A depressão não ocorre apenas em certas faixas etárias ou grupos. Os resultados do Riskesdas 2018 mostram que a depressão pode começar a ocorrer na idade dos adolescentes, nomeadamente 15-24 anos com uma prevalência de 6,2 por cento. Este padrão de prevalência aumentará com a idade. Bem, para descobrir se você está deprimido ou não, você pode fazer testes e exames especiais de um médico. Vamos lá, descubra na análise a seguir.
Testes para diagnosticar depressão
A depressão é um transtorno de humor que faz com que a pessoa se sinta triste e perca o interesse nas atividades diárias. Não apenas nos adultos, essa doença mental também pode afetar crianças, adolescentes e idosos.
Se for exposto e não receber tratamento, a segurança da vida do doente pode ser ameaçada. Eles podem cair em comportamentos compulsivos que levam ao vício, tentativas de se machucar e tentativas de suicídio.
Como medida de detecção precoce da depressão, o governo desenvolveu um teste online de depressão que você pode fazer de forma independente. Bem, os testes fornecidos pelo governo são geralmente divididos em duas formas, a saber:
Escala de Depressão Geriátrica 15 (GDS 15)
A escala 15 de depressão geriátrica ou a escala 15 de depressão geriátrica é um teste que contém um questionário de 15 perguntas como método de rastreamento da depressão em idosos.
Você só precisa responder “sim” ou “não” a cada pergunta. Exemplos de perguntas, como "Você está satisfeito com sua vida agora?" ou “Você sente que sua vida está vazia?”.
Além de saber se uma pessoa tem potencial para sofrer de depressão ou não, esse teste também é usado para avaliar a gravidade da doença.
Em pessoas cuja saúde mental não é problemática, o preenchimento do questionário não demorará muito. No entanto, para as pessoas que se sentem deprimidas, o preenchimento deste questionário pode demorar muito.
As disposições dos resultados deste teste de depressão são:
- Pontuação total 0-4, você foi declarado normal.
- Uma pontuação total de 5 a 9 indica que você tem depressão leve.
- Então, para uma pontuação total de 10-15, você é declarado depressão grave.
Questionário de auto-relato 20
O Self-Reporting Questionnaire (SRQ) é um teste na forma de preenchimento de questionário desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para rastreamento de transtornos mentais, um dos quais é a depressão. As perguntas feitas cobrem uma variedade de reclamações que podem ter ocorrido durante os últimos 30 dias.
Além dos testes de depressão, uma série de testes diagnósticos também são necessários
Sabendo que você está deprimido ou não, não confie apenas nos resultados do autoteste. A razão é que você não deve fazer um "autodiagnóstico" ou diagnosticar uma doença com suas próprias suposições depois de ver os resultados do autoteste.
Você precisa consultar um médico, psicólogo ou psiquiatra. Por meio de exames com especialistas, você também pode ser capaz de avaliar se só precisa tomar remédios para tratar a depressão ou se fazer psicoterapia ao mesmo tempo.
A seguir estão os testes que os médicos geralmente recomendam para fazer um diagnóstico de depressão.
1. Exame físico
Seu médico pode fazer um exame físico e perguntar sobre sua saúde. Em alguns casos, a depressão pode estar associada a um problema de saúde física ou pode já estar causando outros problemas de saúde.
Relatórios da Clínica Mayo, depressão ou estresse severo podem levar a doenças cardíacas, obesidade ou diabetes. É por isso que o médico medirá o peso, a pressão arterial, a frequência cardíaca e os níveis de açúcar no corpo.
Se através do exame forem detectados outros problemas de saúde, deve-se fazer um tratamento combinado. Isso é feito para que uma doença não piore e a qualidade de vida do paciente continue melhorando.
2. Avaliação psiquiátrica
Neste teste de depressão, um psiquiatra avaliará seus sintomas, pensamentos, sentimentos e padrões de comportamento. Você também pode ser solicitado a preencher um questionário. Alguns dos sintomas de depressão que você pode mostrar e precisar relatar ao seu médico incluem:
- Sentindo-se constantemente triste, chorando sem motivo, sentindo-se vazio ou sem esperança.
- Fica facilmente zangado e irritado, mesmo com coisas pequenas.
- Perda de interesse ou prazer na maioria ou em todas as atividades normais, como sexo, hobbies ou esportes.
- Distúrbios do sono, incluindo insônia ou dormir muito.
- Freqüentemente, sente-se cansado e sem energia, então pequenas tarefas exigem um esforço extra.
- A depressão faz com que a perda de peso ou vice-versa aumente porque o apetite muda.
- Ansiedade, agitação ou inquietação.
- A capacidade de pensar, falar ou movimentos corporais fica mais lenta.
- Apegar-se a falhas passadas ou culpar a si mesmo e se sentir inútil.
- Dificuldade em pensar, concentrar-se, tomar decisões e lembrar-se das coisas
- Pensamentos frequentes de morte, automutilação e pensamentos suicidas.
- Problemas físicos inexplicáveis, como dores nas costas ou de cabeça.
Por meio desse teste de depressão, os médicos podem determinar a gravidade da doença e também o tratamento adequado.
3. Testes de laboratório
Alguns dos sintomas mencionados acima não levam apenas à depressão. Os distúrbios do humor também costumam atacar pessoas com problemas de tireoide. Portanto, para se livrar deste problema de saúde através da realização de exames laboratoriais, ou seja, exames de sangue.
Esse teste fará a contagem de hemogramas ou testará sua tireoide para verificar se está funcionando corretamente.
4. Observação de sintomas com PPDGJ
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) é o manual usado por profissionais de saúde nos Estados Unidos e em grande parte do mundo como um guia para o diagnóstico de doenças mentais.
O DSM contém descrições, sintomas e outros critérios para o diagnóstico de transtornos psiquiátricos. A própria Indonésia tem Diretrizes para Classificação e Diagnóstico de Transtornos Mentais (PPDGJ), que são usados como guias no diagnóstico de transtornos mentais.
O médico avaliará melhor a condição do paciente com este guia para ajudar a determinar qual problema mental o paciente tem.