Muitas mulheres desejam um rosto bonito, uma pele limpa e brilhante. Portanto, junto com a demanda crescente, hoje em dia cada vez mais as clínicas de estética oferecem diversos serviços de cuidado e rejuvenescimento da pele facial. Um método que tem sido usado recentemente para o cuidado facial é a dermoabrasão. Porém, o que é dermoabrasão? É seguro fazer? Aqui está a explicação.
O que é dermoabrasão?
A dermoabrasão é uma técnica de esfoliação da pele por meio de uma ferramenta que funciona girando a superfície da pele do rosto e tem como objetivo levantar a parte externa da pele do rosto. Este tratamento está começando a se popularizar entre as mulheres e já está amplamente disponível em várias clínicas de beleza.
A dermoabrasão só deve ser realizada por dermatologistas e profissionais de saúde, pois requer anestesia ou anestesia. A anestesia ou anestesia administrada depende das necessidades de cada paciente individual e do nível de cuidados que está sendo submetido. Durante o procedimento, a pele ao redor do rosto ficará dormente.
Leia também: 3 máscaras naturais para reduzir os poros faciais
Você precisa de dermoabrasão?
A desmabrasão é considerada capaz de reduzir o aparecimento de linhas finas no rosto, reduzindo cicatrizes e manchas escuras, e tornando a pele mais lisa e com aparência mais jovem. Além disso, esta técnica também pode tratar e reduzir alguns problemas que existem na pele facial, como:
- cicatrizes de acne
- manchas pretas
- rugas finas
- vermelhidão da pele facial
- cicatrizes de ferimentos ou cirurgia
- cicatrizes de queimaduras solares
- tom de pele irregular
- tatuagem
Algumas condições que tornam a dermoabrasão não devem ser feitas, ou seja, se uma pessoa tem acne inflamatória, herpes, tendência a desenvolver quelóides, queimaduras de radiação e cicatrizes de queimaduras. Além disso, se você está tomando medicamentos que tornam a camada da pele mais fina, não deve fazer a dermoabrasão.
Leia também: Descobrindo a água micelar, é seguro para o rosto?
O que deve ser preparado antes de fazer a dermoabrasão?
Antes que o médico finalmente execute a dermoabrasão em seu rosto, ele geralmente examinará sua saúde completa e examinará seu histórico médico. Você deve discutir com seu médico se você tem alergia a um medicamento. Você também pode ser aconselhado a parar de tomar medicamentos que você sinta que podem aumentar o risco de sangramento ou fazer com que a pele escureça após a dermoabrasão.
Além disso, você também deve evitar a exposição ao sol por 2 meses antes de fazer o tratamento e usar protetor solar se fizer atividades ao ar livre todos os dias. A exposição ao sol pode tornar o tom da pele irregular.
Então, como é feito o processo de dermoabrasão?
A primeira coisa que o médico faz é limpar o rosto, fechar os olhos com uma ferramenta especial e marcar a área facial a ser tratada. Em seguida, o médico começará a anestesiar seu rosto para reduzir a dor que pode ser sentida durante o processo de dermoabrasão. A anestesia administrada pode ser anestesia local, que ocorre apenas na área a ser tratada, ou anestesia geral, que anestesia todo o corpo de modo que o corpo fica entorpecido. Isso depende do nível de tratamento realizado.
Depois disso, o médico irá segurar a pele do rosto com força e pressioná-la com uma ferramenta especial de dermoabrasão. Esse processo pode ocorrer em questão de minutos ou até mais de uma hora. Quanto mais problemas de pele você tiver, mais demorará esse processo. Se todas as áreas problemáticas forem dermoabrasão, o médico prescreverá uma pomada especial que mantém o rosto úmido, mas não pegajoso.
Leia também: Receitas para máscaras naturais para pele oleosa
Quais são os riscos do tratamento com dermoabrasão?
A dermoabrasão está incluída nos procedimentos médicos, portanto, existem efeitos colaterais e riscos ao se fazer esta técnica, a saber:
Vermelhidão e inchaço . Depois de fazer a dermoabrasão, a pele ficará vermelha e inchada. Mas o inchaço vai diminuir gradualmente em questão de semanas.
A pele fica sensível e rosada . A dermoabrasão visa remover a parte superior da pele para que a nova pele possa voltar a crescer. Portanto, a pele do rosto que recebe tratamento com dermoabrasão ficará rosada como a pele jovem que acabou de crescer.
Espinha . Talvez logo após a dermoabrasão, você terá acne no rosto. Mas não se preocupe, porque geralmente essa espinha desaparece por si mesma.
Poros faciais dilatados. Não apenas o deixa com manchas, mas a dermoabrasão também pode aumentar os poros faciais.
Infecção de pele . Essa condição é causada por um fungo ou vírus, mas raramente ocorre em pacientes com dermoabrasão.
O aparecimento de tecido cicatricial . Isso também é raro, mas para evitar que isso aconteça, os médicos geralmente prescrevem esteróides para suavizar a cicatriz da dermoabrasão.
Mais reações , como vermelhidão, alergias ou descoloração da pele.
O que fazer após a dermoabrasão?
Após concluir o tratamento dermoabrasão, você deve marcar outra consulta com seu dermatologista. Evite consumir álcool por 48 horas após a dermoabrasão. Também é aconselhável não tomar medicamentos que contenham aspirina ou ibuprofeno por uma semana inteira. Evite fumar.