Deve ser uma pena se você tiver que coçar a coceira lá em baixo quando em uma multidão. Especialmente se o ataque de coceira vier repentinamente e você também não souber o que o causa. Esperar. Existem muitas causas de coceira vaginal que são bastante triviais, como suor excessivo ou fricção com o tecido da roupa íntima. No entanto, a coceira genital também pode ser um sinal de um problema mais sério. Infecções vaginais, por exemplo.
Você pode descobrir quais são as possíveis causas da coceira vaginal neste artigo. Mesmo assim, você ainda precisa consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados. Porque se você descuidadamente adivinhar a causa e tentar qualquer medicamento, corre o risco de desenvolver outros problemas de saúde mais sérios.
Quais são as causas da coceira vaginal?
Aqui estão uma variedade de coisas que causam coceira vaginal, das mais comuns às mais perigosas:
1. 'Acidente' durante o barbear
A pele vaginal ficará imediatamente lisa e limpa após o barbear. Mas quando mais tarde os pelos púbicos crescerem novamente, você provavelmente sentirá coceira.
Também tome cuidado ao escolher uma navalha. A pele da região vaginal e da virilha é muito sensível. Quando sua máquina de barbear não está limpa ou você faz a barba da maneira errada, a pele vaginal pode ficar vermelha e coçar. Também pode parecer quente como se estivesse pegando fogo.
Como corrigi-lo: não corte os pelos púbicos até que estes acabem. Corte apenas as pontas do cabelo e deixe alguns centímetros. Escolha o barbeador certo com a melhor qualidade. Alternativamente, você pode tentar o método Depilação íntima para não coçar depois.
Após barbear ou depilar, aplique um creme ou loção hipoalergênica para proteger a pele vaginal. Peça recomendações de amigos ou balconistas para escolher o produto certo.
2. Vaginose bacteriana
A vaginose bacteriana (VB) é a causa mais comum de coceira vaginal. A VB é causada pela inflamação de uma infecção bacteriana que altera as condições de pH da vagina. Sexo desprotegido e limpeza vaginal de rotina com ducha pode aumentar o risco de contrair BV.
Essa condição pode ser experimentada por mulheres de todas as idades, mas geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva.
Além da coceira vaginal, essa infecção também é caracterizada por vários sintomas, como:
- Corrimento vaginal de textura mais fluida e de cor cinza, branca ou verde
- Vagina cheira a peixe ou podre
- Coceira vaginal
- Sensação de queimação ao urinar
Como corrigi-lo: os médicos geralmente prescrevem antibióticos na forma de pílulas, cremes ou cápsulas (chamados óvulos) que são inseridos na vagina. Se você estiver grávida, seu médico prescreverá uma pílula antibiótica.
A VB geralmente desaparece 2-3 dias após o tratamento com antibióticos. No entanto, a duração do tratamento pode durar até 7 dias.
Não pare de tomar o medicamento antes de expirar a prescrição. Mesmo se você estiver se sentindo melhor. Certifique-se de seguir as instruções de uso e a duração do uso da dose.
2. Infecção fúngica
Três em cada quatro mulheres no mundo tiveram uma infecção vaginal por fungos pelo menos uma vez na vida.
As infecções por fungos ocorrem quando a levedura Candida albicans que vive naturalmente na vagina cresce selvagem. Existem também fatores que podem aumentar o risco de contrair uma infecção vaginal por fungos: alterações hormonais durante a gravidez, sexo, consumo de antibióticos e diminuição da imunidade.
Além da coceira vaginal, a infecção por candidíase também é a causa do aparecimento de corrimento vaginal anormal na forma de muco espesso, turvo e branco leitoso.
Como corrigi-lo: Infecções fúngicas leves ainda podem ser tratadas com cremes antifúngicos de venda livre. No entanto, é uma boa ideia ainda consultar um médico antes de correr para comprar medicamentos na farmácia.
Para evitar infecções repetidas, seu médico pode recomendar medicamentos contendo altas doses do probiótico acidophilus para interromper o crescimento do fungo.
3. Dermatite de contato
A dermatite de contato é um tipo de irritação cutânea causada por uma alergia aos produtos químicos de certos produtos.
