As doenças de pele são problemas de saúde fáceis de detectar. Independentemente do tipo, as doenças cutâneas comuns apresentam sintomas típicos e visíveis. Para reconhecê-lo facilmente, aqui estão os vários sintomas de doenças de pele que aparecem com mais frequência.
Sintomas de doenças de pele
Cada tipo de doença de pele certamente possui características que as diferenciam. No entanto, existem alguns sintomas que geralmente podem ser um sinal de uma doença de pele que está sofrendo. Aqui estão os vários sintomas e suas explicações.
1. Pústulas
O aparecimento de pústulas na pele é um sintoma bastante comum de doenças de pele. As pústulas são pequenos caroços cheios de pus. Esses caroços aparecem brancos ou amarelos no centro com bordas vermelhas.
Esses caroços purulentos podem indicar uma doença causada por uma infecção bacteriana, fúngica ou viral. No entanto, também existem algumas condições que são causadas por doenças inflamatórias da pele. Um deles é furúnculos.
Furúnculos contendo pus aparecem como resultado de uma infecção bacteriana Staphylococcus aureus. Essas bactérias entram e infectam os folículos capilares, causando, eventualmente, caroços. A fervura é dura e dolorida ao toque.
As pústulas também são conhecidas por reconhecer quando você tem acne. Isso pode acontecer por causa da sujeira presa nos poros, causando bactérias causadoras de acne. Às vezes, essas espinhas também podem aparecer devido a uma reação alérgica.
2. Pápulas
Pápulas são lesões ou tecido cutâneo anormais que aparecem como resultado do acúmulo excessivo de pele. As pápulas são geralmente pequenas, apenas cerca de menos de um centímetro. As pápulas podem ser caroços, mas também podem formar áreas planas na pele.
Embora a maioria das pápulas na pele cicatrize rapidamente, elas também podem ser um sinal de uma doença grave.
Você deve ter cuidado se esses sintomas forem acompanhados de pele escamosa, sangramento ou coceira incômoda, pois podem ser sinais de uma doença de pele grave. Consulte o seu médico para obter um diagnóstico e tratamento.
3. Rígido
Ondulações ou bolhas são pequenas saliências que às vezes se enchem de água ou pus. Normalmente, o elástico é muito pequeno, mas se espalha quase uniformemente por todo o corpo.
A varicela é uma doença caracterizada pelo aparecimento de elasticidade na pele, inclusive no rosto. Além da varicela, o herpes também é uma doença de pele cujas características são caracterizadas pela elasticidade aquosa.
Às vezes, bolhas cheias de líquido ou pus também aparecem quando uma pessoa tem impetigo. O impetigo é uma infecção contagiosa da pele que geralmente afeta bebês e crianças. Esta condição é caracterizada por feridas vermelhas que se rompem facilmente e formam uma crosta marrom-amarelada.
4. Erupção cutânea
Muitas doenças de pele que começam com o aparecimento de uma erupção vermelha. Não admira que a erupção seja um dos sinais mais facilmente reconhecíveis de uma doença de pele. Vários problemas de pele caracterizados por erupções incluem micose, rosácea e eczema.
A erupção às vezes é acompanhada de coceira, mas não raramente, apenas manchas vermelhas na pele. Com o tempo, a erupção também pode tornar a superfície da pele irregular, parecer mais escura do que antes, ressecar ou tornar a pele escamosa, especialmente em adultos.
Fique atento a sinais de erupção na pele. Se a erupção ou manchas vermelhas ocorrerem continuamente ou até mesmo se tornarem mais largas, consulte um médico imediatamente. O motivo é que isso pode ser um sinal de irritação grave ou doenças de pele graves, como carcinoma basocelular.
5. Pele seca e escamosa
A pele seca e escamosa é um sinal de doença que deve ser observada. Normalmente, essa condição aparece na tinha versicolor, eczema e psoríase. As escamas costumam aparecer devido à pele muito seca ou a uma pilha de células mortas da pele sobre ela.
Na psoríase, as escamas são geralmente prateadas e ligeiramente salientes da pele. As escamas são bastante espessas devido à produção descontrolada de novas células da pele. Tão seca, a pele das pessoas com eczema e psoríase geralmente racha e sangra. No entanto, esses dois problemas de pele não são de forma alguma contagiosos.
6. Coceira
Outra característica mais facilmente identificada nas doenças de pele é a coceira insuportável. A maioria das doenças de pele é caracterizada por coceira que varia de micose, pulgas d'água, sarna, catapora, psoríase, eczema, tinha versicolor e dermatite.
Relatório do MedlinePlus, coceira é uma sensação desconfortável que aparece como uma reação imunológica do corpo quando a pele irritada dá vontade de coçá-la.
A pele contém células especiais do sistema imunológico que funcionam para proteger o corpo contra vírus, bactérias e outras ameaças. Quando as células da pele detectam um ataque de corpo estranho, o sistema imunológico aciona uma reação que causa inflamação.
