O xantelasma palpebral é um depósito de gordura encontrado no canto interno do olho, próximo ao osso nasal. O xantelasma se forma em protuberâncias amareladas que são claramente visíveis e se estendem ao redor das pálpebras superior e inferior. Em geral, essa condição está associada a colesterol alto e doenças hepáticas transmitidas por membros da família.
No entanto, esses depósitos de gordura geralmente são inofensivos e não causam dor ou coceira nos olhos. Vários métodos médicos podem ser usados como forma de se livrar do xantelasma, tanto para fins cosméticos quanto para tratar o desconforto ao redor dos olhos.
Quais são os sintomas do xantelasma?
Um sinal de xantelasma é o aparecimento de manchas, placas ou protuberâncias amareladas na pele das pálpebras, localizadas perto da ponte do nariz.
No entanto, o aparecimento desses depósitos de gordura também pode ser encontrado na pálpebra inferior de um ou ambos os olhos.
Esses caroços têm uma textura macia e em borracha porque são feitos de depósitos de colesterol.
Como o formato é claramente visível no rosto, essa condição pode ser considerada uma aparência perturbadora para reduzir a confiança das pessoas que a possuem.
O tamanho do xantelasma é geralmente fixo e não muda, mas em alguns casos o caroço pode aumentar. Além disso, os coágulos podem permanecer mesmo após as condições causais do xantelasma terem sido resolvidas.
O xantelasma geralmente não causa sintomas ou queixas oculares. No entanto, os caroços em expansão podem ser desconfortáveis.
Embora ocorram ao redor dos olhos, esses depósitos de gordura nem sempre indicam uma doença ocular específica.
No entanto, o xantelasma pode ser um sinal de doença cardíaca, doenças cardiovasculares ou doenças do colesterol.
O que causa o aparecimento de caroços no canto interno das pétalas?
A maioria das pessoas com xantelasma apresenta níveis elevados de colesterol no sangue.
A condição de níveis elevados de colesterol está relacionada à hiperlipidemia, ou seja, acúmulo de gordura devido a distúrbios no metabolismo da gordura.
A partir da explicação do estudo intitulado Xanthelasma: Uma Atualização nas Modalidades de Tratamento, os fatores genéticos são os principais desencadeadores dos distúrbios metabólicos que causam níveis mais elevados de colesterol.
Como resultado, essa condição pode formar depósitos de gordura nos olhos.
O estudo também descobriu que depósitos de gordura nos olhos geralmente começam a se formar quando a pessoa tem 15-73 anos.
Se os aglomerados se formarem aos 40 anos, o xantelasma pode estar relacionado à hereditariedade.
Quais são os fatores de risco para o xantelasma?
Existem vários fatores que aumentam o risco de uma pessoa desenvolver xantelasma.
Os fatores de risco para o aparecimento de caroços no canto das pálpebras estão relacionados a hábitos não saudáveis e doenças sistêmicas, tais como:
- mulher,
- com idade entre 30-50 anos,
- Descendência asiática ou mediterrânea,
- fumante ativo,
- beber muito álcool,
- obesidade,
- pressão alta,
- diabetes,
- o colesterol tende a ser alto e
- tem doença hepática, como cirrose.
Quando você deve ir ao médico?
O xantelasma geralmente não é perigoso ou causa distúrbios visuais. Com base nisso, esses caroços geralmente não precisam ser removidos.
No entanto, você precisa estar ciente da presença de doenças relacionadas aos níveis de colesterol e à saúde do coração.
Deve verificar imediatamente os seus níveis de colesterol com o seu médico para que este possa determinar se necessita ou não de tratamento.
Quais exames foram realizados quanto a essa condição?
O médico examinará os caroços nas pálpebras para determinar se são depósitos de gordura ou não.
Depois disso, o médico verificará o nível de colesterol do paciente para determinar se o coágulo, suspeito de ser xantelasma, está relacionado a níveis elevados de colesterol.
