Picadas ou picadas de insetos são doenças que causam dor e uma reação imediata na pele. Pode começar com picadas de formigas, pulgas e mosquitos ou pode ser picado por vespas e abelhas.
A maioria das picadas é leve e melhora em poucas horas, mas algumas pessoas desenvolvem alergias ou infecções posteriormente.
Uma visão geral das picadas de insetos
Picadas de insetos são comuns. Você pode ser mordido ou picado a qualquer momento, mas o risco é maior se você estiver ao ar livre com muita grama ou indo para a floresta sem usar roupas de proteção.
Algumas picadas e picadas de insetos são venenosas e outras não. Alguns insetos que podem injetar veneno por meio de uma picada são as abelhas, vespas, gatos e formigas de fogo.
Esses insetos fornecem uma picada venenosa como mecanismo de defesa. Normalmente, essa picada causa dor ou inchaço.
Enquanto isso, o inseto não venenoso pica a pele para se alimentar de sangue. Depois de ser mordida, a pessoa sentirá coceira extrema. Alguns dos insetos que se enquadram neste grupo são mosquitos e pulgas.
Mesmo se alguns não forem tóxicos, você ainda deve estar atento para qualquer picada de inseto. O motivo é que alguns insetos carregam vírus e bactérias que podem infectá-lo com doenças graves, como dengue, doença de Lyme ou malária.
Quais são os sinais que aparecem após ser picado por um inseto?
Alguns dos sinais e sintomas mais comuns após uma picada ou picada de inseto são:
- dor na pele,
- coceira,
- avermelhado,
- inchaço da área mordida,
- sentir uma sensação de queimação, e
- entorpecido.
Como já mencionado, essas mordidas e picadas também podem causar doenças infecciosas. Portanto, você deve estar alerta se sentir sintomas como fadiga, tontura, dificuldade em respirar, vômitos ou diarreia.
Se você sentir esses sintomas ou estiver preocupado com outros sintomas que não estão listados, consulte o seu médico imediatamente.
Às vezes, pode ocorrer uma reação alérgica grave. Uma reação alérgica geralmente faz com que a pessoa sinta falta de ar, tontura e inchaço do rosto ou da boca. Esta reação deve ser tratada imediatamente com cuidados médicos.
Falando sobre alergias a picadas de insetos, com as quais você deve ter cuidado
Como tratar picadas de insetos?
Picadas e picadas de insetos podem ser tratadas em casa. No entanto, se você receber uma picada, deve limpar a área afetada antes de começar a tratá-la.
Às vezes, insetos como as abelhas deixam alguns de seus fragmentos de ferrão ou até mesmo intactos na pele.
Como manusear retire a picada de abelha que ainda está presa na pele, puxando-a com uma pinça o mais rápido possível. Remover ferrão e seu saco de veneno da pele impedirá irritações futuras.
Depois disso, você pode começar a fazer as seguintes etapas do tratamento.
1. Aplicação de uma bolsa de gelo
As bolsas de gelo podem reduzir a dor e a vermelhidão da pele. O truque é colocar alguns cubos de gelo em um saco plástico e embrulhar com uma toalha fina e limpa. Em seguida, coloque a bolsa de gelo no local inchado por 10-15 minutos.
Se quiser repetir, espere cerca de 10 minutos e cole a compressa novamente.
Lembre-se, sempre use um pano para se proteger contra o contato direto entre a pele e o gelo. Não aplique gelo diretamente na pele, pois pode causar danos.
2. Aplique óleo essencial
Há muito pouca evidência médica para mostrar que os óleos essenciais podem aliviar a dor ou o inchaço das picadas de insetos.
Que tem sido popularmente usado por gerações para tratar picadas e picadas de insetos é óleo da árvore do chá, óleo de lavanda, óleo de tomilho, óleo de alecrim e hamamélis.
Antes de aplicar óleos essenciais na pele, misture-os com um óleo solvente, como azeite de oliva. Lembre-se de que alguns óleos essenciais podem causar uma reação alérgica.
3. Aloe vera
Aplicar aloe vera ou aloe vera na pele costuma ser uma forma de tratar picadas de abelha. A seiva ou gel de aloe vera pode hidratar a pele e aliviar a inflamação naturalmente. Aloe vera também tem propriedades antibacterianas, que ajudam a prevenir a infecção do local da picada. Você simplesmente esfrega na área afetada da pele.
4. Loção de calamina
A loção de calamina é frequentemente usada para aliviar a coceira, mas também pode reduzir a dor de picadas de abelha ou vespa.
Experimente aplicar uma pequena quantidade de loção de calamina no local da picada e espere alguns minutos para que os sintomas desapareçam. Pode ser repetido várias vezes ao dia, se necessário.
5. Querida
O mel contém compostos que reduzem a inflamação e o inchaço, tornando-o adequado como um remédio natural para picadas de insetos. As propriedades antibacterianas naturais do mel também podem ajudar a prevenir infecções e acelerar a cicatrização da pele.
Você pode aplicar um pouco de mel no local da picada ou picada. Se você o estiver usando para tratar picadas de abelha, faça-o dentro de casa para que o cheiro de mel não atraia outras abelhas.
Lembre-se de que as várias etapas do tratamento acima se aplicam apenas a pequenas mordidas. Se a dor for insuportável, você deve consultar um médico imediatamente para o tratamento adequado.
6. Uso de drogas esteróides tópicos
Os medicamentos esteróides tópicos, como a hidrocortisona tópica, podem tratar o inchaço, a coceira e a irritação causados por picadas de insetos, assim como a pomada de hidrocortisona. Você tem que obter com receita médica.
Além de reduzir a irritação e prevenir a inflamação, os medicamentos tópicos de hidrocortisona também podem evitar que a reação se espalhe para uma área mais ampla da pele. Normalmente, este medicamento é suficiente para ser aplicado uma ou duas vezes na área afetada.
Como prevenir picadas de insetos?
As picadas de insetos certamente podem ser evitadas. Portanto, você deve seguir os seguintes hábitos para protegê-lo.
- Use roupas cobertas quando for para a floresta ou jardim.
- Use sapatos ao ar livre.
- Aplique o creme repelente de insetos na pele descoberta. Escolha um produto que contenha 50% de DEET (dietiltoluamida) para uma proteção mais eficaz.
- Evite usar sabonetes, xampus e desodorantes que contenham fragrâncias fortes, pois os cheiros podem atrair insetos.
- Mantenha a calma e mova-se lentamente caso o inseto comece a se aproximar da pele. Não acene com muita força nem bata no inseto diretamente.
Se você tiver alguma dúvida, consulte um médico para obter a melhor solução.