A corrida é um dos esportes mais eficazes para melhorar a saúde cardiovascular. Embora seja fácil de praticar e tenha muitos benefícios, algumas pessoas não gostam deste esporte porque as deixa sem fôlego rapidamente. Por quê? Venha, descubra as causas e como regular a respiração durante a execução adequada da seguinte maneira.
Várias maneiras poderosas de recuperar o fôlego enquanto corre
Os exercícios cardiovasculares estimulam o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos a fazerem circular o oxigênio pela corrente sanguínea para todas as células e tecidos do corpo. É por isso que correr fará você respirar mais forte, também conhecido como totalmente cansado .
Algumas pessoas podem ter dificuldade em recuperar o fôlego enquanto correm. As causas da falta de ar ao correr são, na verdade, várias, desde cometer erros ao correr ou ter problemas de saúde, como asma, alergias e assim por diante.
Se você tem o mesmo problema, existem várias maneiras que podem fazer com que você regule melhor seu ritmo respiratório durante a corrida, como abaixo.
1. Aquecimento adequado
Aqueça pelo menos 20 minutos, por exemplo caminhando ou corrida na velocidade ideal. O aquecimento serve para preparar o seu corpo para os exercícios que irão aumentar gradualmente os seus batimentos cardíacos e respiratórios.
A transpiração é um bom sinal de que seu corpo se aqueceu. Portanto, você pode usar isso como um guia para que seu aquecimento seja adequado e, então, gradualmente começar a acelerar seu ritmo para correr.
2. Pratique técnicas de respiração adequadas
Respirar da maneira errada pode ser uma das causas da falta de ar e da falta de ar durante a corrida. Se sua respiração for muito superficial durante a corrida, ela não será eficaz para a troca de ar. A respiração abdominal é geralmente usada como uma técnica respiratória eficaz durante a corrida, caracterizada pelo movimento do estômago para cima e para baixo.
Tente respirar profundamente em uma posição imóvel. Você pode começar se acalmando, respirando fundo e, em seguida, abaixando lentamente os ombros ao expirar. Ao expirar profundamente e forçar o ar para fora de seus pulmões, siga a próxima etapa com uma respiração profunda.
Você pode tocar o abdômen para sentir o movimento do estômago. Se seu estômago se move para cima e para baixo, você está respirando corretamente ao correr.
3. Tente correr dentro de casa
Correr ao ar livre ou em ambientes fechados traz grandes benefícios à saúde. Você pode tentar correr dentro de casa em uma esteira em casa ou na academia, se tiver medo de ter problemas para obter ajuda se ficar sem fôlego durante o exercício.
Enquanto isso, se você tiver queixas de dificuldade para respirar devido a alergias, correr em um ambiente com clima controlado pode reduzir os sintomas de alergia. Evite correr em baixas temperaturas, umidade e outras causas.
4. Combine caminhada e corrida
O excesso de esforço também pode causar dificuldade para recuperar o fôlego durante a corrida. Faça uma curta caminhada enquanto corre para restaurar sua resistência e permitir que você respire melhor.
Configure um cronograma de intervalo para caminhada antes de ficar sem fôlego, por exemplo, definindo um intervalo de 5 minutos para corrida e 1 minuto para caminhada e, em seguida, repita essa sequência pelo máximo que puder. Veja se isso pode ajudá-lo a reduzir ou retardar a falta de ar.
5. Verifique a postura e o movimento corporal
A postura ideal pode ajudá-lo a respirar com mais eficiência, evitando o excesso de pressão no diafragma. Correr com passadas longas pode permitir que você vá mais longe com o mínimo de esforço, enquanto reduz as demandas associadas ao sistema cardiovascular.
Depois de praticar a postura e os movimentos corporais ideais durante uma corrida, você pode não perceber o ritmo de sua respiração acompanhando o movimento de seus passos enquanto caminha. Quando você pisa, definitivamente respira, isso é bastante eficaz no controle da respiração, de modo que reduz a chance de ficar sem fôlego.
6. Respirando pela boca
Uma forma alternativa de respirar corretamente durante a corrida é inalar pela boca. Embora muitos recomendem respirar pelo nariz para controlar o fluxo de ar, ao correr o seu corpo exigirá uma ingestão maior de oxigênio do que o volume de oxigênio fornecido pelo nariz.
Como resultado, a técnica de respirar pela boca é a melhor solução para evitar a perda de ar durante a corrida. Como na explicação anterior, respire fundo e não se apresse, respire longa e continuamente.
7. Corra na velocidade certa
Se você está se exercitando para perder peso, não fique ansioso para correr o mais rápido possível. Tente correr ou caminhar em um ritmo que torne mais fácil para você respirar.
Você pode usar o teste de fala para descobrir se a velocidade de corrida é adequada ou não. Você deve ser capaz de falar frases completas, sem falta de ar. Se não puder fazer isso, você deve desacelerar ou fazer pausas caminhando ou parando.
Outras coisas que você precisa estar ciente se ficar sem fôlego
A falta de ar durante a corrida pode desencadear uma condição chamada hipóxia ou hipoxia , que é um distúrbio que ocorre quando os tecidos do corpo apresentam níveis de oxigênio abaixo dos limites normais. A causa dessa condição são os níveis de oxigênio no sangue que são mais baixos do que deveriam ou são conhecidos em termos médicos como hipoxemia.
De acordo com a Cleveland Clinic, uma pessoa com hipoxemia apresentará vários sintomas, incluindo:
- dor de cabeça,
- difícil de respirar,
- batimento cardíaco rápido,
- tosse,
- confusão e
- descoloração azulada da pele, unhas e lábios.
Dores de cabeça, tonturas e náuseas são sintomas comuns de hipóxia que desaparecem em poucos minutos após sua respiração voltar ao normal. Se os sintomas continuarem a aparecer ou forem mais graves mesmo após a recuperação da respiração, consulte um médico imediatamente para tratamento adicional.