Colorir o cabelo: como cuidar e os riscos de seu uso

Pintar o cabelo com tintura de cabelo é uma opção para mudar o 'clima' e ficar diferente. Embora faça você parecer mais confiante, a tintura de cabelo tem efeitos colaterais. Confira a explicação sobre a coloração do cabelo e como cuidar dos cabelos coloridos.

O processo de colorir o cabelo com tintura de cabelo

Cada fio de cabelo consiste em duas partes, a saber, o folículo piloso e a haste do cabelo. Os folículos capilares estão localizados na raiz do cabelo e estão presos a cada fio do couro cabeludo, enquanto a haste do cabelo se projeta do folículo.

Os folículos capilares contêm células vivas, mas não a haste do cabelo. A cor do cabelo vem do pigmento melanina, que é produzido pelas células do folículo piloso. Quando a produção de melanina diminui ou pára, o cabelo fica grisalho ou grisalho.

Bem, a coloração do cabelo removerá ou adicionará uma nova cor à haste do cabelo. Os produtos de tintura de cabelo também podem vir de ingredientes naturais, como a hena obtida de plantas.

Enquanto isso, os corantes sintéticos são divididos em dois tipos, a saber, semipermanentes e permanentes. A tinta semipermanente penetra apenas na camada mais externa da haste do cabelo e pode ser removida com a lavagem do cabelo.

Por outro lado, os corantes permanentes podem causar alterações químicas que aumentam a penetração do produto no cabelo. Também branqueia a melanina naturalmente e cria moléculas de cor que ficam presas na haste do cabelo.

Como resultado, seu cabelo vai mudar de acordo com a cor oferecida na embalagem do produto de tintura. Embora permanentes, as mudanças químicas no cabelo podem danificá-lo e remover a melanina da haste capilar.

Perigos de colorir o cabelo

O uso de produtos de tintura de cabelo à base de produtos químicos pode certamente causar efeitos colaterais na saúde do cabelo. Os tratamentos capilares que podem ser feitos no salão ou em casa contêm produtos químicos que também penetram no couro cabeludo.

Além disso, as partículas de tintura de cabelo podem ser facilmente inaladas ao tingir o cabelo no salão. Para que você tenha mais cuidado, aqui estão alguns produtos químicos que geralmente estão contidos em tintas de cabelo e os riscos para a saúde.

  • A para-fenilenodiamina (PPD) causa irritação ocular, reações alérgicas e substâncias cancerígenas (carcinógenos).
  • O formaldeído é um carcinógeno e provoca danos ao feto no útero.
  • O peróxido de hidrogênio faz o olho arder como uma picada.
  • O acetato de chumbo pode causar danos aos nervos e é cancerígeno.
  • Hidantoína DMDM ​​que desencadeia problemas no sistema imunológico do corpo.
  • A amônia é tóxica, corrosiva e causa problemas respiratórios.
  • O resorcinol pode perturbar os hormônios do corpo e é um carcinógeno potencial.

Vendo os muitos produtos químicos nocivos contidos na tintura de cabelo, é possível que a coloração evite vários problemas de saúde.

É verdade que a tintura de cabelo pode causar câncer?

Alguns de vocês também podem estar preocupados se querem ou não tingir o cabelo, porque se diz que a tintura de cabelo causa câncer.

Na verdade, isso não foi comprovado cientificamente e um dos estudos que contém isso vem de Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology .

Os pesquisadores descobriram que a tintura de cabelo não estava associada ao câncer de bexiga, leucemia e câncer de mama. No entanto, os especialistas ainda precisam de mais pesquisas para confirmar isso.

Mesmo assim, existem vários efeitos colaterais causados ​​pela tintura de cabelo quando uma pessoa apresenta determinados problemas de saúde. Por exemplo, vários casos mostraram que mulheres grávidas que tingem o cabelo aumentam o risco de tumores em seus bebês.

Mulheres grávidas podem pintar o cabelo?

Embora bastante limitado, vários estudos relatam que os produtos químicos encontrados em tinturas de cabelo semipermanentes e permanentes são menos tóxicos e seguros para uso durante a gravidez.