Se os resultados do exame estiverem acima do limite normal de colesterol, o médico fará outros exames, como verificar o estado do coração e exames de sangue.
O oficial médico colherá uma amostra de seu sangue e a analisará posteriormente no laboratório.
Qual é o tratamento para o xantelasma?
Em geral, o xantelasma é inofensivo, portanto, nenhum tratamento especial é necessário para remover esses depósitos de gordura.
No entanto, algumas pessoas podem achar que a presença de caroços nas pálpebras pode interferir na aparência.
O seu médico também pode aconselhá-lo a tomar tratamento quando o xantelasma estiver em risco de causar complicações.
A seguir estão as opções de tratamento médico para tratar depósitos de gordura nas pálpebras.
1. Cirurgia a laser
Este tipo de cirurgia ocular LASIK com a técnica de refração de CO2 pode efetivamente remover caroços de gordura ao redor das pálpebras.
De acordo com pesquisa da Escola de Medicina da Universidade Creighton, a cirurgia LASIK com a técnica de CO2 pode remover coágulos de xantelasma sem deixar cicatrizes e com efeitos colaterais mínimos.
2. Crioterapia
O tratamento para o xantelasma envolve o congelamento dos depósitos de gordura com nitrogênio líquido e outros produtos químicos. Uma vez congelado, os depósitos de gordura nos olhos serão destruídos.
3. Cirurgia da pálpebra
A blefaroplastia ou cirurgia plástica nas pálpebras pode remover depósitos de gordura que formam caroços ao redor das pálpebras.
4. Eletrólise avançada por radiofrequência (RAF)
As técnicas de RAF que dependem de feixes de radiação podem remover ou reduzir coágulos de gordura com eficácia.
5. Esfoliação química
Certas soluções químicas podem ser usadas para erodir depósitos de xantelasma. Este método de tratamento está entre os mais simples em comparação com outros procedimentos médicos.
6. Consumo de drogas
Os médicos podem prescrever medicamentos para baixar o colesterol se houver suspeita de que a principal causa do xantelasma são os níveis elevados de colesterol.
Os tipos de drogas para o colesterol são as estatinas, como a rosuvastatina, a lovastatina e a sinvastatina.
7. Manter os níveis de colesterol
Para completar o tratamento, você também precisa baixar ou manter o colesterol dentro dos limites normais por meio de mudanças no estilo de vida mais saudável.
Abaixo estão algumas maneiras que você pode fazer para manter o colesterol.
- Evite fumar e limitar o consumo de álcool.
- Mantenha o peso corporal ideal.
- Faça exercícios regularmente por pelo menos 30 minutos alguns dias por semana.
- Reduza a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, como os encontrados em óleo vegetal e manteiga.
Apesar de tomar medicamentos e manter os níveis de colesterol sob controle, o xantelasma pode não desaparecer completamente.
A cirurgia ou procedimentos médicos mais complexos são, de fato, a maneira mais eficaz de remover depósitos de gordura nas pálpebras.
Existem possíveis complicações dessa condição?
Por serem geralmente inofensivos, o xantelasma tem menos probabilidade de se desenvolver para causar certas doenças.
No entanto, essa condição pode indicar colesterol alto, que pode desencadear o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos. Isso pode causar bloqueios que desencadeiam ataques cardíacos e derrames.
Pode prevenir depósitos de gordura nas pálpebras?
Níveis elevados de colesterol podem desencadear a formação de xantelasma.
Portanto, para prevenir a doença, você precisa controlar os níveis de colesterol para que eles não aumentem.
- Evite alimentos ou bebidas com alto teor de gordura saturada, passe a comer alimentos que contenham gorduras boas, como peixes, nozes e sementes.
- Equilibre a nutrição diária aumentando o consumo de fibras de vegetais, frutas e grãos inteiros.
- Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
- Exercite-se regularmente.
Se você tiver sinais que indiquem xantelasma acompanhado de sintomas de colesterol alto, consulte imediatamente um médico.
Um exame médico determinará o tratamento apropriado para sua condição.