O sistema nervoso humano é uma rede de células nervosas responsáveis pela transferência de impulsos do cérebro para o resto do corpo, a fim de realizar funções orgânicas. Portanto, não é surpreendente que um sistema nervoso danificado possa afetar as funções do corpo. Esse dano ao nervo pode ser causado por vários motivos, como lesões, doenças auto-imunes, diabetes, derrame ou efeitos colaterais de medicamentos.
Sinais que indicam que você tem danos nos nervos
Algumas das características que você pode reconhecer incluem:
1. Você se sente entorpecido ou entorpecido
Você pode sentir dormência, formigamento ou sensação de queimação que se espalha ao redor de suas mãos e pés, especialmente os dedos. Se você sentir esses sintomas enquanto dorme e forem temporários, isso ainda é relativamente normal. Mas se você sentir que é recorrente e por um longo período de tempo, consulte um médico imediatamente.
2. Difícil de se mover
Danos nos nervos podem reduzir o fluxo sanguíneo para certas partes do corpo, então você sentirá uma rigidez que o torna difícil de se mover. De acordo com R. Glenn Smith, MD, PhD, neurologista do Houston Methodist, se ocorrerem danos nos nervos motores, isso fará com que o sofredor experimente paralisia. Esses sintomas também podem indicar se há um problema sério que requer ação imediata, como um acidente vascular cerebral.
3. As pernas estão muito doloridas
Se você tiver uma dor persistente e insuportável, queimação ou formigamento que começa na parte inferior das costas e se irradia para as pernas, pode estar sentindo ciática. Isso indica se o nervo ciático está sendo comprimido ou danificado, seja por uma queda ou tensão na coluna.
4. Perda de equilíbrio
Você costuma se sentir desequilibrado? Como de repente tropeçar ou até cair? Isso indica se há danos nos nervos devido à falta de coordenação. No entanto, isso pode ser um sinal de Parkinson, que é uma lesão às células nervosas em partes do cérebro.
5. Micção frequente
Danos nos nervos também podem ser um sinal de que sua bexiga está sendo danificada. Como resultado, você costuma urinar. Especialmente se você tiver parto normal ou tiver diabetes, corre mais risco de sofrer danos nos nervos.
6. Dores de cabeça frequentes
Se você sentir dores de cabeça que ocorrem repetidamente e por um longo tempo, é provável que você tenha dor de cabeça neuralgia occipital que é uma condição que pode ocorrer porque os nervos do pescoço estão comprimidos. Consulte imediatamente um médico para verificar o estado dos nervos do cérebro.
7. Transpiração excessiva
Se você suar excessivamente ou suar muito pouco sem nenhuma explicação clara, isso pode ser um sinal de informação de que os nervos que transportam informações do cérebro para as glândulas sudoríparas estão sendo perturbados.
8. A resposta do cérebro fica mais lenta
Os nervos sensoriais devem dizer ao seu cérebro quando as coisas são perigosas ou ameaçadoras. Mas, neste caso, os nervos sensoriais não funcionam como deveriam. Por exemplo, você pode sentir uma queimadura, corte ou trauma por não perceber que tocou em algo quente, pontiagudo ou que o deixou desconfortável.
O que fazer se você tiver danos nos nervos?
Se você experimentar alguns dos sinais mencionados acima, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:
1. Consulte um médico
O médico é seu melhor amigo no tratamento de lesões nervosas. Seja um paciente cooperativo, respondendo a todas as perguntas comuns feitas pelos médicos, como a sensação da dor, por quanto tempo a dor dura e como ela afeta as atividades diárias, você ajudou o médico a determinar a causa da dor e como tratar isto.
2. Uso de drogas
Existem vários tipos de analgésicos que são vendidos ao balcão no mercado. Este medicamento é freqüentemente usado como o primeiro medicamento para reduzir ou interromper a dor nos nervos. Os componentes dos medicamentos para a dor geralmente contêm: antiinflamatórios não esteróides (AINEs) ou acetaminofeno. Alguns desses analgésicos variam na forma de cremes, géis, pomadas, óleos ou sprays que são aplicados na pele que recobre a área onde você sente dor ou sensibilidade.
3. Remédios naturais para dores nos nervos
Algumas pessoas com dores nos nervos procuram outros meios de tratamento, como remédios complementares ou naturais. Por exemplo, fazer acupuntura pode ajudar a curar dores nos nervos. Existem também algumas pessoas que tomam suplementos dietéticos (como a vitamina B-12). No entanto, você e seu médico devem discutir o uso deste tratamento primeiro para garantir que ele não interfira com outras terapias médicas que você possa estar tomando.
4. Aplicação de um estilo de vida saudável
Embora o tratamento médico possa reduzir a dor nos nervos, a maioria dos médicos concorda que, quando os pacientes se comprometem a adotar um estilo de vida saudável, como exercícios, dieta adequada e manutenção do peso, aumentam as chances de controle adicional da dor.