Portanto, se sua pele é muito sensível aos ingredientes ou ingredientes para fazer preservativos, lubrificantes sexuais, xampus e sabonetes, amaciantes de roupas, lenços umedecidos perfumados, ducha, ao detergente para a roupa, a vagina estará sujeita a coceira por causa disso.
Além da coceira, a dermatite de contato também é uma causa de pele vaginal inchada, vermelha e eventualmente endurecida espessa.
Como corrigi-lo: o aparecimento de sintomas de dermatite de contato pode ser prevenido e superado evitando o gatilho. Se você sabe que sua pele é sensível e propensa a irritações, use produtos de cuidado corporal hipoalergênico.
Além disso, evite fazer a barba e usar uma ducha vaginal. Simplesmente enxágue ou lave a vagina da frente para trás com água limpa sempre que quiser. Em seguida, seque bem.
Mesmo que a coceira seja insuportável, nunca coce. Coçar a vagina pode causar coceira e, eventualmente, doer.
4. Eczema
O eczema é uma doença de pele que também pode causar coceira e vermelhidão vaginal.
Portanto, se você tiver eczema e coceira vaginal, é melhor consultar um médico. Pode ser que seu eczema se espalhou para a área ao redor dos órgãos genitais.
Além da coceira vaginal, o eczema pode ser caracterizado por:
- Pele seca
- Coceira insuportável, especialmente à noite
- Pequenos solavancos que costumam escorrer quando arranhados
- Manchas cinza-avermelhadas ou acastanhadas, especialmente nas mãos, pés, tornozelos, pulsos
- Pele espessa e escamosa
- A pele fica sensível e inchada de coçar
O eczema na área ao redor da vagina requer medicação especial. Portanto, consulte um dermatologista e especialista genital para obter o tratamento correto.
5. Psoríase
Relatório da página da Fundação Nacional de Psoríase, os sintomas da psoríase podem atacar a pele da vulva. Principalmente na forma de placa ou inversa (de cabeça para baixo). Ou seja, os sintomas da psoríase podem se desenvolver nos tecidos da vagina. Esta é a causa da coceira vaginal que surge de dentro.
Este tipo de psoríase geralmente pode ser reconhecido pelo reconhecimento dos seguintes sintomas:
- Pele vermelha e lisa não escamosa, mas parece que está esticada
- Manchas espessas de pele com células mortas escamosas prateadas ou brancas
- Coceira intensa na área da pele afetada
- Dor na área da pele afetada
Como corrigi-lo: em comparação com o tipo que ataca a pele do corpo, a psoríase nos órgãos genitais é mais difícil de tratar. Isso ocorre porque a área da pele genital é mais sensível, por isso precisa do medicamento certo com várias considerações especiais. Os medicamentos tópicos são geralmente usados com mais frequência para tratar a causa dessa coceira vaginal.
6. doença venérea
Dos muitos tipos, clamídia, herpes genital, tricomoníase e gonorreia são algumas doenças venéreas que causam coceira vaginal.
As doenças venéreas comuns são transmitidas através do sexo desprotegido (vaginal, oral, anal). Além disso, o hábito de ter vários parceiros sexuais e de praticar sexo ativamente com menos de 25 anos pode aumentar o risco.
Nas mulheres, o sintoma mais típico de doença venérea é coceira, dor e queimação na vagina. Infelizmente, como os problemas vaginais são tão comuns, os sintomas de doenças venéreas nas mulheres costumam ser confundidos com outros problemas comuns.
Fique atento se sentir coceira vaginal seguida de outros sintomas clássicos de uma doença venérea, como dor ao urinar, secreção vaginal com odor fétido e dor durante o sexo. Chame o médico imediatamente.
Antes de confirmar que você é positivo para o vírus, seu médico pode recomendar que você faça um teste de doença venérea. Especialmente se você for um grupo de alto risco.
A solução: se seu teste for positivo para doença venérea, seu médico pode prescrever antibióticos ou antivirais (orais ou injetáveis), dependendo da causa.
7. Menopausa
Sempre que seu hormônio estrogênio flutua, é provável que um dos efeitos que você sinta seja coceira vaginal. Menstruação, gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou menopausa podem causar coceira vaginal de vez em quando.
Especialmente durante a menopausa, os níveis de estrogênio caem drasticamente, o que faz com que as paredes vaginais sequem e fiquem finas. Essa combinação de condições é uma das causas da coceira vaginal, então você fica com vontade de coçá-la.
