As bebidas isotônicas podem ser consumidas todos os dias? •

Você costuma beber bebidas isotônicas? Você sabe o que está nele?

O que é uma bebida isotônica?

As bebidas isotônicas são frequentemente confundidas com bebidas energéticas ou bebidas energéticas bebida energética, mas são duas coisas diferentes. As bebidas isotônicas são tipos de bebida esportiva que contêm carboidratos, minerais e eletrólitos, enquanto as bebidas energéticas contêm mais substâncias que não são necessárias ao corpo, como cafeína, taurina, guaraná, creatina e vários aditivos usados ​​para estimular o corpo.

As bebidas isotônicas são bebidas destinadas a atletas, para repor fluidos, eletrólitos e açúcar em atletas rapidamente. Esse tipo de bebida pode ser rapidamente absorvido pelo corpo porque tem a mesma concentração e pressão osmótica dos fluidos do corpo.

Pelo menos uma bebida isotônica contém pelo menos 12 a 16% de carboidratos, além de água, 19 gramas de açúcar, 200 mg de sódio e 80 calorias por 250 ml, dependendo da marca.

As bebidas isotônicas são boas para pessoas que estão gravemente desidratadas

Na verdade, 70% da composição do corpo é fluida. Portanto, os fluidos têm um papel importante na manutenção das funções do corpo, como regular a temperatura corporal, proteger órgãos e tecidos do corpo e ser um lubrificante nas articulações.

No entanto, a quantidade de fluido no corpo está sempre mudando de acordo com o nível de atividade que fazemos todos os dias. O corpo excreta fluidos através da respiração, urina e suor.

O fluido liberado pelo corpo não consiste apenas em água, mas também em vários eletrólitos nele contidos, de modo que, ao suarmos, também sentiremos falta de eletrólitos. Um litro de suor contém 0,02 gramas de cálcio, 0,05 de magnésio, 1,15 gramas de sódio, 0,23 de potássio e 1,48 gramas, e isso pode variar de pessoa para pessoa.

A desidratação pode acontecer a qualquer pessoa, mas aqueles que estão em maior risco de desidratação são atletas ou pessoas que praticam esportes radicais, ou quando o corpo está gravemente desidratado, o que pode causar vários efeitos adversos no corpo, como dores de cabeça, alucinações, fadiga, às convulsões.

Portanto, esta bebida é adequada para consumo por pessoas que estão sofrendo de desidratação grave porque as bebidas isotônicas têm boas habilidades de reidratação, ou seja, a capacidade de retornar os fluidos corporais ao estado normal. Quando ocorre reidratação, ocorre reposição de eletrólitos no corpo.

Quando os atletas fazem exercícios por pelo menos 30-40 minutos, haverá uma diminuição nos carboidratos no corpo, que geralmente são usados ​​como a principal fonte de energia, um aumento na temperatura corporal e uma diminuição na circulação de fluidos no corpo, o que pode causar fadiga.

A água por si só não é suficiente para repor os fluidos que saem do corpo ao fazer exercícios extenuantes. Como resultado, os atletas precisam de bebidas como isotônicas, que podem repor os carboidratos, água e eletrólitos perdidos rapidamente.

Além disso, vários estudos também comprovaram que os atletas que consomem bebidas isotônicas durante o treinamento ou em competições podem melhorar o desempenho e reduzir a fadiga devido à desidratação.

As bebidas isotônicas são necessárias para as necessidades diárias?

Já foi mencionado que as bebidas isotônicas são bebidas que se destinam especificamente a atletas ou pessoas gravemente desidratadas, como pessoas com diarreia aguda ou crônica. No entanto, não são poucas as pessoas que sabem que as bebidas isotônicas não são bebidas que podem ser bebidas todos os dias. Uma pesquisa realizada na América mostrou que de 78 adolescentes, pelo menos 56,4% consomem bebidas isotônicas quase todos os dias. Os motivos pelos quais consomem bebidas isotônicas também variam, como as bebidas isotônicas têm gosto bom, são mais saudáveis ​​que os refrigerantes e podem matar a sede de maneira adequada. Então, se essa bebida é saudável e boa para consumo todos os dias?

As bebidas isotônicas só são adequadas para consumo por pessoas que fazem exercícios regulares por pelo menos 90 minutos por dia. Se você não faz exercícios extenuantes e não está gravemente desidratado, é recomendável não consumir bebidas isotônicas com frequência. Isso ocorre porque as bebidas isotônicas têm um teor de açúcar bastante alto. Portanto, se você consumi-lo regularmente, sem ser acompanhado de exercícios, ele apenas aumentará o consumo de calorias em um dia e pode causar fadigaacima do peso .

Com base em pesquisas conduzidas na Nova Zelândia, o consumo de bebidas isotônicas está associado a um aumento da incidência de sobrepeso, diabetes mellitus tipo 2, doenças cardíacas e hipertensão devido aos altos níveis de açúcar e sódio nelas contidos. Além disso, o consumo de bebidas isotônicas inadequadas agravará o funcionamento dos rins. Portanto, consumir água é a escolha mais adequada para atender às suas necessidades de fluidos e eletrólitos e evitar que você fique desidratado.

LEIA TAMBÉM

  • 4 benefícios da água de coco para a saúde
  • 5 impactos das bebidas energéticas na saúde corporal
  • Bebidas, exceto água, que são boas para beber após o exercício