A insuficiência cardíaca é uma condição que ocorre quando o músculo cardíaco não consegue bombear o sangue corretamente, como de costume. Um tipo de insuficiência cardíaca é a insuficiência cardíaca esquerda. Este tipo ainda é dividido em dois tipos, a saber, insuficiência cardíaca sistólica e insuficiência cardíaca diastólica. O que ambos significam? Confira uma explicação completa sobre a insuficiência cardíaca esquerda no artigo a seguir.
Tipos de insuficiência cardíaca esquerda
Com base na classificação da American Heart Association (AHA), a insuficiência cardíaca esquerda é dividida em dois tipos, a saber, insuficiência cardíaca sistólica e diastólica. O coração bombeia sangue rico em oxigênio dos pulmões para o átrio esquerdo e, em seguida, para o ventrículo esquerdo, que o bombeia para todas as partes do corpo.
A maior força de bombeamento do coração é obtida a partir do ventrículo esquerdo, portanto, seu tamanho é maior do que o resto do coração. Se houver insuficiência cardíaca no ventrículo esquerdo, o lado esquerdo do coração terá que trabalhar mais para bombear o sangue conforme necessário. Existem dois tipos de insuficiência cardíaca do lado esquerdo:
Insuficiência cardíaca sistólica
A insuficiência cardíaca sistólica também é conhecida como insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida (HFrEF). Sim, o tipo de insuficiência cardíaca é determinado com base em uma medição chamada fração de ejeção. Essa medição determina quanto sangue nos ventrículos é bombeado para fora a cada contração.
Em condições normais, a quantidade de sangue bombeado pelos ventrículos é de 55% do sangue total contido no ventrículo esquerdo. Então, quando o lado esquerdo do coração não bombeia sangue normalmente como o faz normalmente, essa condição é conhecida como insuficiência cardíaca fração de ejeção reduzida.
Normalmente, quando ocorre insuficiência cardíaca sistólica, apenas 40% do sangue é bombeado para fora do ventrículo esquerdo ou até menos. É claro que a quantidade de sangue bombeado é menor do que o que o corpo precisa. Normalmente, essa condição é causada pelo aumento do ventrículo esquerdo de forma que ele não consegue bombear o sangue normalmente.
Causas da insuficiência cardíaca sistólica
A insuficiência cardíaca sistólica e a insuficiência cardíaca diastólica tendem a ter causas diferentes. Para insuficiência cardíaca sistólica, as causas são as seguintes:
- Doença cardíaca coronária ou ataque cardíaco
Sim, um dos sintomas da insuficiência cardíaca sistólica pode ocorrer devido a uma doença cardíaca coronária ou um ataque cardíaco, ou seja, problemas de saúde cardíaca que ocorrem porque há um bloqueio nas artérias que limita a quantidade de fluxo sanguíneo para o coração.
Se não for tratada, a condição pode enfraquecer ou até mesmo danificar o músculo cardíaco, tornando-o incapaz de bombear sangue.
- Cardiomiopatia
Além do ataque cardíaco, outra causa de insuficiência cardíaca sistólica é a cardiomiopatia. Essa condição é um distúrbio que ocorre no músculo cardíaco. Isso faz com que o músculo cardíaco enfraqueça, afetando sua capacidade de bombear o sangue de maneira adequada e correta.
- Pressão alta
Uma das complicações da hipertensão ou pressão alta é a insuficiência cardíaca sistólica. Isso ocorre quando a pressão sanguínea normal aumenta nas artérias. A pressão arterial elevada faz com que o coração tenha de trabalhar mais para bombear o sangue. Com o tempo, o músculo cardíaco enfraquece e não consegue mais bombear o sangue normalmente.
- Estenose aortica
A estenose aórtica é um distúrbio das válvulas cardíacas. Normalmente, as válvulas cardíacas se estreitam e não se abrem completamente. É claro que isso faz com que o fluxo sanguíneo seja bloqueado.
Tal como acontece com os problemas anteriores, esta condição faz com que o coração tenha de trabalhar mais para bombear o sangue por meio de válvulas estreitas. Com o tempo, o músculo cardíaco enfraquece e causa insuficiência cardíaca sistólica.
