se certificará de várias coisas, incluindo:

  • Os bebês já podem comer alimentos sólidos.
  • As necessidades de fluidos e fibras do bebê são atendidas todos os dias.
  • Os bebês não têm intolerância à lactose porque alguns medicamentos contêm lactose.

Para que este método de lidar com a constipação em bebês seja seguro, sempre ouça as instruções do médico e reserve um tempo para ler atentamente as instruções de uso. Se ele faltar na hora de tomar o remédio não dá a dose duplas, melhor tomar o medicamento imediatamente com a dose usual.

Se ainda não melhorar, mais verificações de saúde serão realizadas. É possível que sua constipação seja o resultado de outra doença, como fibrose cística, hipotireoidismo ou doença de Hirschsprung (um distúrbio do intestino grosso).