O sexo do bebê pode ser conhecido no início da gravidez com exames de sangue

Quando está grávida, pode ficar curioso sobre o sexo do bebê que está carregando, se é menino ou menina. Muitos então adivinham ou usam métodos na forma de mitos. Em vez de ficar curioso, aqui estão algumas maneiras de descobrir o sexo do seu bebê que você pode experimentar.

Várias maneiras de descobrir o sexo do seu bebê

Muitas pessoas ainda praticam os métodos míticos de descobrir o sexo do feto no útero. Na verdade, nos tempos modernos, foram encontrados vários métodos médicos que podem determinar com precisão o sexo do bebê.

Lançamento do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG), aqui estão algumas maneiras de descobrir o sexo do feto que você pode fazer.

1. Exame de ultrassom

Esta é a forma mais comum de descobrir o sexo do feto. O custo relativamente acessível e o procedimento fácil tornam os exames de ultrassom populares na comunidade.

Na verdade, esse exame não se destina apenas a determinar o sexo do feto, mas também a verificar a condição da região abdominal em geral, como a condição do líquido amniótico, posição fetal, placenta, batimentos cardíacos do bebê e assim por diante.

Para descobrir o sexo do feto, os médicos geralmente recomendam fazer este teste já na 14ª semana de gravidez. A razão é que, antes dessa idade, o sexo da criança não parece diferente entre meninos e meninas.

Atualmente, os exames de ultrassom estão desenvolvendo cada vez mais tipos, como o ultrassom quadridimensional, que pode mostrar uma imagem mais nítida do bebê no útero.

Mesmo assim, saber o sexo da criança nem sempre pode ser feito por ultrassom. O motivo, isso depende da posição do filho no útero. Se a posição genital estiver fechada, o médico pode ter dificuldade em detectar o tipo.

Além disso, esse exame julgava apenas com base em sua aparência. Portanto, o médico pode estar errado. Por exemplo, a imagem que deveria ser um pênis é confundida com uma linha vaginal.

2. Teste NIPT

Teste NIPT ou Teste pré-natal não invasivo é um teste realizado através da coleta de uma amostra de sangue para verificação de cromossomos. Este teste também é conhecido como teste de DNA livre de células ou teste pré-natal não invasivo.

É considerado não invasivo porque o procedimento é simples e não requer cirurgia ou remoção de tecido. Além disso, este teste também não apresenta risco de gravidez.

Comparado ao teste de ultrassom, o teste NIPT é mais preciso. Com base em pesquisa publicada por Journal of the American Medical Association , a acurácia desse teste é de 95,4% para meninos e 98,6% para meninas.

Outra vantagem, o teste NIPT pode ser feito a partir da 7ª semana de gravidez para saber o sexo do bebê. Em contraste com o novo exame de ultrassom pode detectar sexo na 14ª semana de gestação.

Além de determinar o sexo, o teste NIPT também pode ser usado para o seguinte:

  • conhecendo o pai biológico da criança,
  • saber o tipo de grupo sanguíneo rhesus do feto,
  • detecção precoce de doenças do sangue, como beta-talassemia e hemofilia,
  • detectar doenças genéticas, como síndrome de Down, síndrome de Klinefelter, hiperplasia adrenal congênita e assim por diante, bem como
  • detecta anormalidades congênitas no feto, como fibrose cística nos pulmões, sistema digestivo e outros órgãos vitais.

Se você tem histórico familiar de doenças genéticas conforme mencionado acima, é altamente recomendável que você faça um exame de sangue durante a gravidez. O motivo, isso pode ajudá-lo a antecipar a doença.

3. Amniocentese

Esta é uma forma de descobrir o sexo do bebê examinando o líquido amniótico de mulheres grávidas. Nesse exame, o médico insere uma seringa no abdômen da mãe e coleta o líquido amniótico como amostra.

Você não precisa se preocupar com a dor. Porque você será sedado antes de fazer este procedimento.

A amniocentese geralmente é realizada entre 15 e 20 semanas de gestação. Os médicos não recomendam fazer este teste se a idade gestacional for inferior a 15 semanas, devido ao risco de causar complicações na gravidez.

Na verdade, a amniocentese não se destina a saber o sexo do feto, mas a determinar a condição genética geral.

Normalmente, este teste é recomendado se você tiver qualquer uma das seguintes condições.

  • Os resultados do teste de ultrassom suspeitaram de uma anormalidade.
  • Seu teste NIPT é positivo para o feto ter uma anormalidade genética.
  • Numa gravidez anterior, o seu filho teve uma doença genética, como síndrome de Down ou uma doença cerebral.
  • Você ou seu parceiro têm histórico familiar de doenças genéticas.
  • Você está grávida com 35 anos ou mais.

4. Amostra de vilosidade coriônica (CVS)

A próxima maneira de descobrir o sexo do bebê é colher uma amostra da vilosidade coriônica, um tipo de tecido da placenta. Dessa forma, o médico pode determinar a condição dos cromossomos fetais.

Na verdade, o principal objetivo do CVS é ​​detectar precocemente se o seu bebê é suspeito de ter certas doenças genéticas. No entanto, isso também pode ser feito como uma forma de saber o sexo do feto.

Você pode fazer a CVS se quiser saber a condição genética do seu bebê mais rapidamente. O motivo é que esse teste pode ser feito com 11 a 15 semanas de gravidez, que é mais rápido do que o teste de amniocentese e o teste NIPT.

Tal como acontece com a amniocentese, o teste CVS também é recomendado se você estiver grávida com 35 anos ou mais e tiver histórico de doenças genéticas na família ou em filhos anteriores.

Além de saber o sexo do bebê, esse teste também pode identificar distúrbios de gênero, como o intersexo, ou seja, bebês nascidos com dois sexos ambíguos.

Isso é importante para que os pais possam se preparar para a criação de seus filhos de acordo com o gênero.

Mitos sobre como descobrir o sexo de um bebê

Ao lançar o site da Johns Hopkins Medicine, vários mitos circulam na comunidade sobre como descobrir o sexo do feto. Você não deve acreditar nesses mitos.

1. A frequência cardíaca do bebê é mais rápida

Na verdade, meninos e meninas não têm diferença na frequência cardíaca. A frequência cardíaca de uma criança geralmente acelera com a idade no útero, não por causa do sexo.

2. A barriga protuberante mostra um menino

O mito que circula afirma que a barriga da mãe saliente para a frente indica que ela está carregando um menino, enquanto se estender para o lado indica uma menina. Na verdade, o formato do abdômen da mãe é afetado pelo movimento fetal e não pelo gênero.

3. Se o estômago da mãe estiver embriagado, significa que ela está grávida de uma menina

Isso é um mito. Na verdade, a diferença na altura abdominal durante a gravidez pode ser influenciada pela condição da elasticidade da pele da mãe.

Se a elasticidade for boa, pode ser que a posição do conteúdo seja elevada. Normalmente, isso acontece na primeira gravidez. Enquanto a posição curta pode ocorrer porque o estômago começa a se soltar na segunda gravidez e depois.

4. Mamilos escuros são um sinal de ter um menino

Na verdade, as mudanças na cor dos mamilos da mãe não são afetadas pelo sexo da criança que ela está carregando. A cor mais escura é causada pelo aumento da produção do hormônio melanócito.