Essas meias especiais podem superar as veias varicosas, pés inchados e outras doenças

Se você sofre de uma condição relacionada às veias, está se recuperando bem após a cirurgia ou está apenas viajando em voos de longa distância, as meias de compressão podem ajudá-lo com uma variedade de problemas. Aprenda abaixo porque usar meias de compressão é importante, como escolher o melhor ajuste e como usá-las corretamente.

O que exatamente são meias de compressão?

As meias de compressão são um tipo de meia elástica especialmente concebida para colocar pressão nos pés. O objetivo é criar uma circulação sanguínea suave. As meias de compressão são mais apertadas nos pés e, em seguida, afrouxam-se gradualmente até as panturrilhas.

A pressão nos pés e tornozelos ajuda os vasos sanguíneos a bombear o sangue para que mais sangue possa retornar ao coração e menos estase de sangue nas pernas e panturrilhas.

Portanto, as meias de compressão não só reduzem o inchaço e a dor nas pernas, mas também ajudam a prevenir doenças graves, como a formação de coágulos sanguíneos.

Quando você deve usar meias de compressão?

As meias de compressão são geralmente recomendadas pelos médicos se a circulação sanguínea nos pés estiver comprometida. Geralmente causado por problemas relacionados aos vasos sanguíneos. Se sentir os pés pesados ​​à noite ou se sentir inchaço ou dor, é muito importante consultar um médico para descobrir a causa raiz do problema.

Em seguida, o médico determinará se você precisa ou não usar meias de compressão. O uso de meias de compressão é geralmente necessário nas seguintes condições:

  • Insuficiência venosa crônica. Essa condição ocorre quando as válvulas em suas veias são danificadas e não conseguem bombear o sangue para o coração de maneira adequada.
  • trombose venosa profunda (trombose venosa profunda ou DVT).
  • As varizes são veias dilatadas devido a distúrbios nas válvulas ou fraqueza nas paredes das veias. Devido ao diâmetro aumentado, a pressão normal não é suficiente para bombear o sangue de volta ao coração.
  • Veias de aranha. Embora não seja tão grave quanto as veias varicosas, infelizmente essa condição pode evoluir para veias varicosas. A terapia de compressão pode interromper esse processo ou pelo menos desacelerá-lo.
  • Gravidez. As veias das pernas sempre são afetadas durante a gravidez. Freqüentemente, as mulheres grávidas apresentam inchaço nas pernas porque o útero dilatado pressiona os vasos sanguíneos e a presença de hormônios que dilatam os vasos sanguíneos.
  • "Síndrome da classe econômica". A síndrome tem esse nome porque está associada ao movimento limitado das pernas em voos de longa distância ou longas viagens de trem ou carro. Quando o fluxo sanguíneo está em estase, é mais fácil formar o sangue, o que pode ter consequências graves se o coágulo chegar aos pulmões ou ao coração.

Como escolher o melhor produto?

Sim, existem diferentes tipos de meias de compressão para cada necessidade. Tanto em termos de pressão (leve a muito forte), tamanho e comprimento (da altura do joelho até o topo da coxa), material, cor e muito mais.

Por exemplo, para tratar varizes com sintomas muito leves, você pode precisar apenas das meias normais na altura do joelho (que terminam logo acima da panturrilha, abaixo do joelho).

No entanto, se seus sintomas forem graves, você pode ser aconselhado a usar meias de compressão especiais de uma loja de suprimentos médicos (devem ser prescritas por um médico), onde medidas especiais são feitas primeiro.

Portanto, é muito importante discutir isso com seu médico primeiro. Lembre-se de que escolher a raça errada pode causar mais danos do que benefícios.