Mudanças vaginais após o parto -

As mães que deram à luz por parto normal geralmente estão cientes das mudanças na vagina após o parto do que as mães que se submetem a uma cesariana. Mesmo assim, você realmente não precisa se preocupar porque a vagina é um órgão bastante flexível, na verdade.

Bem, quais são as mudanças que podem ocorrer na vagina após o parto? Descubra mais informações aqui, inclusive se você está se perguntando se é possível que sua vagina volte ao tamanho anterior ao parto.

Mudanças vaginais após o parto

Durante o parto normal, o bebê passa pelo colo do útero e finalmente chega à vagina, também conhecida como canal do parto.

Por isso, a vagina precisa experimentar uma abertura perfeita antes do parto para facilitar a liberação do bebê.

É diferente de uma mãe que faz uma cesariana porque o bebê não sai pela vagina, mas pelo estômago da mãe depois que o médico faz uma incisão.

Além da abertura do parto no colo do útero (colo do útero), também há ruptura do líquido amniótico e contrações, que são sinais de parto.

A abertura do parto é tão grande que pode fazer você pensar que a vagina está esticada para que não tenha a mesma aparência de antes.

Você pode respirar aliviado porque não é como um lacre de plástico que se rompe depois de aberto. Por outro lado, a vagina é elástica.

No entanto, você precisa saber por que mudanças sua vagina passa após um parto normal. Aqui está a lista:

1. Afrouxamento vaginal

Como mencionado anteriormente, a vagina é um órgão muito elástico. Isso ocorre porque a vagina pode esticar até 10 centímetros (cm) para permitir o nascimento de um bebê.

Após a conclusão do processo de parto, a vagina retornará ao seu tamanho original como antes do parto.

A vagina é cercada por músculos que se alongam durante a gravidez e o parto. É por esta razão que o tamanho da vagina pode não voltar ao mesmo tamanho que era antes do parto.

Em outras palavras, uma das mudanças visíveis na vagina após o parto é que ela se solta um pouco.

A partir do NHS, a vagina geralmente parece mais solta e "vazia" do que antes do parto.

Apesar de sua natureza elástica, o tamanho da vagina após o parto não retorna exatamente ao que era antes.

A extensão em que as alterações vaginais podem ser afetadas depende de vários fatores, como o tamanho do corpo do bebê e o uso de auxiliares de parto, incluindo extração a vácuo e fórceps.

Como corrigi-lo

As alterações vaginais flácidas podem não retornar completamente após o parto. No entanto, você pode melhorar essa condição fazendo exercícios de Kegel regularmente.

Os exercícios de Kegel também ajudam a prevenir a incontinência urinária na velhice. Para obter os melhores resultados, tente fazer exercícios de Kegel regularmente de 4 a 6 vezes ao dia por alguns minutos.

2. Vagina seca

É normal que a vagina fique mais seca e apertada do que o normal após o parto.

Isso ocorre porque as paredes vaginais são lubrificadas por fluido. O fluido lubrificante nas paredes da vagina é influenciado pelo hormônio estrogênio.

É por isso que a secura vaginal após o parto pode ser causada pelos altos níveis de estrogênio durante a gravidez, que diminuem após o parto.

Como resultado, você pode sentir a vagina mais seca e um tanto desconfortável durante o sexo após o parto.

Além disso, os hormônios estrogênio e progesterona diminuem drasticamente após o parto. Se você amamentar seu bebê exclusivamente, o hormônio estrogênio pode diminuir ainda mais.

A razão, o alto nível de estrogênio pode interferir na produção de leite materno no corpo. Essa diminuição nos níveis de estrogênio faz com que a vagina fique seca.

Como corrigi-lo

A secura vaginal após o parto geralmente se recupera por conta própria. Porque com o tempo, os níveis de estrogênio no corpo voltarão ao normal como antes do parto.

Existem várias maneiras que podem ser feitas para superar a secura vaginal após o parto, a saber:

  • Use lubrificante durante as relações sexuais
  • Use preservativos de látex ou poliisopreno durante as relações sexuais
  • Preliminares mais antes de começar o sexo
  • Evitar ducha vaginal e sabonete de limpeza vaginal
  • Mantenha seu corpo hidratado bebendo bastante água
  • Coma alimentos nutritivos pós-natal

Se você já tentou este método, mas sua vagina ainda está seca, consulte o seu médico.

3. Dor vaginal

Além de estar um pouco solta e seca, outra alteração vaginal é a dor após o parto.

De acordo com a página da Clínica Mayo, essa condição é causada por médicos que fazem incisões e pontos na área vaginal durante o parto.

Assim como as feridas em outras partes do corpo, as feridas na vagina também fazem você se queixar de dor e desconforto.

Na verdade, a área perineal (entre a vagina e o ânus) também pode estar dolorida devido a uma laceração de episiotomia.

Como corrigi-lo

Alguns esforços para reduzir as queixas de dor na vagina após o parto são:

  • Use uma bolsa de gelo na vagina
  • Use um travesseiro macio como base sempre que se sentar
  • Sentado em uma banheira cheia de água morna enquanto toma banho para proporcionar conforto à vagina
  • Tome analgésicos conforme orientação do médico

Consulte imediatamente um médico se a vagina estiver mais dolorida e não cicatrizar.

Além disso, certifique-se de sempre manter a área vaginal, períneo e ânus limpos, lavando cuidadosamente as mãos antes e depois de defecar ou urinar.

Não se esqueça de ser cuidadoso ao trocar os absorventes enquanto você ainda apresenta sangramento de lóquios durante o puerpério.

Como é o sexo após o parto?

As mães são aconselhadas a esperar cerca de 4-6 semanas se quiserem fazer sexo após o parto.

Às vezes, a vontade de fazer sexo pode não voltar no pós-parto porque acaba de passar por um processo cansativo e você está ocupada cuidando do bebê.

As mães também podem ficar preocupadas com a possibilidade de o sexo ser doloroso, considerando que a vagina não cicatrizou completamente após o parto.

Essa preocupação também pode ser sentida por mães que acabaram de fazer um parto cesáreo porque as feridas da cesariana não cicatrizaram adequadamente.

No entanto, você não precisa se preocupar porque o corpo precisa de tempo para se recuperar.

Quando mais tarde estiver pronta para fazer amor novamente, você pode experimentar várias posições sexuais que sejam mais confortáveis ​​após o parto.