- Insuficiência mitral
Esse problema de saúde cardíaca também é a causa desse tipo de insuficiência cardíaca esquerda. Sim, anormalidades na válvula mitral do coração causam vazamento no lado esquerdo do coração porque a válvula mitral não pode fechar completamente.
Isso faz com que a quantidade de volume de sangue aumente e enfraquece o músculo cardíaco, que então se torna a causa da insuficiência cardíaca sistólica.
- Miocardite
Essa condição ocorre quando há uma infecção viral do músculo cardíaco. Isso pode causar inflamação do músculo cardíaco e afetar sua capacidade de bombear sangue. Como antes, o enfraquecimento do músculo cardíaco leva à insuficiência cardíaca sistólica.
- Arritmia
Enquanto isso, arritmias ou ritmos cardíacos anormais também podem reduzir a eficácia do bombeamento de sangue para o coração. É também um dos problemas de saúde cardíaca que causam insuficiência cardíaca sistólica.
Insuficiência cardíaca diastólica
A insuficiência cardíaca diastólica também é determinada com base em uma medição chamada fração de ejeção. Ou seja, a insuficiência cardíaca também ocorre porque a quantidade de sangue bombeada por todo o corpo também não está de acordo com as necessidades.
Na verdade, quando ocorre insuficiência cardíaca diastólica, o ventrículo esquerdo ainda consegue bombear o sangue de maneira adequada. No entanto, os ventrículos podem ficar rígidos, de modo que não podem ser preenchidos com tanto sangue como normalmente fariam. Em contraste com a insuficiência cardíaca porque fração de ejeção de redução,quando ocorre insuficiência cardíaca diastólica fração de ejeção-é 50% ou mais.
Apesar de fração de ejeção Se estiver normal, o coração terá menos sangue para bombear pelo corpo. Isso faz com que a quantidade de sangue bombeado por todo o corpo também seja menor do que o normal. É por isso que essa condição é conhecida como insuficiência cardíaca diastólica.
Causas da insuficiência cardíaca diastólica
Algumas das causas da insuficiência cardíaca diastólica são as seguintes:
- Doença coronariana
Semelhante à insuficiência cardíaca sistólica, a doença cardíaca coronária também é uma causa de insuficiência cardíaca diastólica. No entanto, o estreitamento das artérias, bloqueando assim o fluxo de sangue para o coração, tem um impacto diferente.
Esse fluxo sanguíneo abaixo do normal pode impedir que o músculo cardíaco relaxe mais, fazendo com que o músculo fique mais rígido do que o normal. Essa condição torna o sangue incapaz de encher o coração como faria normalmente. Essa condição causa insuficiência cardíaca diastólica.
- Hipertensão
Além de causar insuficiência cardíaca sistólica, a hipertensão também pode ser uma causa de insuficiência cardíaca diastólica. Quando você tem hipertensão, as paredes do coração ficam mais grossas do que o normal. O objetivo é combater ou suprimir a pressão alta.
A parede espessa do coração torna o coração mais rígido e não pode acomodar tanto sangue quanto quando o músculo cardíaco está relaxado. Isso é o que causa a insuficiência cardíaca diastólica.
- Estenose aortica
Tal como acontece com a insuficiência cardíaca sistólica, a estenose aórtica também pode ser uma causa de insuficiência cardíaca diastólica. Quando a válvula cardíaca se estreita, o ventrículo esquerdo fica mais espesso, limitando a quantidade de sangue que pode entrar nele.
- Cardiomiopatia hipertrófica
Problemas no músculo cardíaco, que geralmente são hereditários, causam o espessamento da parede ventricular esquerda. Essa condição impede que o sangue seja capaz de encher os ventrículos. Esta é a causa da insuficiência cardíaca diastólica.
- Doença pericárdica
Esse problema de saúde cardíaca ocorre por causa de anormalidades que ocorrem no pericárdio, que é a camada que envolve o coração. O líquido contido em espaço cardíaco ou as camadas espessas do pericárdio e do pericárdio podem limitar a capacidade do coração de se encher de sangue. Tal como acontece com muitas das doenças anteriores, pode levar à insuficiência cardíaca diastólica.