O uso de plástico como recipiente para alimentos é muito comum, visto que esse material é relativamente barato, prático e amplamente disponível no mercado. No entanto, é necessário ter cuidado ao escolher os recipientes de plástico, pois nem todos os tipos de plástico podem ser usados como local para armazenar alimentos.
Alguns tipos de plástico podem até mesmo tornar os alimentos ou bebidas contaminados pelos produtos químicos contidos neles. Então, como você sabe qual é o recipiente certo para guardar seus mantimentos?
Etiqueta plástico de qualidade alimentar em recipientes de plástico para alimentos e bebidas
Ao comprar recipientes para alimentos ou bebidas, a primeira coisa que você precisa fazer é procurar os rótulos plástico de qualidade alimentar . Plástico de qualidade alimentar é uma etiqueta que explica que o contêiner é seguro como local para guardar alimentos e bebidas.
Em seguida, observe o código listado no recipiente de plástico. Cada recipiente de plástico possui um código com um significado próprio. Isso o ajudará a determinar se o contêiner é bom ou perigoso para a saúde.
O código do recipiente de plástico consiste nos números de 1 a 7 e geralmente se encontra no fundo do recipiente. Referindo-se ao Institute for Agriculture & Trade Policy, a seguir estão os códigos sobre embalagens de alimentos e suas explicações.
Código 1
O código 1 também é chamado de tereftalato de polietileno (PET), este recipiente pode ser encontrado em garrafas de bebidas, garrafas de molho de soja ou molho de pimenta e latas de bebidas. É claro, forte e impermeável a gás e água. No entanto, este contêiner não pode suportar altas temperaturas de mais de 80 graus Celsius.
Código 2
Código 2 é o código para recipientes de plástico polietileno de alta densidade (HDPE). Você pode encontrá-lo em garrafas de leite líquido ou suco, bem como em tampas de embalagens de plástico para alimentos. Este tipo de recipiente derrete a uma temperatura de 75 graus Celsius.
Código 3
Os recipientes com o código 3 são feitos de plástico forte e rígido de policloreto de vinila (PVC), mas não podem suportar calor de 80 graus Celsius. Você pode encontrar esses recipientes de plástico em óleo vegetal, molho de soja e algumas embalagens de alimentos.
É verdade que recipientes de isopor para alimentos podem causar câncer?
Código 4
O recipiente com o código 4 é feito de Polietileno de baixa densidade (LDPE) que geralmente é usado para embalagens de produtos de iogurte e sacos de alimentos frescos, como vegetais. Este tipo de plástico não absorve muita água, por isso é adequado como embalagem de bebidas.
Código 5
Os contêineres Code 5 são feitos de polipropileno (PP) resistente, mas flexível. PP é resistente a alimentos quentes e óleo quente e não derrete até 140 graus Celsius. Normalmente, as chupetas de leite infantil são feitas desse tipo de plástico por serem mais seguras.
Código 6
O isopor é um exemplo de recipiente para alimentos com código 6. Esse recipiente é feito de poliestireno, que não suporta altas temperaturas. Além do isopor, os recipientes de fast food e os copos plásticos descartáveis também possuem esse código.
Código 7
Os recipientes com o código 7 são feitos de vários outros tipos de plástico que não foram mencionados ou uma mistura de vários tipos de plástico. Portanto, o uso de recipientes com código 7 para alimentos não é recomendado.
Os melhores recipientes de plástico para usar
Recipientes de plástico com códigos 1, 2, 4 e 5 são os melhores para armazenar alimentos e bebidas. O plástico que o compõe é mais seguro, resistente e resistente ao calor, por isso não contamina alimentos ou bebidas.
Por outro lado, evite usar recipientes com códigos 3, 6 e 7. Recipientes com esses códigos são mais sujeitos a danos quando expostos ao calor. Embora invisíveis a olho nu, esses recipientes podem se decompor e contaminar os alimentos com materiais plásticos.
Além de olhar para as informações plástico de qualidade alimentar e o código no recipiente, abaixo estão os itens que você precisa prestar atenção para manter a qualidade dos alimentos e bebidas.
- Evite usar recipientes de plástico com código 7 ou PC etiquetado (plástico de policarbonato).
- Tanto quanto possível, evite qualquer produto de plástico que tenha o código 3.
- Não use recipientes de plástico ao aquecer alimentos no microondas.
- Recipientes de plástico com o código 1 devem ser usados apenas uma vez, pois usar mais de uma vez pode aumentar o risco de contaminação.
O uso de recipientes plásticos para alimentos é muito prático e barato. No entanto, a escolha do recipiente errado pode prejudicar a qualidade dos alimentos. Portanto, certifique-se de usar o contêiner de plástico de qualidade alimentar com o código apropriado.