Como corrigi-lo: o médico geralmente prescreve um creme de hormônio que você pode aplicar diretamente na área do problema. No entanto, você também pode pedir para mudar para a versão em pílula se a coceira não passar.
8. Líquen escleroso
O líquen escleroso é uma doença rara e grave que causa manchas brancas na pele, especialmente ao redor da vulva. É mais provável que essa condição seja encontrada em mulheres após a menopausa. Quando uma pessoa é exposta a essa doença, a área da pele ao redor da vagina dá muita coceira.
Manchas brancas podem aparecer repentinamente na pele, mas os especialistas acreditam que os hormônios ou um sistema imunológico hiperativo podem desencadeá-las.
Manchas brancas devido ao líquen escleroso podem se tornar feridas permanentes ao redor da vagina. A esclerose de líquen precisa ser diagnosticada por um ginecologista e pode ser tratada com medicamentos prescritos.
9. Piolhos púbicos
Na verdade, os piolhos podem aparecer não apenas nos cabelos da cabeça, mas também nos púbicos. Assim como os piolhos, os piolhos púbicos também deixam a área ao redor da vagina com uma coceira insuportável.
A coceira ocorre devido a picadas de carrapatos na pele genital e à presença de lêndeas na pele para irritar a pele.
A principal via de propagação dos piolhos genitais é a relação sexual. No entanto, compartilhar ou emprestar itens pessoais, como toalhas e roupas íntimas, também pode espalhar pulgas. Da mesma forma, se vocês dormirem juntos em lençóis sujos e folgados.
Como corrigi-lo: para eliminar a causa da coceira vaginal, o médico dará creme de permetrina para ajudar a matar os piolhos.
No entanto, é claro que prevenir é melhor do que remediar. Para evitar os piolhos púbicos, é melhor não se hospedar em hotéis que não sejam mantidos limpos e trocar roupas íntimas, mesmo sendo membros da família.
10. Estresse
O estresse é uma das causas da coceira vaginal que muitas pessoas não percebem. O motivo é que o estresse pode enfraquecer o sistema imunológico de uma pessoa.
Quando o sistema imunológico enfraquece, o corpo automaticamente não pode funcionar de maneira ideal. Na verdade, o sistema imunológico ou imunológico desempenha um papel importante na prevenção de infecções. Incluir um deles é uma infecção bacteriana da vagina.
11. Câncer vulvar
Embora muito raro, o câncer vulvar é uma doença que pode ser a principal causa da coceira vaginal. Este câncer também é caracterizado por sangramento fora do ciclo menstrual e dor ao redor da vulva.
Esta condição é tratável, desde que seja diagnosticada e tratada precocemente.
Como corrigi-lo: A causa da coceira vaginal só pode ser erradicada por meio de cirurgia, radioterapia e quimioterapia ou uma combinação delas. Portanto, quando a doença é tratada adequadamente, os sintomas que a acompanham irão desaparecer lentamente.
Quando você deve ir ao médico?
Quando vista da causa, uma vagina com coceira nem sempre indica um problema sério. Mesmo assim, não hesite em consultar imediatamente um médico quando a coceira já não for normal. Você também precisa ser cuidadoso e sensível às mudanças que ocorrem. O motivo é que essa coceira geralmente aparece apenas como um sintoma da doença principal.
Seu médico pode determinar o que está causando sua coceira por meio de certos testes e exames. Depois disso, o médico recomendará o tratamento adequado de acordo com a condição.
A seguir estão diversos sinais e sintomas que fazem com que você precise ir ao médico imediatamente, a saber:
- A coceira não vai embora, embora tenha se passado mais de uma semana
- Dor na área vaginal
- Vermelhidão ou inchaço na área genital
- Difícil de urinar
- Corrimento vaginal anormal
- Dor durante o sexo
- O aparecimento de úlceras ou bolhas na vulva
Os sintomas e as causas da coceira vaginal são geralmente diferentes para cada mulher. Portanto, você precisa consultar um médico se tiver vários outros sintomas não mencionados.
O médico geralmente fará um exame pélvico e colherá uma amostra do fluido vaginal para descobrir a origem do problema. Outros testes também serão feitos, se necessário, para determinar a causa subjacente.