Muito tempo sem fazer sexo, quais são os efeitos no corpo?

Fazer sexo regularmente trará benefícios à saúde. Infelizmente, existem alguns casais que, por uma razão ou outra, precisam primeiro jejuar para fazer sexo. Por exemplo, porque você está tratando de uma doença venérea, acabou de dar à luz normalmente ou tem um relacionamento à distância com seu marido ou esposa.

Você pode estar se perguntando: o que acontecerá se um casal não tiver relações sexuais há muito tempo? O próximo sexo será muito mais agradável ou menos satisfatório? Existe algum efeito na saúde do corpo? Venha, descubra abaixo.

Mudanças no corpo se você não tiver relações sexuais por muito tempo

1. Dói quando faço sexo novamente

Sua vagina pode doer quando você faz sexo novamente, após um longo período sem fazer sexo. O uso de lubrificantes vaginais pode ajudar a reduzir a dor. Para que o corpo fique mais relaxado e a vagina lubrificada o suficiente, você também deve fazer preliminares ou aquecimento prolongado.

2. Mais risco de câncer de próstata

Homens que param de fazer sexo podem ter maior risco de câncer de próstata. De acordo com um estudo sobre American Urological AssociationHomens que fazem sexo e ejaculam regularmente (orgasmo) podem reduzir o risco de câncer de próstata em até 20%.

Acredita-se nisso porque, ao ejacular, o corpo também remove, por meio do sêmen, as substâncias residuais que não são necessárias ao corpo. Portanto, a ejaculação pode ajudar a limpar a área reprodutiva masculina.

3. Vaginismo

A dor durante o sexo pode logo ser resolvida por si mesma com hábito, paciência e preliminares o que é muito bom. Mas, em algumas condições, os músculos vaginais podem se contrair com tanta força que é impossível que ocorra a penetração. Na verdade, tampões ou dedos não podem penetrar na vagina.

Essa condição é chamada de vaginismo. Se você suspeitar que isso está acontecendo com você, consulte seu médico imediatamente para obter um diagnóstico e recomendações para terapia muscular do assoalho pélvico, como a realização de exercícios de Kegel.

4. Perda do desejo sexual

Se você não faz sexo há muito tempo, é natural que o seu corpo pare de querer isso. O motivo é que, ao fazer sexo, o corpo produz endorfinas que farão você desejar sexo e intimidade com seu parceiro. Enquanto isso, se você não faz sexo há muito tempo, pode não ser mais tão sensível a esse hormônio.

Relaxe, o desejo sexual perdido pode ser devolvido novamente, de várias maneiras. Por exemplo, passando tempo de qualidade com seu parceiro, comendo alimentos que aumentam seu desejo sexual e fazendo exercícios com ele.

5. Atrofia vaginal

Quando a idade fértil tiver passado, o sexo aparecerá como algo menos importante. Além disso, a quantidade de estrogênio diminuirá drasticamente. Te deixa com preguiça ou não quer fazer sexo. A diminuição dos níveis de estrogênio pode fazer com que a vagina fique seca e as paredes vaginais finas.

Essa condição é chamada de atrofia vaginal. A secura vaginal pode ser um problema que precisa ser resolvido. Isso tornará o sexo desconfortável, porque a penetração que ocorre se torna mais dolorosa.

Muito tempo sem fazer sexo não fará com que a vagina "feche"

Muito tempo sem fazer sexo não é um fator que causa o estreitamento da vagina. Se você não faz sexo há muito tempo, então se sente mal, a causa não é uma vagina mais estreita após um longo descanso, mas a falta de preliminares antes da penetração do pênis na vagina.

Longo tempo sem fazer sexo não é um fator determinante para a densidade vaginal porque basicamente a vagina voltará ao seu formato original, mesmo em pessoas que fazem sexo com frequência. A frequência com que você faz sexo não afeta a rigidez ou a elasticidade da vagina.

Existem duas coisas que afetam a densidade da vagina: o parto e o processo de envelhecimento (menopausa). Durante um parto normal, sua vagina trabalhará muito para se esticar e abrir caminho para o bebê. Dessa forma, a forma mudará e se soltará. A vagina leva aproximadamente 6 meses para retornar à sua forma e tamanho originais.

Durante a menopausa, o nível de estrogênio em seu corpo será muito reduzido, o que tem um impacto na elasticidade da vagina. Ao entrar neste período, seus músculos vaginais não serão tão elásticos como antes e deixam a vagina mais solta.