Todos sabem que frutas e verduras são alimentos saudáveis e importantes para o consumo diário. No entanto, entre os dois ainda há muitos que se confundem em falar, por exemplo, do tomate. A maioria das pessoas chama o tomate de fruta, alguns dizem que o tomate é um vegetal. Muitos também argumentam que pepinos, pimentões e abóboras são frutas ou vegetais. Qual deles é o verdadeiro? Bem, saiba a diferença entre frutas e vegetais na seguinte revisão.
Reconheça a diferença entre frutas e vegetais
De acordo com Pauline Ladiges, uma professora da escola de botânica da Universidade de Melbourne, na Austrália, disse à ABC, uma agência de notícias australiana, que há uma diferença clara entre vegetais e frutas com base na ciência das plantas (botânica). Para descobrir a diferença, consulte a seguinte explicação.
Com base na estrutura
O fruto vem de uma planta com semente que se desenvolve após a polinização. A polinização ocorre quando o pólen cai e se liga ao estigma. Então, uma semente de fruta será formada no ovário, que irá inchar com o tempo e amadurecer em um ovário.
As frutas geralmente têm polpa e cores atraentes que atraem os insetos para comê-las. Além disso, o fruto é o resultado de uma planta que contém sementes da própria planta. Então, um tomate é uma fruta ou um vegetal? Você deve ter adivinhado que os tomates são um tipo de fruta, não um vegetal. Da mesma forma com pimentões, abóboras, pepinos, pimentões e azeitonas.
Enquanto os vegetais são as partes que não florescem ou não possuem sementes. Você pode comer as folhas como o espinafre; comido o caule como aipo; comido pela raiz como uma cenoura; e tubérculos comidos como batatas.
Com base no gosto
Não só pela estrutura da planta, o agrupamento de frutas e vegetais também é visto de uma perspectiva culinária. A fruta pode geralmente ser apreciada diretamente e tem um sabor doce ou azedo. A fruta é geralmente encontrada facilmente como sobremesa, lanche ou suco. Enquanto os vegetais são geralmente processados primeiro e servidos com um sabor saboroso. Normalmente servido como acompanhamento ou prato principal.
No entanto, algumas frutas ainda são confundidas com vegetais devido ao seu sabor. Os exemplos incluem abóbora, pepino, berinjela, pimentão ou grão de bico. Todos eles pertencem ao grupo de frutas baseado na ciência botânica. Vice-versa, existem muitos vegetais que são confundidos com frutas porque têm um sabor mais doce do que outros vegetais. Por exemplo, batata-doce, cenoura ou rabanete.
Com base na nutrição
Legumes e frutas têm muito em comum quando se trata de nutrição. Ambos são ricos em fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e outros compostos vegetais que são bons para o corpo. Frutas e vegetais também têm baixo teor de gordura e sódio. No entanto, deve-se notar que as frutas tendem a ter maiores quantidades de açúcares naturais e calorias do que os vegetais. Uma xícara de maçã picada contém 65 calorias e 13 gramas de açúcar, enquanto uma xícara de brócolis contém 31 calorias e 2 gramas de açúcar.
Então, em comparação com os vegetais, a fruta é superior em conteúdo de fibra. O teor de fibra por 100 gramas de frutas varia de 2 a 15 gramas, enquanto os vegetais folhosos com o mesmo peso contêm 1,2 a 4 gramas de fibra. No entanto, os vegetais folhosos contêm mais água cerca de 84-95 por cento, enquanto as frutas contêm 61-89 por cento de água.
Por que saber a diferença entre frutas e vegetais?
Professora da Escola de Ciências do Exercício e Nutrição da Universidade de Tecnologia de Queensland e presidente das Diretrizes Dietéticas Australianas, Amanda Lee enfatizou que saber a diferença entre vegetais e frutas ajuda você a suprir sua ingestão diária de frutas e vegetais.
Em um dia, recomenda-se comer 75 gramas de vegetais e 150 gramas de frutas. Esta é a quantidade ideal de ingestão de alimentos de que o corpo precisa como um todo. A quantidade de fruta é maior porque a fruta produz mais energia do que os vegetais. É por isso que muitos especialistas em saúde recomendam comer muitas frutas.
Muitos estudos mostram os benefícios de comer frutas e vegetais para a saúde, como reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, controlar o peso, manter os níveis de açúcar no sangue para evitar diabetes e manter um sistema digestivo e outro corpo saudáveis saúde. Então, você já comeu frutas e vegetais hoje?