Alguns de vocês podem preferir dormir sob a luz, outros podem apenas conseguir adormecer quando o quarto estiver escuro. Então, é melhor desligar as luzes enquanto dorme do que não fazê-lo?
A resposta está na condição de as luzes apagadas. Sim, dormir no escuro pode fazer com que você tenha um sono de melhor qualidade. Um fator chave na regulação do sono e do relógio biológico de seu corpo é a exposição à luz.
Por que desligar a luz enquanto dorme?
A luz pode ser uma referência ao relógio biológico do seu corpo. Por quê? Porque a luz recebida pelos olhos não é apenas para ajudar os olhos a enxergar, mas também pode dar sinais ao corpo que indicam determinados momentos para o corpo.
Os olhos podem fornecer funções secundárias, como responder à luz e acertar o relógio circadiano do corpo. A exposição à luz estimula o fluxo de células nervosas dos olhos para partes do cérebro. Ele controla hormônios, temperatura corporal e outras funções que desempenham um papel em fazer você se sentir sonolento.
Quando seus olhos são expostos à luz entre a manhã e a noite, ele bloqueia as células nervosas e suprime a liberação do hormônio melatonina, que o ajuda a adormecer.
Esse pode ser o motivo pelo qual o relógio circadiano do seu corpo indica que é hora de dormir à noite, em vez de durante o dia, quando seus olhos recebem muita luz.
Quando você dorme com as luzes acesas, seu cérebro pode não produzir o hormônio melatonina porque fica confuso se é dia ou noite.
A exposição excessiva à luz antes de ir para a cama também pode impedir que você tenha um sono de boa qualidade. Portanto, é melhor desligar as luzes antes de dormir para dar a seu corpo um sinal de que é hora de dormir. Regular a exposição à luz é uma maneira eficaz de manter seu ciclo circadiano.
O que fazer antes de dormir?
Antes de dormir, você deve desligar as luzes do seu quarto. Além disso, dispositivos eletrônicos que estão em seu quarto, como televisores, computadores, laptops ou WL, também deve ser desligado. Isso ocorre porque esses dispositivos eletrônicos também produzem luz.
Se houver uma janela em seu quarto, você deve fechar as cortinas para que a luz externa não entre no quarto e perturbe seu sono. Você também pode usar óculos para dormir para ter uma noite de sono melhor.
Se você não consegue dormir muito no escuro, é uma boa ideia acender a luz, o que produz uma luz mais suave.
Seu corpo pode ser programado para dormir quando está escuro, para que você possa induzi-lo a dormir com mais facilidade. Além disso, ao acordar no meio da noite, também não deve acender as luzes, pois teme-se que isso o impossibilite de dormir novamente.
Quais são as consequências se você não desligar as luzes enquanto dorme?
Dormir com as luzes acesas pode causar problemas de saúde. Esse problema de saúde pode ocorrer porque a exposição à luz durante o sono pode ter um impacto na interrupção dos hormônios no corpo. Algumas das doenças que podem ser causadas por dormir em condições de luz são:
- Obesidade. Pesquisa publicada American Journal of Epidemiology, sugerindo que as mulheres que dormem em um quarto mais claro tendem a ter um Índice de Massa Corporal (IMC) mais alto. Além disso, a circunferência da cintura era maior do que a das mulheres que dormiam em ambientes escuros.
- Depressão. Pesquisa em Journal of Affective Disorders mostrou que pessoas deprimidas tinham luzes mais fortes em seus quartos enquanto dormiam. Distúrbios do sono ou má qualidade do sono causados por luzes acesas podem estar relacionados à depressão.
- Câncer de mama. Pesquisa por International Journal of Health Geographics descobriram que a incidência de câncer de mama era maior em mulheres que viviam em áreas com altas taxas de desenvolvimento urbano, mais luzes nas estradas, shoppings e residências.
- Diabetes mellitus tipo 2. Pesquisa publicada pela revista Chronobiology International descobriu que pessoas com diabetes ficam expostas a luz mais forte por quatro horas antes de irem para a cama. Esta exposição à luz inclui aquela obtida da televisão e WL, porque esses dispositivos eletrônicos foram mostrados para suprimir o hormônio melatonina mais do que outras fontes de luz.
- Insônia. Acender as luzes durante o sono pode piorar a qualidade e a quantidade do sono. A luz pode reduzir os níveis de melatonina que o corpo produz, o que pode fazer você se sentir menos sonolento e dificultar o adormecimento.
- Pressão alta. Uma pesquisa na revista Chronobiology International mostra que as pessoas que recebem muita luz enquanto dormem têm pressão arterial mais alta do que aquelas que dormem no escuro.