Além disso, apenas uma pequena quantidade de tinta de cabelo pode ser absorvida pela pele e deixa uma pequena quantidade de tinta de cabelo que tem impacto no feto. Por isso, alguns especialistas consideram que essa pequena quantidade não faz mal à saúde do feto.

Se você não tem certeza sobre como tingir o cabelo durante a gravidez, há várias outras opções que você pode considerar. Por exemplo, aplicando Destaques no cabelo para reduzir o risco de a tinta tocar o couro cabeludo.

Assim, a pele não absorve os produtos químicos para a corrente sanguínea. Se ainda tiver dúvidas, procure um ginecologista para uma solução melhor.

Ingredientes naturais para coloração de cabelo

Os produtos de tintura de cabelo disponíveis no mercado contêm vários produtos químicos que podem ameaçar a saúde. Para aqueles de vocês que estão preocupados, mas ainda querem pintar o cabelo, não precisam se preocupar.

Felizmente, existem vários ingredientes naturais que podem ser usados ​​como tinturas de cabelo que são considerados mais seguros. Nada?

Suco de limão

Um dos ingredientes naturais que podem ser usados ​​para colorir o cabelo é o suco de limão. Acredita-se que este líquido amarelado claro ajuda a corroer lentamente o pigmento do cabelo e torná-lo mais brilhante.

As propriedades corantes do suco de limão são permanentes. O motivo é que o pigmento do cabelo aplicado ao suco de limão será perdido. No entanto, você pode remover esse cabelo claro cortando-o.

Café

Já que os proprietários de cabelos grisalhos podem escolher o café como ingrediente natural para colorir o cabelo. Isso ocorre porque uma mistura de café e condicionador aplicado na cabeça pode ajudar a escurecer o cabelo e pode até mesmo cobrir os cabelos grisalhos.

Extrair groselha preta

Se você quer ter cabelos roxos, um dos ingredientes naturais que podem realizar esse sonho é o extrato de groselha negra. Este extrato de fruta roxa também pode ser misturado com henna, que pode produzir cabelos castanhos a pretos.

Mesmo assim, ambas as misturas são temporárias e só são absorvidas pela camada superior da superfície do cabelo. Como outras tinturas à base de plantas, a hena pode desencadear o risco de problemas no couro cabeludo, como irritação e coceira.

Como cuidar de cabelos coloridos

Cuidar de cabelos pintados nem sempre é fácil. Na verdade, às vezes você precisa de tratamentos de cabelo no salão para alternar as cores até encontrar a certa.

Para que tempo e dinheiro não sejam desperdiçados, existem várias maneiras de cuidar dos cabelos pintados para que estejam sempre saudáveis, com brilho e a cor dure muito.

1. Tratamento rotineiro do cabelo

Certifique-se de ir ao salão a cada 6 semanas para tratar a raiz do cabelo e mantê-la saudável. Visa também manter a consistência da cor dos cabelos e manter seu brilho natural.

2. Use shampoo para cabelos coloridos

Existem vários tipos de shampoos disponíveis de acordo com o tipo de cabelo e um deles é um shampoo especial para cabelos coloridos. O conteúdo químico deste shampoo tende a não ser muito forte para manter o cabelo saudável, limpo e com brilho.

3. Use condicionador

Além do shampoo, o uso de condicionador de cabelo também é recomendado para o tratamento de cabelos pintados. Veja, colorir o cabelo pode deixá-lo mais seco, então o condicionador é necessário para mantê-lo hidratado.

4. Não mude a cor do cabelo com frequência

Quanto mais você pinta o cabelo, mais produtos químicos entram para criar o efeito de cor desejado. É claro que isso pode causar danos ao cabelo devido à exposição contínua a produtos químicos.

Por isso, é recomendável tingir o cabelo regularmente para que a cor permaneça de forma consistente.

Basicamente, cuidar de cabelos coloridos é semelhante a outros tipos de cabelo. Porém, o cabelo que mudou para a cor natural tende a ficar mais seco e requer atenção especial.

Se você tiver mais perguntas, consulte um dermatologista ou dermatologista para obter a solução certa.