Esta condição então provoca coceira, o que é bastante irritante. Às vezes, a coceira também causa dor e queimação. A coceira pode aparecer em um local específico ou em todas as áreas do corpo.
7. Sensação de calor e queimação
A sensação de calor e queimação é uma das características que costuma aparecer quando você tem uma doença de pele. Normalmente, essa sensação aparece quando a pele está irritada ou com erupção na pele. Essa condição geralmente aparece quando a pele está muito seca, como no eczema e na psoríase.
Além disso, uma sensação de calor e queimação também pode aparecer quando alguém tem celulite. A celulite é uma infecção bacteriana contagiosa que aparece nas camadas mais profundas da pele.
A celulite faz com que o paciente sinta vermelhidão, inchaço e uma sensação de calor na área infectada. Em muitos casos, essa condição geralmente ocorre com mais frequência nos pés. No entanto, a infecção também pode ocorrer em outras partes do corpo, até mesmo no rosto.
Não apenas a pele, a infecção pode entrar e atacar os tecidos sob a pele, os gânglios linfáticos, até a corrente sanguínea.
8. Descoloração da pele
Mudanças na cor da pele do que muitas vezes deveriam ser uma característica de certas doenças de pele. Vermelhidão intensa, palidez, descoloração devido à perda de pigmento natural, ou mesmo escurecimento de alguns tons do tom de pele original.
A rosácea é uma doença de pele caracterizada por mudanças extremas na cor da pele. Relatório da National Rosacea Society, a rosácea torna a cor da pele avermelhada que é muito visível. Esta vermelhidão pode desaparecer temporariamente, mas pode reaparecer posteriormente.
Mudanças na cor da pele também são experimentadas por pessoas que sofrem de vitiligo. Isso ocorre quando o corpo perde a cor natural da pele. A pele afetada pode ser muito branca ou pálida e aparecer em áreas da pele que são freqüentemente expostas ao sol. Como resultado, a pele parece listrada com manchas brancas e marrons.
Além da rosácea e do vitiligo, a tinha versicolor também é uma doença que faz com que a cor da pele mude.
Conheça a estrutura da pele humana, incluindo seus tipos e funções
Sintomas de outras doenças de pele
Os vários sinais mencionados são sinais comuns que geralmente aparecem quando alguém tem uma doença de pele. Mas, além disso, existem vários outros sintomas que muitas vezes aparecem e acompanham como segue.
Febre
Basicamente, a febre parece indicar que algo está errado com o corpo. Essa condição geralmente ocorre quando há um erro em uma determinada parte do corpo. Como resultado, o corpo não consegue realizar suas funções adequadamente.
Normalmente, a infecção e a inflamação são as condições que mais frequentemente desencadeiam a febre. Portanto, doenças de pele causadas por infecção e desencadeando inflamação geralmente aparecem acompanhadas de febre.
Irritação ocular
Algumas doenças de pele podem irritar os olhos. A rosácea é uma doença de pele caracterizada por irritação dos olhos.
Algumas pessoas com rosácea apresentam olhos secos e pálpebras vermelhas. Na verdade, essas características são freqüentemente vistas no início da doença, antes que outros sintomas na pele estejam presentes.
fraqueza muscular
Embora raras, as doenças de pele às vezes são acompanhadas por sintomas de fraqueza muscular. A hanseníase e a dermatomiosite são doenças caracterizadas por essa condição. Os sintomas de fraqueza muscular geralmente começam no pescoço, braços, quadris e até mesmo em ambos os lados do corpo.
Quando ir ao médico?
Nem todas as doenças de pele são perigosas e potencialmente fatais. No entanto, você também precisa ser sensível e ir ao médico imediatamente se os sintomas da doença que aparecem na pele não melhorarem. Você também deve ter cuidado ao começar a experimentar coisas como as seguintes.
- Falta de sono devido a problemas de pele irritantes.
- Tentei remédios caseiros, mas sem sucesso.
- As atividades diárias são dificultadas devido a doenças debilitantes.
- Os sintomas que são sentidos não melhoram e pioram ainda mais.
- Experimentando reações alérgicas graves, como falta de ar, inchaço facial e confusão.
- Uma secreção espessa da ferida ou lesão é um sinal de infecção.
- Teve febre de mais de 37,7 graus Celsius.
- Têm erupção na pele perto dos olhos, boca ou órgãos genitais.
Deve ser entendido que a resposta do corpo de cada pessoa a cada doença pode ser diferente. Alguns apresentam erupções cutâneas que coçam, mas alguns são apenas erupções cutâneas vermelhas e assim por diante.
Portanto, consulte imediatamente um dermatologista assim que suspeitar das características de uma doença de pele para confirmar o diagnóstico e planejar seu tratamento geral.