Se você estiver doente devido a uma infecção viral ou bacteriana, geralmente irá ao médico para tratamento. Mais tarde, o médico irá prescrever antibióticos que devem ser trocados na farmácia e bebidos até que acabem.
Após a recuperação, às vezes os sintomas da mesma infecção podem ocorrer novamente. Não raro, muitas pessoas resgatam a receita anterior para superar os sintomas da doença.
O comportamento de repetir ou resgatar prescrições repetidas é seguro e permissível? Vamos conhecer as regras para tomar antibióticos que sejam corretas e seguras a seguir.
Não repita a prescrição de antibióticos
Dr. Erni Nelwan, Sp. PD-KPTI, médico em medicina interna e doenças infecciosas tropicais do RSCM, disse que não é permitido repetir a prescrição de antibióticos.
Isso porque o diagnóstico da doença vivida pela segunda vez não é igual ao da doença inicial.
"Não é permitido repetir as prescrições de antibióticos, porque cada sintoma experimentado não é necessariamente um vírus ou bactéria que causa a mesma coisa", disse o dr. Erni que foi recebido no Hospital da Universidade da Indonésia, Depok, quinta-feira (15/11).
Os antibióticos são medicamentos usados apenas para tratar doenças causadas por bactérias ou outros micróbios. Portanto, nem todos os sintomas da doença que você sente podem ser tratados com antibióticos.
Por exemplo, se você tem sintomas de resfriado, não pode tomar antibióticos para melhorar. Um resfriado é um sintoma da gripe causada por um vírus. Então você tem que tomar medicamentos antivirais.
Para saber se os sintomas da doença que você está apresentando são causados por bactérias ou não, você deve consultar um médico.
Posteriormente, o medicamento pode ser determinado com base no diagnóstico de sua doença. Além disso, se for a origem da ingestão de antibióticos, isso pode fazer com que o corpo experimente resistência aos antibióticos.
O que é resistência a antibióticos?
A resistência aos antibióticos é uma condição na qual o corpo de uma pessoa fica imune e não pode mais ser tratado com antibióticos.
Isso ocorre porque as bactérias ou vírus se tornam resistentes e se adaptam em seu corpo, mesmo após você ter tomado antibióticos.
Se você já está enfrentando resistência aos antibióticos, a capacidade do corpo de lutar contra doenças infecciosas torna-se fraca.
As doenças infecciosas do corpo também se tornam difíceis de tratar com antibióticos.
Também deve ser observado que a resistência aos antibióticos se tornou uma ameaça à saúde global que pode levar à morte.
Se o número de bactérias resistentes aos antibióticos for alto, os tratamentos médicos, como transplantes de órgãos, quimioterapia ou outros tratamentos médicos, tornam-se muito arriscados.
Como resultado, você demora mais para tratar e o tratamento também fica mais caro.
Quais são as regras corretas para tomar antibióticos?
É importante seguir as regras de ingestão de antibióticos recomendadas pelo médico. Aqui estão algumas coisas que devem ser consideradas nas regras de uso de antibióticos:
- Sempre tome antibióticos conforme indicado pelo seu médico.
- Sempre compre uma série de antibióticos conforme prescrito pelo médico (nem mais, nem menos).
- Sempre tome os antibióticos de acordo com sua prescrição, mesmo se você se sentir melhor.
- Sempre tome os antibióticos na hora certa e na dose certa.
- Não perca uma dose.
- Não guarde medicamentos antibióticos para o caso de, no futuro, se houver sinais de recidiva.
- Não se limite a dar ou sugerir antibióticos a outras pessoas.
- Não tome antibióticos que seu médico prescreveu para outra pessoa.
- Informe sempre o seu médico se estiver a tomar quaisquer outros medicamentos ou vitaminas quando prescritos antibióticos.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!