Você deve ter ouvido que raspar o cabelo com freqüência ou cabelos finos em todo o corpo na verdade faz com que o cabelo cresça mais espesso. Quer seja para raspar a barba, pelos nas axilas, nas pernas ou em outras partes do corpo. Muitas pessoas também acreditam que raspar com muita frequência certas partes do corpo fará com que a pele fique preta. Mas isso é verdade? Ou talvez essa informação seja apenas um mito sem evidências científicas? Vamos dar uma olhada nas respostas dos especialistas a seguir.
O barbear frequente não faz o cabelo ficar mais grosso
O mito de que o barbear frequente torna o cabelo mais espesso não é verdade. Conforme explicado por um dermatologista da University of Southern California Medical School, dr. Jennifer Wu, o cabelo fino que cresce na superfície da pele é na verdade uma coleção de células mortas. O cabelo e as penas podem crescer continuamente porque a parte que ainda está viva está localizada sob a pele, chamada de folículo.
De acordo com o dr. Jennifer Wu, o barbear afetará apenas os cabelos mortos. Assim, após o barbear, o cabelo fino continuará a crescer novamente a partir do mesmo folículo. Raspar não fará com que os folículos se multipliquem porque, basicamente, os folículos não são tocados pelo barbear. Portanto, é impossível se seu cabelo ficar mais grosso só porque você se barbeia com frequência.
Mas por que depois de raspar o cabelo ou os cabelos finos no corpo parecem mais grossos? Um dermatologista, dr. Lawrence E. Gibson tem a resposta. As pontas do cabelo que acabam de ser rapadas são mais nítidas do que o cabelo que cresce naturalmente. Portanto, quando você limpa a superfície da pele recém-raspada, a textura parece mais áspera e espessa. Mesmo que seu cabelo cresça tanto quanto foi raspado.
Que tal pele negra?
Além do mito de que o barbear frequente torna o cabelo mais espesso, também há quem acredite que o barbear frequente pode tornar as axilas ou certas partes do corpo mais escuras. Novamente, isso é apenas um mito. O que torna as axilas escuras não é o barbear, mas o acúmulo de células mortas da pele ou certos produtos químicos do desodorante que você usa.
Após o barbear, você pode notar um tom de pele mais escuro. Na verdade, isso é causado pelos folículos que ainda estão sob a superfície da pele. Por não serem raspados ou removidos, esses folículos “ocultos” fazem a pele parecer mais escura. A razão é que a cor da sua própria pele não cobre os folículos perfeitamente.
O impacto do corte frequente de cabelo em todo o corpo
Saber que o barbear frequente não fará seu cabelo ficar mais espesso ou mais escuro não significa que você pode fazer a barba arbitrariamente. Ainda existem alguns efeitos que devem ser considerados se você se barbear com frequência. Preste muita atenção aos vários impactos abaixo.
Barbear-se todos os dias pode tornar a pele muito sensível. O motivo é que a pele será constantemente esfregada com uma faca afiada. Isso pode fazer com que a pele fique irritada, seca e mais suscetível a partículas estranhas que penetram na superfície da pele. A pele que é facilmente irritada, seca ou infectada certamente apresentará sinais de envelhecimento prematuro, por exemplo, 4 linhas de ingredientes naturais que são eficazes na eliminação de rugas do rosto.
No entanto, se você usa uma lâmina de barbear afiada e de qualidade, sua técnica de barbear está certa e você não usa creme para fazer a barba descuidadamente; barbear-se muitas vezes não deve ser um problema.