Apesar do nome sangue, o sangue menstrual nem sempre é vermelho brilhante. A cor do sangue menstrual de cada mulher pode variar, dependendo da espessura ou do volume do sangue. No entanto, muitas mulheres reclamam que seu sangue é marrom. Quando isso acontece, a principal questão que geralmente surge é se o sangue menstrual marrom é normal.
Sangue menstrual marrom, é normal?
Na maioria dos casos, o sangue menstrual marrom é considerado normal. A cor marrom indica que o sangue está no útero há tempo suficiente para que a cor não seja mais recente. O sangue marrom geralmente aparece no início e no final do ciclo menstrual.
Se o sangue marrom aparecer no início do dia de sua menstruação, pode ser sangue restante de um ciclo anterior que passou tarde demais. Enquanto isso, o sangue marrom que aparece no final da menstruação indica que o sangue está em seu ponto final porque o trabalho do útero para remover suas paredes diminuiu.
Quando o sangue menstrual marrom é considerado anormal?
A cor marrom do sangue menstrual é geralmente normal e inofensiva. No entanto, se você tiver sangramento marrom acompanhado dos seguintes sinais e sintomas, é um sinal de que você deve consultar um médico imediatamente.
- Menstruação por mais de 7 dias.
- Irregular (intervalo muito rápido entre dois ciclos ou até mais de 35 dias).
- Sem menstruação por mais de três a seis meses.
- Sangramento vaginal no meio de dois ciclos.
- O sangramento ocorre após o sexo.
- O sangramento ocorre após a menopausa.
- Spotting ocorre o tempo todo, mesmo quando não está menstruada.
- Dor na vagina ou abdômen inferior.
- Febre (pode indicar infecção).
- Fadiga.
- Sangramento marrom que ocorre após o uso de anticoncepcionais.
- Sangramento marrom durante o uso de tamoxifeno, um medicamento para câncer de mama.
Outras causas de sangue menstrual marrom
Além do envelhecimento do sangue no útero, há muitas outras coisas que podem causar sangue menstrual marrom. Alguns deles são igualmente normais, enquanto outros você pode precisar consultar um médico.
Aqui estão algumas causas do sangue menstrual marrom:
Efeitos colaterais KB
A cor do sangue menstrual que é marrom-avermelhado escuro geralmente indica um nível excessivo de estrogênio, que faz com que o revestimento uterino fique muito espesso. Portanto, durante a menstruação, o volume de seu sangue menstrual terá uma cor cada vez mais densa.
Bem, as pílulas anticoncepcionais contêm hormônios estrogênicos artificiais, então seu efeito no corpo pode interromper os níveis naturais de estrogênio e progesterona. Um efeito colateral de tomar pílulas anticoncepcionais pode fazer seu sangue menstrual ficar marrom por pelo menos os primeiros 3 meses. Implantes anticoncepcionais, como o nexplanon, também são a causa do sangue menstrual marrom.
Gravidez
Manchas marrons depois de se atrasar podem ser um sintoma precoce da gravidez. Essa mancha de sangue é conhecida como sangramento de implantação. Você pode ver apenas 1-2 gotas de sangue e geralmente dura apenas algumas horas (no máximo 1-2 dias).
Se após um teste de gravidez, o sangramento vermelho ou marrom continuar por mais de 5 ou 7 dias, isso não é normal. Isso pode ser um sinal de aborto espontâneo, especialmente se for acompanhado por:
- Dor de estômago e cólicas
- Dor no ombro
- Sentindo-se tonto e fraco
- Sem náuseas ou outros sintomas normais de gravidez
Perimenopausa
A perimopausa é a fase anterior à menopausa. Nesta fase, você encontrará a cor do sangue menstrual marrom. Contanto que não seja acompanhado por outros sintomas anormais, o sangue menstrual marrom antes da menopausa é seguro.
Se após a menopausa você ainda tiver sangramento vaginal marrom, isso pode indicar inchaço do revestimento vaginal, pólipos não cancerosos no colo do útero ou outros problemas no útero, incluindo câncer.
Se você já estiver na menopausa, mas ainda tiver sangramento, consulte imediatamente um médico para descobrir a causa.
PCOS
A síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal que pode causar sangue menstrual marrom. Além disso, a SOP também é caracterizada por sintomas como:
- Ciclo menstrual irregular
- Crescimento anormal de cabelo no corpo e rosto
- Obesidade
- Espinha
- Cisto no ovário
- Problemas de fertilidade
Se a cor do seu sangue menstrual for marrom com esses sintomas, consulte um médico imediatamente. Se não for tratada, a SOP pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, infertilidade e doenças cardiovasculares.
Dilatação do útero
Mulheres que apresentam dilatação do útero após o parto correm o risco de apresentar sangue marrom durante o próximo ciclo menstrual.
Isso geralmente acontece porque o útero que aumenta e dilata após o parto às vezes não retorna ao seu tamanho original. Um útero dilatado leva mais tempo para coletar e coagular o sangue antes de ser expelido.
Como resultado, o fluxo sanguíneo durante a menstruação é mais pesado do que o normal, com uma textura bastante espessa e sangue escuro, vermelho ou marrom escuro.
Endometriose e adenomiose
Endometriose e adenomiose são condições em que o tecido anormal cresce onde não deveria. A endometriose ocorre quando o tecido se forma fora do útero e geralmente ocorre após a menopausa. Enquanto isso, a ademiose ocorre quando o tecido da parede uterina cresce dentro da parede muscular uterina.
Ambas as condições podem fazer com que sua menstruação dure mais porque o útero demora para coletar e coagular o sangue antes de ser expelido. Este bloqueio do sangue menstrual será acompanhado por grandes coágulos sanguíneos menstruais castanhos e dor.